Os-cinco-sentidos

Quando pensamos na experiência de compra no ponto de venda, em primeiro lugar, nos vem em mente uma imagem simples e prática.

O consumidor entra na loja, pega ou pede o que quer, paga e vai embora. Sim, isso acontece. Mas no meio do caminho acontecem muitas outras coisas que tornam uma experiencia de compra num pdv, uma oportunidade de proporcionar ao seu consumidor sensações subliminares, que vão fazer com que ele tenha uma experiência memorável e que queira voltar à sua loja.

Quando falamos de sensações subliminares, falamos de sensações que são aguçadas pelos 5 sentidos. Ou seja, temos a oportunidade de impactar o nosso consumidor de várias maneiras diferentes.

visao

Vivemos num mundo cada dia mais visual. Portanto recebemos muitas informações deste tipo ao mesmo tempo e fica cada vez mais difícil conseguir a atenção do consumidor. Se as mensagens visuais no seu pdv não forem adequadas, você estará perdendo uma oportunidade de venda. As mensagens precisam ser claras e bastante eficazes. Afinal, temos muito pouco tempo para conquistar o consumidor neste intervalo de tempo entre a hora que ele entra e sai da loja.

Outro sentido importante é a audição. Precisa ser confortável. Já reparou quando às vezes ficamos inquietos e com vontade de sair de ambientes, sem talvez nem nos darmos conta do motivo? Portanto, a música que toca na loja, o ruído dos equipamentos, tudo isso contribui para uma experiência positiva ou não.

olfato-humanoO cheiro é fundamental num local, especialmente onde se vende comida. O olfato está relacionado ao paladar e às emoções. O aroma de um alimento aprazível estimula não só o olfato e o paladar, como também o relaciona com boas lembranças, inclusive liberando uma maior quantidade de saliva. A temperatura ambiente também é um fator que contribui para uma experiência agradável.

Enfim, são numerosos fatores que podem gerar no seu consumidor uma boa experiência na sua loja.

Neste mercado, cada vez mais competitivo, onde as margens de lucro vêm baixando e a necessidade de se diferenciar da concorrência se torna cada vez mais urgente, precisamos aproveitar cada oportunidade para impressionar positivamente nossos consumidores.

A partir da semana que vem, nós, Juliana Castilho e Flávia Musso vamos dar dicas de como é possível conquistar o seu consumidor, a partir de reflexões sobre experiências no PDV.

Conheça quem são as novas colunistas do Blog Brasil Postos. 

Juliana é arquiteta, com MBA em varejo e pós graduação em marketing e branding. Possui mais de 25 anos de experiência na Petróleo Ipiranga, nas áreas de arquitetura, design, promoções, comunicação e marketing e é especialista em arquitetura e design no ponto de venda.

Flávia é designer, com pós graduação em marketing e mais de 20 anos de experiência no Brasil e nos Estados Unidos. Trabalhou 6 anos como designer na Petróleo Ipiranga e 2 anos com coordenadora de design na Racetrac Petroleum (EUA), responsável por toda a comunicação no PDV. Flávia também tem experiencia em outros segmentos do varejo.

Atualmente, trabalham em parceria em projetos de consultoria de arquitetura e design, comunicação e branding, voltados para a área institucional e de varejo. Esperamos que gostem das nossas dicas e que possamos contribuir para alavancar suas vendas!

Qualquer dúvida, estamos à disposição nos contatos abaixo. Obrigada e até a próxima semana!

 Escrito por: 

Juliana Castilho – arquiteta

Contato: [email protected] 21.996199883

https://www.linkedin.com/in/julianadecastilho/

Flávia Musso – designer

Contato: [email protected]   21.987614788

https://www.linkedin.com/in/fl%C3%A1via-musso-a3aa0326/

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