O mercado de lojas de conveniência vem mudando no Brasil, principalmente como resultado do crescimento demográfico e da alta dos imóveis – responsáveis pela transformação de vários postos de combustível em edifícios – surgem novos modelos lucrativos de negócio. Segundo a pesquisa mais recente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), divulgada em 2017, no ano anterior, 2016, o setor de conveniência registrou expansão de 6,2%, com faturamento de R$ 7,2 bilhões. O tíquete médio das lojas avançou 7,3%, alcançando R$ 11,91. Houve aumento de 3,3% do número de transações no canal, e a venda média por loja cresceu 5,3%.
O Alô Madruga – primeiro delivery de conveniência na madrugada carioca – nasceu em 2011 estendendo o significado da palavra “conveniência”. A marca facilitou a vida dos consumidores, de forma prática e eficiente, tornando situações diárias em momentos especiais e simples.
Schaefer uniu a nova oportunidade à necessidade de tornar sua marca mais presente na vida de seu público, e fez um caminho diferente: deixou de ser um negócio online para abrir pontos físicos. “Enxergamos uma grande demanda a ser atendida em lugares onde as tradicionais lojas de conveniência não conseguiam estar presentes, por estarem vinculadas aos postos de gasolina, praticamente extintos”, explica Schaefer.
O Alô Madruga com lojas próprias veio da percepção de Schaefer à forte mudança cultural, resolveu apostar nos pontos físicos como uma grande vitrine para o delivery de conveniência. Fixou o serviço e a marca, e ainda aumentou o faturamento da rede em pelo menos 30%.
A marca começou com uma pequena sala comercial no Itanhangá, bairro da Zona Oeste carioca. Foram três anos no mesmo endereço validando a marca. Em novembro de 2015, a primeira loja foi inaugurada na Avenida das Américas, Barra da Tijuca. No primeiro mês de operação em um ponto físico, o faturamento aumentou 30%. Em fevereiro de 2017 abria a loja de Ipanema, e nos quatro primeiros meses de funcionamento esta já tinha faturamento igual ao da loja da Barra.
Atendendo às necessidades do mercado, em março de 2018 teve início o formato de franquias. A rede de franquias de conveniência tem modelo de loja com baixo custo de investimento e livres da instalação em postos. Esse novo conceito de conveniência traz lojas especializadas em delivery, e fora de postos. São 36 funcionários distribuídos entre escritório e três lojas – Ipanema, Barra e Icaraí. A genialidade, inovação e qualidade do serviço prestado vem se destacando desde o lançamento do negócio.
Com o investimento de 200 a 500 mil reais, e um faturamento médio de 180 mil reais, a perspectiva de retorno do investimento para o franqueado é de 24 a 30 meses. A margem de lucro gira entre 10% e 15%. Um estudo de projeção do Alô Madruga, estima a abertura de 100 lojas em cinco anos e faturamento de 250 milhões de reais anuais.
“O Alô Madruga surgiu como uma forma de atender às minhas necessidades e de amigos. Nesses sete anos, percebemos quanto o nosso cliente busca conforto e praticidade. É um mercado que não para de crescer e nós sentimos isso no dia-a-dia. Nosso faturamento em 2015 foi de 480 mil reais e em 2017 fechamos com 4,8 milhões. A conveniência é, sem dúvida, um bom negócio”, conta Leon Schaefer.
A dedicação de Leon ao negócio reflete diretamente o sucesso, sua prioridade é a empresa. Sempre atrás de produtos diferenciados para atender à demanda de seus clientes, o empresário se vê como incentivador de marcas artesanais. São cerca de 20 disponíveis, entre elas, muitas cresceram junto com o serviço, como Amazzoni (gin); Mixtura Boa (doces fit); Mohave (cerveja); 3 Cariocas (cerveja); Flamingo (cerveja); Gaz Sake; Mate Shine; Hocus Pocus (cerveja); Brownie do Luiz; Nuvem (picolés e sorvetes); NOI (cerveja); Cachaça B; Praya (cerveja); Aruba (biscoitos fit), Cariocas de Minas (pão de queijo), entre outras.
O Alô Madruga funciona de terça a domingo entre 12h e 04h da manhã. São mais de 500 produtos oferecidos desde gelo, bebidas e lanches, passando por cartas de baralho e até cola instantânea. Mensalmente são comercializadas cerca de seis mil cervejas, três mil bebidas diversas e três mil snacks por loja, cada endereço faz 3.500 entregas com tíquete médio de 80 reais todo mês. A marca conta com 40 mil clientes cadastrados.
+++ LEIA TAMBÉM: Quais indicadores utilizar para acompanhar a evolução da loja de conveniência
O assunto de Gestão de Lojas de Conveniência tem interessa? O Blog Brasil Postos possui uma categoria com vários artigos sobre o tema. Clique aqui para acessar.