O Brasil vai receber milhões de turistas nos próximos meses que virão assistir à Copa do Mundo. Muitos ficarão em hotéis de luxo e certamente irão comer em restaurantes. Mas uma grande quantidade ficará hospedada em casas de parentes, apartamentos alugados ou em hotéis menores e albergues e comprarão sua própria comida. Estes serão presença fácil nas Lojas de Conveniência em busca de bebidas, refeições prontas, artigos de higiene pessoal e tudo mais que precisarem. Atendê-los bem é garantia de dinheiro no caixa.
Pesquisa realizada pela Nielsen Sports com 3,5 mil pessoas no mundo mostra que 63% delas consomem pelo menos um produto enquanto assistem aos jogos.
Os campeões de preferência entre os brasileiros são a cerveja, o refrigerante e a pipoca. Como 75% dos consumidores assistirão aos jogos em casa com família ou amigos, as vendas desses itens certamente aumentarão.
A perspectiva está baseada em dados apurados durante a Copa do Mundo na África do Sul, em 2010. Nesse período – ao se comparar com o mesmo período de 2009 – o consumidor brasileiro consumiu 15% a mais de cerveja; 10% a mais de refrigerantes; 11% a mais de salgados (snacks) e 13% a mais de chocolates.
A Ambev, uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo, investiu quase R$ 10 bilhões na operação brasileira entre 2010 e 2013 a fim de atender o mercado.
Já a Pepsico planeja aumentar a produção de snacks, também mais consumidos no período, além de reforçar a equipe de vendas e buscar o aumento de estoque nos pontos de venda. A empresa estuda ainda como aumentar locais de exposição nas lojas, para alavancar ainda mais o giro dos salgadinhos.
Nas Lojas de Conveniência, o cliente, principalmente o estrangeiro, precisa encontrar prateleiras bem arrumadas e funcionários educados – se possível, que saibam falar inglês. A sinalização em inglês pode ser feita por banners ou cartazes.
É preciso avaliar a possibilidade de outros idiomas. Belo Horizonte, por exemplo, terá jogos de Argentina, Colômbia e Costa Rica. Frases em espanhol, ao menos de boas-vindas, podem ser interessantes para ganhar a simpatia dos turistas.