A decoração de loja é um dos fatores que mais influenciam os clientes durante as compras.
Esse é o pensamento que você deve ter em mente quando pensar nas ações promocionais para o seu negócio durante a época de Copa do Mundo.
Mas é importante você também manter em mente que essas ações não precisam exigir grandes investimentos financeiros: elas podem, por exemplo, ser baseadas em uma decoração para Copa do Mundo.
A decoração de loja é um dos fatores que mais influenciam os clientes durante as compras.
Então, se você quer investir em uma bela decoração para a Copa do Mundo e em ações promocionais criativas para este período, está no lugar certo!
Decoração de loja em comemoração sazonal
Imagine que, durante uma determinada data comemorativa, você queira fazer algo diferente para os seus clientes. Você decide investir em uma boa decoração de loja, planeja algumas promoções, além de, é claro, deixar as redes sociais da marca a todo vapor.
E a decoração não pode ficar de fora, afinal, ela é o que vai chamar atenção da clientela para entrar na sua loja, a decoração sazonal temática estará ativa em seu negócio por um curto período de tempo.
É comum vermos uma decoração de loja sazonal exatamente em datas comemorativas ou especiais, como o Natal, o Dia das Mães e, até mesmo, a própria Copa do Mundo.
A rede social como aliada do posto e da loja de conveniência
Por que a decoração de loja é importante?
Independentemente da época do ano, uma boa decoração sempre leva efeitos positivos para um negócio! Os únicos requisitos para que isso aconteça são que a ambientação seja coerente com o momento e com o perfil de seus clientes.
Vamos pensar juntos: ninguém gosta de ficar em um estabelecimento que não seja prazeroso aos olhos, não é mesmo? Um cliente pode preferir frequentar um local bem organizado e iluminado ao invés de uma loja escura e bagunçada. Esse mesmo conceito se aplica ao seu negócio e ao visual que ele assume.
Quando um empreendedor investe em elementos visuais bonitos e bem organizados, os clientes notam esse cuidado e, consequentemente, passam mais tempo comprando nesse negócio. Quanto mais tempo eles passam em sua loja, mais eles consomem (e maior é o seu lucro).
Sem contar que apostar em decorações sazonais pode ser uma clara demonstração de que você está ligado ao que acontece ao seu redor e no mercado, algo importante para muitos clientes.
Quando você decide fazer uma boa decoração, seja ela sazonal ou não, o cliente é imerso em uma experiência única e memorável que envolve todos os seus cinco sentidos. Você pode influenciar as decisões de compra de um cliente por meio de elementos que provocam a visão e o olfato, por exemplo – quando momentos assim ocorrem, a compra no seu negócio se torna muito mais especial.
Ações promocionais criativas para a decoração para Copa do Mundo
Aproximar o público da sua marca deve ser sempre a meta quando há o planejamento de ações promocionais, e os primeiros aspectos a serem respeitados durante essa fase são manter os objetivos do negócio em mente e qual é o tipo de público-alvo definido.
É importante que um empreendedor sempre busque realizar ações promocionais criativas para que seus clientes vejam algo diferente do que eles já estão acostumados, e sintam-se ainda mais impactados.
Pensando sobre o clima da Copa do Mundo que já tomou conta de todo o nosso país, hoje preparamos algumas dicas de ações e promoções criativas envolvendo decoração para Copa do Mundo que focam, principalmente, na ambientação de loja. Vamos lá?
1️⃣ Aposte nas cores da bandeira do Brasil
É automático: quando vemos as cores azul, amarelo e verde juntas, já pensamos no Brasil. Aproveite, então, para encantar seus clientes, e incentivar o apoio à Seleção Brasileira na época dos jogos!
Você pode utilizar itens mais simples na decoração para Copa do Mundo, como bexigas e papel crepom e, mesmo assim, criar um ambiente visualmente agradável para os seus clientes. Crie arranjos de bexigas, flores de papel, reproduza a bandeira do Brasil… Deixe a sua criatividade correr solta, e os resultados serão maravilhosos!
2️⃣ Utilize símbolos relacionados ao futebol
Uma outra aposta que pode trazer resultados incríveis para o seu negócio é qualquer tipo de símbolo que esteja relacionado ao esporte da Copa: o futebol!
Aposte em bolas de futebol na sua decoração para a Copa do Mundo, além de chuteiras e gols, e veja como o seu público-alvo pode se divertir enquanto permanece em seu estabelecimento.
3️⃣ Pense na disposição da mobília
A decoração para Copa do Mundo não precisa ser montada somente com base em itens e elementos que serão adicionados ao seu espaço físico. Ela pode começar com o que já existe nele!
É importante que você priorize o livre e fácil acesso e a circulação de seus clientes por toda a área do seu negócio, mas você também pode utilizar da mobília para encantá-los.
Que tal, por exemplo, usar alguns móveis presentes no ambiente para criar um espaço que simule um campo de futebol circular? Você pode, ainda, dedicar aquela área para alguma ação promocional criativa, como, por exemplo, ‘Marque um gol e ganhe um prêmio!’.
Curso Gestão de Compras e Promoções para Loja de Conveniência
4️⃣ Promova ações, promoções criativas e condições especiais
Tente ir além da decoração da loja. Promova ações que sejam criativas e que envolvam seus clientes também, usando os conceitos do marketing de experiência. Assim, a valorização do seu espaço físico e da vivência do cliente na sua loja serão ainda mais especiais!
Pense em montar uma degustação de produtos que podem ser consumidos durante os jogos, como o amendoim e pipoca. Ou promova um dia para a troca de figurinhas da Copa do Mundo entre os seus clientes! Essa ação pode, também, acabar atraindo novos consumidores.
Ofereça, ainda, facilidade na hora da compra: práticas como o cashback ou descontos progressivos podem te ajudar a atrair novos clientes e fidelizar antigos!
Por fim, aproveite a decoração que você já preparou e convide seus clientes a utilizarem o espaço como um cenário para fotos. Envolva seu público o máximo que puder!
5️⃣ Turbine as redes com o tema da Copa do Mundo
Conteúdos temáticos no Instagram, TikTok e outras redes sociais da marca vão ajudar a engajar o público para comprar do seu negócio. Faça o planejamento de posts que serão divulgados nas redes e capriche no design. Afinal, a decoração da sua loja online também deve ser pensada, certo?
O período da Copa do Mundo pode ser bastante lucrativo para muitos negócios, principalmente aqueles que decidem investir em ações promocionais criativas e decoração para a Copa do Mundo. Não fique de fora dessa e não perca a oportunidade de encantar os seus clientes e fazer algo diferente. Arregace as mangas, coloque a mão na massa e comece agora mesmo!
Se você se interessa por informações do segmento de loja de conveniência acesse a Categoria Loja de Conveniência do Blog Brasil Postos.
+++ A melhoria contínua do varejo de conveniência alemão
+++ Lojas de conveniência mudam a cara dos postos de gasolina na Europa
+++ O novo modelo do varejo de conveniência em Nova York
+++ O que podemos aprender com o modelo alemão de varejo de conveniência.