Ontem, fui ao Oftalmologista. No meio da consulta, o médico me perguntou: “ – Você trabalha com o quê?” Respondi, de forma breve, que trabalho na área de marketing, varejo e treinamento.

Ele, então, quis mais informação. Para minha surpresa, perguntou se eu treinaria a equipe da sua clínica, afinal havia sempre necessidade de reciclagem e de manter altos níveis de atendimento, além disso, os funcionários se sentem valorizados.

Achei interessante enxergar o médico como administrador e conhecer a sua visão empresarial. Ele, como todo o empresário cujo negócio lida diretamente com o público, deve considerar o tema “atendimento ao cliente” um dos mais importantes de sua gestão. Investir em treinamento é ponto pacífico. Dar foco no serviço ao cliente, idem.

Parei para refletir sobre o tema no âmbito posto de serviços – loja de conveniência. Claro que a sua relevância é indiscutível. Na área de abastecimento, temos já, de cara, uma situação adversa: as pessoas veem no ato de entrar no posto e abastecer uma obrigação. 

Não se compra combustível por prazer. A visita ao posto é uma rotina, uma atribuição inevitável para quem dirige. Não há escapatória! Como, então, fazer dessa tarefa algo mais agradável? E, com isso, conquistar o cliente e atingir a tão almejada fidelização? Tenho três respostas: atendimento, atendimento, atendimento.

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O frentista deve seguir os clássicos “cinco passos de ouro” do bom atendimento. Há quem defenda que isso é suficiente para o dia a dia do negócio, pois já é difícil de se conseguir que se cumpram à risca. Porém, a excelência em atendimento, capaz de tornar um cliente fiel – aquele que só tem olhos para você – vai muito além dos cinco passos. Ganha uma tremenda vantagem competitiva o revendedor que se esmera em desenvolver um relacionamento de qualidade com seus clientes, criando o sexto, o sétimo, o oitavo passo. É fato que esta não é uma missão fácil, mas ninguém disse que seria. Fazer com que a equipe embarque nessa jornada é um desafio. 

A saudação cordial, a venda do melhor produto, o sorriso no rosto, a cortesia no trato, a aparência bem cuidada, a limpeza do ambiente, a qualidade da oferta, a preocupação com a segurança, o oferecimento de uma boa promoção, o programa de fidelidade, a confiança no contato são alguns dos aspectos que vão dar substância à experiência no ponto de vendas. A relação passa de fria e impessoal a algo diferenciado e especial. Aí começa a conquista. Cativar o cliente com empenho, amabilidade e criatividade.

Na loja de conveniência, o cenário é mais favorável para o encantamento do cliente. Mas, infelizmente, muito pouco explorado… o treinamento dos funcionários é fundamental. Pesquisas apontam que o cliente da conveniência é fiel ao ponto de vendas.

Isso favorece imensamente o relacionamento com ele. Conhecê-lo pelo nome, estabelecer uma relação próxima, saber seus hábitos de consumo e tocá-lo emocionalmente com atenção, cordialidade e apreço representam práticas que podem ser executadas com facilidade. Olhar nos olhos, sorrir, oferecer algo a mais, convidar para voltar. Não se pode perder a valiosa chance de agradar o cliente. De seduzi-lo. De fidelizá-lo. 

Ora, então por que, tantas vezes, deixamos a oportunidade passar? O funcionário é peça fundamental neste jogo de sedução. Primeiro, deve-se recrutar pessoas com perfil adequado para contato com o público. Simpatia não é qualidade, é pré-requisito.

Gostar de lidar com pessoas é fundamental. Com o time certo, PhD em sorriso e cordialidade, é necessário dar treinamento – ensinar regras de tratamento, técnicas de vendas, o valor inestimável do cliente, entre outros aspectos. Exercitar exaustivamente o atendimento especial. 

Não menos importante, é preciso manter os funcionários motivados, incentivando-os a superar expectativas.

Temos que dedicar tempo à qualidade do serviço prestado ao cliente. Melhorar a forma de relacionamento com o consumidor. Eu gostaria de despertar uma revolução no atendimento de posto e da loja. Visão otimista? É perfeitamente possível focar e evoluir neste quesito.

Faça como o meu oftalmologista. Enxergue longe.

Giselle Valdevez acaba de lançar um curso para Gerentes de Lojas de Conveniência, no Rio de Janeiro – duas turmas presenciais, uma no dia 20, outra, 27 de julho.

Um dia inteiro de imersão na rotina de trabalho do Gerente, suas principais atribuições, tarefas e prioridades, além de reflexões sobre o papel do líder e suas atividades na liderança da equipe da loja.

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O curso é presencial e é um intensivo que tem duração de 7 horas. Foi elaborado e será ministrado por mim, Giselle Valdevez. Tenho 30 anos de experiência em varejo de conveniência, conhecendo bem a operação do negócio, as dores e as alegrias da gestão de uma loja.

Haverá duas turmas de lançamento: uma no dia 20 de julho, outra no dia 27 de julho. Escolha a melhor para a agenda do seu negócio e faça a sua inscrição – VAGAS LIMITADAS!

VALOR – R$ 387, 00 – PRIMEIRO LOTE

Local:Dharma Coworking – Rua Visconde de Inhauma, 50 , 9º Andar , Centro – Rio de Janeiro, RJ

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Giselle Valdevez - Sócia da Valsa empresa especializada em gestão de negócios e treinamento. Profissional de Marketing e Varejo, formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com MBA em varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Possui muitos anos de experiência em grandes corporações como ExxonMobil (Esso), Cosan e Raízen . Grande parte da sua carreira foi desenvolvida na área de varejo de lojas de conveniência, com prática em gestão e em gerenciamento por categorias. Analista e redatora do capítulo de Conveniência dos Anuários do setor publicados pela Plural.

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