Cada vez mais, o consumidor tem “se permitido” adquirir produtos considerados supérfluos, ou seja, que não são essenciais para sua alimentação ou sobrevivência.

 Ao comprar esse produto, o cliente está optando por um alimento que proporcione alegria, conforto e recompensa emocional. Isso justifica o crescimento do mercado de alimentos de indulgência! E podemos incluir nessa categoria os doces, chocolates, produtos gourmet, vinhos, pratos prontos e semiprontos.

Esse momento de consumo pode ser realizado em diferentes situações e é uma oportunidade para lojas de conveniência tanto para venda via delivery ou na própria loja de conveniência para consumo no local, no carro ou em casa (após assistir ou enquanto navega nas redes sociais).

 

A exposição de produtos de forma estratégica tem como objetivo atrair a atenção do consumidor para impulsionar as vendas de alimentos de indulgência, que no primeiro momento, não estão no foco da compra do consumidor ao entrar na sua loja de conveniência. 

Confira os passos para utilizar a exposição dos produtos de indulgência para incrementar as vendas!

Consumo de café pode estar vinculado a gene, diz estudo | Exame

 

1️⃣ Explore os aspectos sensoriais:  o alimento deve apresentar as suas características agradáveis e próprias de cor, aroma, sabor e consistência. Podemos explorar a sensorialidade dos alimentos no forneamento do pão de queijo ou fazendo um café, o cheiro destes produtos proporciona uma experiência de conforto e conexão com a nossa memória afetiva. 

 

2️⃣  Invista na variedade dos produtos:  disponibilize ao consumidor produtos diversos com opções mais simples, por exemplo, bolos caseiros ou opções de alimentos mais elaborados, como tortas, doces, waffle, entre outros.  Para que em cada momento de consumo ele possa experimentar algo diferente, contribuindo para a fidelização do cliente. 

Conheça a casa do Pão de Queijo mais aconchegante de Curitiba

 

 3️⃣ Tenha uma equipe treinada: a sua equipe de atendentes precisa ser capacitada para trabalhar oportunidades de venda e deve saber explicar ao seu cliente detalhes sobre o produto e as suas qualidades – destacando o frescor, cremosidade, referencias caseiras ou ainda destacando a marca referência de mercado como um dos ingredientes (co-branding), como estratégia de marketing.

Atendente de Cafeteria – SeuJobs

A linha de produtos de indulgências é uma tendência no mercado de Food Service que cresceu nos últimos anos pelo cenário da pandemia da Covid-19 e por mudanças no perfil do consumidor que está aberto a vivenciar novas experiências, especialmente se estão relacionadas com momento de prazer durante o consumo. 

Escrito por Agnes Curto

Nutricionista, pós-graduada em gestão de negócio de alimentação e em gestão de controle de qualidade e segurança dos alimentos, com mais de 10 anos de experiência em serviços de alimentação. Gestora financeira do Grupo Tria – Consultoria e Treinamento.

Sua trajetória profissional destaca-se pela atuação em hotelaria, eventos de comida de rua, restaurantes e redes de fast food. No setor de restaurantes, a trajetória contempla também experiência em projetos de sustentabilidade e ações focadas nas melhorias dos resultados financeiros.

Grupo Tria – O Grupo Tria – Consultoria e Treinamento é formado por três empresas de consultoria existentes a mais de 10 anos no segmento de prestação de serviços para adequação às normas do setor de alimentos, que em busca de melhoria continua e inovação se uniram, são elas: Adequa Consultoria, Eco Alimentar e Qualy Food.

Lançado em 2018 o Grupo Tria, buscou como grande diferencial o Foco nas Pessoas, ou seja, nos colaboradores dos nossos clientes, desenvolvemos uma abordagem dinâmica e interativa para que os funcionários de cada cliente atendido assimilem e coloquem em prática os conteúdos envolvendo higiene e segurança dos alimentos. 

Fonte: Brasil Postos



Artigo anteriorO revendedor pergunta e o especialista em postos de gasolina e TRR responde – Locação com a Distribuidora
Próximo artigoPostos de carga elétrica são tão lucrativos quanto os postos de gasolina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here