É muito importante orientar a equipe de atendentes da loja para que respeitem o gosto do seu consumidor e não o gosto deles.
Como já tratei em artigos anteriores, a ambientação da loja interfere diretamente nos seus resultados. Quando falo em ambiente, me refiro ao conjunto de fatores que tornam um ambiente agradável de se permanecer e que ajuda a vender os produtos nele disponíveis. Alguns deles são muito importantes: Iluminação, temperatura ambiente, sonorização, disposição do mobiliário e de mesas e cadeiras.
Hoje trataremos da questão da sonorização ambiental.
As lojas de conveniências têm características próprias, de público, de horário e de produtos. São lojas que trabalham em horários estendidos, até tarde da noite ou até mesmo durante 24 horas. Por este motivo, necessitam de uma trilha sonora adequada a cada momento do dia e principalmente, relacionada ao público que atende.
Diversas vezes entrei em lojas de conveniências em que o som estava muito alto, tocando um sertanejo universitário pesado. Não tenho nada contra este tipo de música, pelo contrário, gosto de escutar com frequência. Mas não em uma loja de conveniências. Quando vou a uma loja de conveniências, não vou para dançar, vou para comprar.
Para tanto, preciso de um ambiente que estimule o meu consumo e não que me faça ter vontade de sair o quanto antes da loja. Para muitos, isto pode ser apenas um detalhe, mas não é. Muitas empresas de porte utilizam trilha sonora própria em suas lojas, entre elas podemos citar a C&A e o Carrefour.
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E por que fazem isso? Porque conhecem o seu público-alvo, seus hábitos, suas preferências e principalmente, sabem que precisam manter o cliente o maior tempo possível dentro das suas lojas, porque quanto mais tempo ficarem, mais vão comprar.
É muito importante orientar a equipe de atendentes da loja para que respeitem o gosto do seu consumidor e não o gosto deles. Imagine se você entra em uma loja e o volume está alto, tocando um funk? Você se sentiria confortável para fazer compras? Provavelmente não.
É preciso explicar porque se deve escolher trilhas sonoras, ou mesmo rádios que tenham músicas mais suaves e agradáveis aos ouvidos. Aquelas que tocam e que o cliente nem percebe que estão ali, mas que no subconsciente o deixa tranquilo e relaxado.
Posso citar como um bom exemplo a rádio Antena1, que é a primeira que me vem a mente quando penso em música ambiente. Existem empresas especializadas no desenvolvimento de trilhas sonoras para as mais diversas atividades. Na busca por informações para esta coluna, encontrei uma empresa cuja página descrevo abaixo e que possui uma gama de propostas para todos os tipos de negócios, inclusive com trilha sonora para diferentes horários do dia. Achei a proposta deles bem interessante, assim como algumas informações que eles disponibilizam no site sobre como este fator influencia nos resultados do negócio. Vale a pena conhecer.: https://radioatmosfera.com.br/musicas-para-lojas/
Então, depois de falarmos sobre música, comece a pensar na trilha sonora para sua loja. E boas vendas. Até a próxima.
Se gostarem, compartilhem. Um abraço e até a próxima semana.