Os postos de combustíveis se transformaram em postos de serviços e ambiente de convivência após a abertura das lojas de conveniência, agregando valor aos produtos, oferecendo serviços e atendimento personalizado para cativar os consumidores.

Mercado de Lojas de Conveniência – As lojas de conveniência vem representando um choque no varejo atual pela sua funcionalidade e praticidade, é uma grande variedade de produtos e a maioria dos estabelecimentos ficam abertos por 24 horas.

A conveniência quando oferece conforto para o consumidor, influenciou muito no ato de comprar por ter segurança 24 horas, num ambiente limpo, com atendimento rápido e personalizado, além de funcionar também como ponto de encontro de amigos e reuniões.

Hábitos e exigências do consumidor contemporâneo – O consumidor está mudando de hábitos há alguns anos e está trocando o tradicional café da manhã, ou até mesmo o lanche da tarde nas padarias, restaurantes, pelas lojas de conveniência.

Passam para abastecer, trocar o óleo, lavar o carro e aproveitam para tomar um expresso com pão na chapa. A grande variedade do cardápio, a possibilidade de fazer novas amizades e ponto de encontro de amigos para tomar uma cerveja, realizar reuniões de negócios, criando um vínculo muito forte com a loja por suprir todas as necessidades.

As exigências dos clientes estão cada vez maior, é preciso ter atualização do cardápio periodicamente, trazer novos serviços, realizar promoções e tudo o que for possível para a fidelização da clientela.

Como adaptar a sua loja de conveniência e trazer mais clientes: Franquia ou loja própria, não importa! O mercado exige essa adaptação se você quer vender mais, se destacar em meio aos concorrentes e continuar no mercado lucrando.

Ambiente – O ambiente deve ser agradável, confortável, arejado, limpo e ter muita organização. Os produtos devem se expostos nas prateleiras de forma que chame atenção de quem entra na conveniência. Por exemplo: cadeiras e mesas confortáveis, televisões, revistas para leitura, música ambiente, etc.

Padaria – Fornecer comidas deliciosas ( food service ) para seu consumidor faz toda a diferença para uma loja de conveniência, como por exemplo: lanches, salgados, tortas, cafés, capuccinos, vários tipos de pães, etc.

Confeitaria – Ter a disposição do cliente doces deliciosos, bolos, tortas, também é um grande diferencial para uma loja de conveniência.

Produtos – Ter uma gama de produtos com preços e marcas variadas para contemplar várias idades, estilos de vida e necessidades. Como crianças, adultos, veganos e vegetarianos, até mesmo aqueles que buscam um estilo de vida mais natural e saudável. Isso chama a atenção da clientela.

Deve-se buscar uma variedade de produtos que cesse a necessidade do cliente, pois, com a falta de supermercados abertos após as 22 horas, o cliente buscará os produtos emergenciais na sua loja de conveniência como alternativa.

Bebidas – Ter várias opções de bebidas também chama muito a atenção dos consumidores. Para vinhos, é legal ter uma mini adega na loja de conveniência e as outras bebidas como cerveja, refrigerante, sucos, água, energéticos e isotônicos devem ser armazenados no walk-in cooler, pela facilidade de armazenamento, reposição e estoque dos produtos já gelados.

Congelados – As pessoas que não têm muito tempo buscam produtos congelados, por ser muito mais conveniente, prático e barato. As lojas de conveniência devem investir na área de frios, o consumo desses alimentos é muito comum no dia a dia da população. Além de sorvetes, açaí, tortas congeladas, etc.

Atendimento – Atender bem o seu cliente e de forma personalizada, gera fidelidade ao seu negócio. Quando tratadas de forma diferenciada, a clientela se sente muito mais a vontade, então a simpatia, gentileza, respeito, pro atividade, devem ser características primordiais na sua equipe. Não se esqueça, que a boa apresentação dos colaboradores também conta pontos, uniforme em dia e sempre asseado, causam uma boa impressão.

Equipe – A equipe deve sempre estar bem informada e atualizada sobre os serviços disponíveis pela loja de conveniência, bem como participar de cursos e palestras para agregar no atendimento ao cliente.

Serviços – Vá além, fidelize seus clientes com vários serviços como Wi-fi grátis, ter um borracheiro, banco 24h, forma de pagamento flexível, lavagem de carro, etc.

Como agregar na sua Loja de Conveniência:Aparentemente, as lojas de conveniência são todas iguais, isso é uma percepção que pode ser analisada por vários clientes. Por isso, os estabelecimentos devem buscar um grande diferencial para se destacar da concorrência. Ao oferecer serviços diferenciados, a loja consegue atrair muito mais clientes e com isso, faturar muito mais. Para isso, deve-se procurar deixar o espaço cada vez mais funcional e completo.

Confira algumas dicas abaixo para otimizar o fluxo de clientes na sua loja

Oficina de carros e bicicletas : O posto de gasolina, quando prestam serviços de borracharia e oficina, agregam muito valor no empreendimento como um todo, pois é comum as pessoas terem problemas com os carros e bicicletas, pneus furados, a correia que sai do lugar, etc. Na oficina pode também ter uma loja voltada para produtos para veículos, como óleos e aditivos.

Banco 24 h: As pessoas que buscam esse serviço de caixa 24 horas, quando encontram em lojas de conveniência, dificilmente não consomem algo. O fluxo de clientes pode aumentar consideravelmente na sua loja.

Pagamentos flexíveis : A flexibilidade de pagamentos, aceitando várias bandeiras de cartão e utilizando máquinas sem fio, acabam chamando muita atenção do público pela comodidade e agilidade no processo. Deixe as máquinas sempre carregadas e atualizadas, mantenha o treinamento dos frentistas em dia e exija sempre um ótimo atendimento.

Lavagem de automóveis: A lavagem de carros é um diferencial muito procurado devido a correria do dia a dia. Procure proporcionar esse serviço gratuito à partir de um valor gasto com abastecimento ou em compras na loja de conveniência, fornecendo voucher de vale lavagem para o cliente como “bonificação”. Ofereça também esse tipo de serviço pago, com opções entre lavagem completa e simples, o consumidor está sempre procurando esse tipo de serviço e a chance de fidelizar o cliente é muito grande.

Farmácia:  O consumo de medicamentos e cosméticos aumentou muito nos últimos anos e ter uma farmácia ao lado de uma loja de conveniência, realmente se torna conveniente e lucrativo para ambos.Os produtos de higiene e beleza, estão impulsionando as vendas das farmácias.

Lavanderia: Franquias de lavanderia em lojas de conveniência é interessante devido à falta de tempo diária da população, deixando a Loja de Conveniência mais completa. Isso servirá como crescimento em ambos negócios.

Pet Shop: Hoje em dia a maioria das casas possuem um animal de estimação. O pet shop vai agregar, trazendo conforto e comodidade para o dono do pet. Enquanto deixa o animalzinho para tomar um banho, pode ir até a loja de conveniência para comprar algo, ou até mesmo tomar um café e comer alguma coisa.

Casa Lotérica : Ter uma caixa lotérica no ambiente da Loja de Conveniência chama atenção e faz com que atraia muito mais clientes. Utilizado para pagar contas e fazer jogos, é muito interessante para população, seria muito cômodo ter esses serviços unidos.

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