Caros leitores, estava com saudades de vocês!
Eu e todo operador de lojas de conveniências estamos empenhados e muito atarefados em reconstruir o caixa e pôr no eixo a operação de nosso negócio. Tudo em prol deste canal, que amamos: o de lojas de conveniência.
O furacão covid-19 continua a perpetuar seus estragos.
Escutamos diversos especialistas, cada qual em seu setor, tentando enxergar, ou prever o futuro de seu negócio. Com o mundo rodando um pouco mais devagar e tentando se adaptar as tendências chamadas de o “novo normal“.
Acredito que todos nós encurtamos nossos cobertores e enxugamos nossas despesas.
O canal que vinha bem e que era considerado o varejo mais crescente no mundo começa a enfrentar novos fantasmas.
Em conversa com diversos revendedores, de todas as bandeiras e inclusive brancas, relatam que suas vendas vêm caindo repentinamente. Tendo uma exceção, ou outra, que teve um aumento expressivo durante a pandemia.
Quem acompanha minha coluna sabe que venho dizendo, já algum tempo, sobre os novos negócios que surgem dentro do canal: delivery, drive-thru, panificação, fast food gourmet, mercado de proximidade dentre muitos outros.
Um que devemos destacar, e que vem ganhando força, é o novo modelo de tabacaria. As empresas de fumo se empenham em novos sabores e essências conquistando, desta forma, um novo público jovial para o narguilé.
Tive o prazer inclusive de conhecer uma loja de conveniência 100% focada para produtos de tabacaria. E meu amigo leitor, o resultado financeiro é impressionante!! Prometo fazer uma exclusiva sobre este assunto.
Sabemos que em média quase 60% da venda de uma loja de conveniência vem dos setores de bebidas, tão importante que tenho batido nesta tecla já algum tempo.
Para se ter uma ideia de sua relevância investi quase 30% do espaço físico da minha loja, isto é, uma liquor store; conhecido no Brasil como adega de bebidas.
Ao percorrer a cidade de São Paulo por seus tradicionais bairros, em cada esquina, vejo uma pequena adega, ofertando bebidas e gelo com preços muito mais atrativos do que o perfil de nossos revendedores de loja de conveniências. Estamos habituados a trabalhar com margens altas e valorizando a comodidade oferecida ao cliente.
Aquele velho jargão que dizemos aqui você não pega fila e a bebida está gelada, não está colando em um mundo tão competitivo e quebrado pelo coronavirus.
Com o aumento do trabalho informal diversas famílias levantaram as portas de suas garagens e oferecem bebida gelada 24 horas por dia, principalmente, nas periferias.
A falta de fiscalização, por parte de nossos governantes, nos deixa um passo atrás desses novos empreendedores irregulares.
Por outro lado, outras conceituadas adegas surgem como a Royal Bebidas e diversos containers de marcas secundárias com mix de bebidas quentes e infinidades de marcas de cervejas.
Nunca fez tanto sentido em pleno verão uma queda tão brusca em nossas vendas. A cena de paletes de cervejas empoeiradas dentro da loja é visível.
Diversas companhias de cervejas e de bebidas tentam ganhar espaço nesse canal exatamente de olho na adega, que cabe dentro do nosso negócio.
Tenho testado na prática algumas ações, que vêm ganhando força e melhorando o caixa.
Seguem algumas dicas para você voltar ao jogo com a bebida.
No meu modelo, fiz um investimento de 12 mil em um sistema de filtro de água profissional em seguida 38 mil em uma máquina de gelo dentro da loja.
O cliente ao comprar qualquer bebida (pack fechado alcoólico, ou não, garrafas de liquor etc.) forneço o gelo gratuitamente. Com o custo do saco de 5 kg a R$ 1.21. Costumo, em média, dar meio saco, ou até mesmo embalar a bebida gelada no caixa.
Para evitar clientes indesejáveis, o preço alto na bebida individual continua salgado com a margem que conhecemos nas lojas de conveniências tradicionais.
Outra ação que vem ganhando força no modelo que testei in loco: o cliente compra acima de três unidades da mesma bebida, recebe um desconto da adega na boca do caixa.
Combos no delivery com vendas fixas acima de R$ 50 também mantemos o perfil da adega atrelado a um bom fast-food gourmet e gelo grátis. Tal ação gerou uma margem satisfatória e desconhecida por muitos revendedores do nosso canal.
O canal de varejo vem se transformando cada dia. Novos desafios nos esperam. Muitas lojas estão trocando suas roupagens por lojas modernas e extravagantes. No entanto, trabalham de forma arcaica. Precisamos estar atentos ao nosso bem mais precioso que é a venda de bebidas.
Sugiro você caro leitor e revendedor a mudar e abandonar os velhos hábitos.
A fotografia do momento requer mudanças rápidas.
Não fique de fora! Forte abraço do Chef Borba