Comecei a ouvir falar da NACS logo no início da minha carreira na Esso Brasileira.
Eu tinha a maior curiosidade de conhecer a famosa feira anual promovida pela Associação Nacional de Lojas de Conveniência americana. Em 2008, enfim, fui conhecê-la. Daí em diante, passei a ser mais frequente nas visitas ao evento, que classifico como imperdível para quem é do setor de revenda e distribuição de combustíveis e de varejo de conveniência. Imperdível mesmo.
Este ano, depois de um hiato no ano passado devido à pandemia, o NACS SHOW acontecerá, de 6 a 8 de outubro, no McCormick Place, em Chicago. Não há dúvida de que, apesar dos desafios atuais, o evento mais uma vez encantará pela sua grandeza, organização, oportunidades de conhecimento e “networking”. Todas as precauções e protocolos ligados à COVID-19 e à segurança do público estão sendo tomados.
O NACS Show é muito mais do que uma gigantesca exposição de produtos, marcas, fornecedores, equipamentos e inovações.
Esse é apenas um lado da moeda. Há, além dos estandes, diversas e excelentes palestras, fóruns e apresentações que enriquecem o encontro com temas interessantes e pertinentes ao setor. São as chamadas “General Sessions” (palestras em um grande auditório ministradas por figuras ilustres no cenário atual) e “Educational Sessions” (exposições com perfil didático que abordam diversos temas de interesse da revenda. Este ano, serão mais de 40, muitas com tradução simultânea).
Ano após ano, a exposição oferece boas reflexões, análises de mercado, intercâmbio com a indústria e fornecedores. Nas preleções, pode-se enxergar tendências e os aspectos mais importantes que permeiam o dia a dia do varejo de conveniência e postos de combustíveis.
O mercado norte-americano de Convenience Stores é bastante maduro. A indústria de conveniência tem 150,274 lojas, das quais 80% vendem combustíveis – pois é, nos Estados Unidos, o combustível é uma categoria de produtos da loja!
O mercado brasileiro, por sua vez, possui cerca de 8.100 pontos de vendas. Há, portanto, muito espaço para crescer. Apesar de estarem em estágios diferente de amadurecimento, na prática as tendências e as características do setor são semelhantes em ambos os países. Então, deve-se aproveitar ao máximo os ensinamentos e fatos apresentados no evento.
A feira NACS Show, com seus mais de 1.200 expositores e suas “sessões educacionais”, mostrará o que está acontecendo de mais novo no mercado – perfil de consumo, equipamentos, produtos, food service, combustíveis, tecnologia, recursos humanos, experiência do consumidor, desenvolvimento profissional e muito mais. Seus visitantes poderão incluir na bagagem de volta muito conhecimento, boas experiências e ideias para seus negócios.
Consulte o site https://www.nacsshow.com/ para detalhes sobre o NACS Show 2021.
Giselle Innecco Valdevez Castro, sócia da empresa Valsa – Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial, tem mais de 25 anos de experiência no mercado de lojas de conveniência, com atuação no Brasil e na América Latina. É parceira de relacionamento da NACS, Brasil – Relationship Partner, Brazil. – email: [email protected]