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Se sua loja é uma franquia, não dependa apenas do material promocional que a franqueadora lhe fornece.

Em 1999, participei do primeiro Workshop de Mershandising para franqueados das lojas BR Mania no Rio Grande do Sul. Fiz toda a organização do evento que contou com aproximadamente 30 franqueados, aliás os primeiros do RS, sendo responsável desde a reserva de hospedagem, contato com revendedores de outras bandeiras para visitarmos as lojas, transporte e alimentação.O evento teve ainda a participação de algumas ex-colegas da BR, uma delas a Sra. Lorraine Barbosa, que atualmente é Gerente de Lojas de Conveniências da Petrobras Distribuidora S.A.

Os consultores contratados faziam parte da equipe de um dos “pais” das lojas de conveniências no Brasil, o Sr. Claudio Correra. O Workshop ficou na minha memória porque apresentou de forma prática e principalmente, barata, como fazer a decoração do ponto de vendas usando a criatividade.

O uso da criatividade é uma prática fundamental no varejo, ainda mais em tempos de ecommerce. O ponto de vendas tem de ser um convite à visitação.

Dê uma olhada no vídeo abaixo, para entender do que eu estou falando. É sobre a loja Stew´s Leonard, localizada nos Estados Unidos. Não é apenas uma loja de conveniências, mas o importante é entender o conceito.

A loja usa da criatividade ao extremo. É toda decorada. Alguns produtos de marca própria são fabricados na própria loja, sob a visão dos clientes. As crianças brincam com personagens fantasiados da loja. É só encantamento para as famílias.

Trazendo para a realidade da sua loja, o que quero que entenda é que a criatividade alavanca vendas. Vamos para exemplos mais próximos. O Brasil tem um rico calendário de datas festivas, como por exemplo: Carnaval, Festas Juninas, Dia dos Pais, Dia da Criança, Romarias e várias outras.

Sua loja entra no clima destas datas, ou continua igual a qualquer outro dia? Aí reside a diferença.

halowinLoja decorada para Halloween. A sua loja tem que estar no clima. Muitas vezes a equipe da loja tem diversas idéias, mas não é incentivada a colocá-las em prática porque custa caro, dá trabalho, não dá certo. Nem sempre é assim. No Workshop que comentei no início do artigo, aprendemos como fazer uma fogueira de São João de “mentirinha”. Não custava mais do que R$15,00 e dava outra cara para a vitrine da loja. Bandeirolas de São João e barbante também são muito baratos.

A gerente de uma loja que conheci fazia a decoração da loja em parceria com o fornecedor de café. Certa vez, na Semana Farroupilha, colocou uma pequena carroça dentro da loja, com 2 manequins vestidos com a indumentária gaúcha. Fez o maior sucesso e ajudou a vender produtos alusivos à data. Não custou nada para a loja.

Então. Pare de encontrar desculpas e comece desde já a estimular a criatividade da sua equipe e dê a matéria-prima para eles criarem. Você terá uma grata surpresa na conquista de novos clientes. Se sua loja é uma franquia, não dependa apenas do material promocional que a franqueadora lhe fornece. Usando somente este material, sua loja será igual a qualquer outra da rede. Qual é o diferencial neste caso? Nenhum?

Usar a criatividade é gerar VALOR e consequentemente, melhores resultados para o seu negócio.

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Se gostarem, compartilhem. Um abraço e até a próxima semana.

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Escrito por: Antenor Augusto – Diretor Éfika Consultoria e Treinamentos
Contato: [email protected] (54) 999785747 – https://www.linkedin.com/in/antenor-augusto-giacomolli-pereira

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