Na Espanha, existem mais de 12 mil postos de gasolina, e esse número tem aumentado constantemente nos últimos anos, o que permitiu o estabelecimento de lojas de conveniência para oferecer aos clientes uma gama muito mais ampla de produtos e serviços.

O conceito de proximidade permitiu ao cliente escolher entre uma grande diversidade de estabelecimentos, a qualquer hora e dia, o que obrigou as empresas de petróleo a mudar sua estratégia comercial para se adaptar a essa nova situação. Tudo isso, sem deixar de lado suas ofertas em combustíveis e serviços convencionais.

Esses são serviços confortáveis ​​e atraentes aos quais a sociedade espanhola deve se acostumar, assim como aconteceu em outros países, onde estão muito bem estabelecidos“, disse Pablo Carrasco, gerente de categoria do departamento de não-petróleo dos postos de gasolina da BP.

Como parte do processo de transformação da Repsol para se adaptar às novas demandas dos clientes, o CEO da empresa, Josu Jon Imaz, destacou o contrato assinado com a empresa de comércio eletrônico Amazon, que permitirá que os consumidores da loja virtual retirem suas compras on-line em várias das mais de 3.400 estações de serviço , em vez de recebê-las em suas casas ou locais de trabalho.

Também se destacam os 369 pontos de reabastecimento do AutoGas e os 27 pontos de carregamento de veículos elétricos implementados pela empresa. Outro exemplo que ilustra essa mudança de paradigma da Repsol é a aliança com o El Corte Inglés.

El Corte Inglés já possui maior rede de lojas de conveniência na Espanha

A Repsol possui aproximadamente 3.400 estações de serviço na Espanha e os supermercados são instalados em sua própria rede e como franquias.

Além disso, como parte do acordo, o El Corte Inglés tornou-se o centro de compras da rede de postos de serviço da Repsol, fazendo uma variedade de mais de 35.000 itens alimentares, produtos gourmet à disposição da empresa de energia , bebidas e bazar, além de mais de 60.000 itens não alimentares.

A aliança entre El Corte Inglés e Repsol beneficia mais de um milhão de clientes que visitam a rede Repsol diariamente, que desfrutam de um novo modelo de lojas, com uma oferta ampliada de produtos e serviços para melhorar sua experiência de compra, com a reconhecida qualidade que o El Corte Inglés sempre oferece.

Esta aliança reforça o compromisso comum da Repsol e El Corte Inglés com a qualidade, as principais marcas, o serviço, a inovação e a adaptação contínua às necessidades e preferências dos clientes.

Ambas as empresas colaboram há mais de vinte anos com diferentes iniciativas, como o gerenciamento compartilhado de estações de serviço por meio da joint venture Gespevesa, além de diferentes promoções e ofertas.

O cartão El Corte Inglés pode ser usado em estações de serviço da rede Repsol, que acumula 4% do valor total das compras feitas no El Corte Inglés, Hipercor, Supercor e Supercor Express. Além disso, esse cartão também está integrado às mesmas vantagens do Waylet, o aplicativo de pagamento de telefonia móvel da empresa de energia, que reúne as últimas inovações tecnológicas para colocá-lo ao serviço dos clientes.

A Repsol estabeleceu como prioridade estratégica para a empresa o crescimento de seus negócios não relacionados ao fornecimento de energia, para aproveitar a grande capilaridade de nossas estações, distribuídas por toda a Espanha, e o valor de nossa marca”, explicou José Barreiro, Diretor da rede de estações de serviço Repsol na Espanha.

Além disso, as perspectivas futuras vão muito além de 2023, quando se pretende atingir as milhares de lojas de conveniência.

Com essa estratégia comercial a caminho, a Supercor Stop & Go pretende ser a maior rede de lojas de proximidade e conveniência da Espanha.

Carrefour já possui mais de 250 em parceria com os Redes de Postos Cepsa

Na Espanha, outras empresas do setor de varejo já possuem acordos com empresas de energia. O Carrefour, por exemplo, tem cerca de 250 lojas nos postos de serviço da Cepsa e um projeto já está em andamento para continuar aumentando esse número até 2021.

Além disso, estima-se que o valor de mercado no segmento de lojas de conveniência ligadas a estações de serviço continue aumentando no mercado europeu. Vale ressaltar a crescente posição das cadeias de distribuição de alimentos no segmento de lojas de conveniência ligadas a postos nos últimos anos.

Uma das alianças mais significativas é a que a Cepsa possui com o Carrefour, que permitiu a instalação de supermercados em 250 postos onde o usuário pode fazer uma compra completa com quase qualquer produto a preços competitivos em comparação com os de lojas de departamento.

Em termos de restaurantes, destacam-se os restaurantes de fast food Burger King e McDonald’s e os 32 centros Como en Casa, com serviço de café da manhã e cardápio.

Belén Mateo, diretor de Não Petróleo e gerenciamento direto de estações de serviço da Cepsa, acredita que, no futuro, as estações de serviço se tornarão mais um ponto de encontro para gerenciamento e compra do que um local para mero reabastecimento . “Existem três maneiras de abordar os serviços de valor agregado oferecidos aos clientes nas estações de serviço: marca, na qual cada empresa oferece suas propostas sob seus contratos; canal, no qual a estação de serviço se torna um ponto de referência para determinados serviços ao cliente; e local, adaptado às necessidades específicas de cada área ”, afirmou.

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