O segmento de conveniência do posto pode aproveitar essa expansão para agregar valor ao ponto de venda, oferecendo, como diferencial, até mesmo rótulos importados.

De marcas mais tradicionais e populares, como Brahma e Devassa, até produtos artesanais e importados, com qualidade e preço diferenciados, o fato é que, com consumo crescente, a cerveja está abrindo espaço também entre as franquias.

E, desde que não haja restrições municipais, nada impede que um posto agregue à sua área de conveniência um espaço dedicado a essa bebida. Pode optar por abrir um estabelecimento exclusivo ou, se tiver loja própria, montar um quiosque dentro dela. E há, ainda, a possibilidade de incluir cervejas artesanais e importadas no mix da loja. As possibilidades são muitas.

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De acordo com informações do Portal do Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre as franqueadas, o valor do investimento inicial parte de R$ 15 mil e pode superar R$ 1 milhão.

Para abrir uma unidade da Devassa, marca que já conquistou seu espaço, são necessários investimentos iniciais que vão de R$ 185 mil a R$ 1,145 milhão.

Com mais de 250 unidades franqueadas, o quiosque de Chopp Brahma (Ambev), por exemplo, parte de um investimento de R$ R$ 27 mil, que inclui instalação, taxa de franquia e capital de giro. O faturamento médio mensal é de R$ 45 mil e o retorno é previsto para ocorrer num prazo entre 12 e 30 meses.

Por outro lado, com capital de apenas R$ 15 mil é possível ter uma franquia da Nosso Bar, que é a rede de franquias da Ambev, com quase 150 unidades instaladas. O faturamento médio mensal é de R$ 35 mil e o investidor deverá ter seu capital restituído em até 36 meses. Não exige capital de giro nem para instalação e não cobra taxa de propaganda.

Diferenciais

Mas também os rótulos artesanais, nacionais e importados, estão buscando novos pontos de venda. Estes, que são mais caros e atendem a um público mais exigente, podem ser um meio de diferenciação para o estabelecimento.

Entre as franquias dessa modalidade está a Mestre-Cervejeiro.com. O investimento inicial é de R$ 80 mil para o quiosque e de R$ 115 mil para loja, devendo o retorno ocorrer entre 12 e 20 meses. O faturamento médio mensal no primeiro ano é estimado em R$ 40 mil.

Outra opção é a Mr. Beer, que comercializa seus quiosques a R$ 130 mil, conforme divulgado na mídia. Mas ainda existem diversas marcas artesanais e importadas no mercado desejando expandir seus pontos de venda. Vale a pena pesquisar e negociar.

Por: Cristiane Collich Sampaio

Fonte: Posto de Observação

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