banner_gestão de loja de conveniência
Não se enganem. Não sou dependente de nenhuma droga ou algo parecido. O título do texto é apenas uma referência ao que escutei há mais de 20 anos, quando entrei para o mundo da distribuição de combustíveis.

Lembro-me como se fosse hoje, meu colega de BR Flávio Botti, chegando de carro para me apanhar no escritório, pois tínhamos uma reunião da equipe de vendas a ser realizada em Torres/RS. Durante a viagem, eu sem experiência nenhuma, escutei muito mais do que falei. Em dado momento ele me disse: “Quem entra num posto de combustíveis a trabalho, começa a ter gasolina no sangue, como se fosse um vício.”

E ele tinha toda a razão. Ao longo dos mais de 20 anos de atuação no segmento da distribuição, atendendo revendedores de combustíveis entendi claramente o que ele quis dizer com aquela frase que nunca esquecerei. Quem trabalha neste segmento tem uma vocação para o sucesso, pois apesar de todas as adversidades que enfrenta, segue em frente, superando obstáculo por obstáculo, em busca de crescimento profissional e pessoal. Conheci revendedores empreendedores, estudados, sem estudo nenhum, educados e mal-educados.

Mas todos eles com uma mesma característica: a determinação em ver seu negócio progredir. Alguns começaram com um posto alugado e hoje tem uma rede com vários postos. Outros continuam tocando seu único ponto de vendas com a mesma vontade de 20 anos atrás.

banner_Leia _também1

LEIA TAMBÉM: Quais indicadores utilizar para acompanhar a evolução da loja de conveniência?

Por isto o título da matéria. Porque não conheço nenhum revendedor que tenha abandonado esta atividade ao longo da minha carreira. Eles são os verdadeiros “viciados” em gasolina.

Claro que por frequentar diariamente os postos, que era minha atividade, também acabei ficando “viciado”. Foram muitas horas de convivência, negociação, conversas informais, em que se tratava de tudo, desde preços, problemas de equipamentos, legislação, uniformização de funcionários, atendimento, e também de como estavam as finanças, a saúde, a família, os sócios.

Minha atividade também tinha algo de psicólogo, pois ouvia atentamente alguns desabafos de revendedores e os ajudava da forma que podia. Criava ali um vínculo de confiança mútua, que é o que de mais valioso carrego até hoje. Sempre cumpri o que prometi e nunca prometi o que não podia cumprir.

 Mas isto é passado. Vamos agora falar de futuro, pois muitos devem estar pensando: Por que ele está contando esta história? Porque a partir de hoje passo a fazer parte dos colunistas do Portal Brasil Postos, depois de ter sido convidado pelo seu Diretor Comercial e de Conteúdo, Sr. Renato da Silveira.

A intenção é trazer semanalmente conteúdo relevante para o negócio da revenda de combustíveis, focando principalmente na área de lojas de conveniências, atividade que também desenvolvi junto a Petrobras Distribuidora S.A, tendo exercido por algum tempo a Coordenação Regional de Conveniências do Rio Grande do Sul, e implantado pessoalmente diversas lojas BR Mania e Lubrax+.

Desliguei-me da Petrobras Distribuidora S.A no início de 2017, e desde então, criei a Éfika Consultoria e Treinamentos, focada na consultoria, assessoria e treinamentos aos postos de combustíveis e lojas de conveniências.

Também sou consultor associado das empresas Ridgetop Research de Nova Iorque e da George Lehman Group de Austin, Texas, em que presto assessoria para fundos de investimentos interessados no mercado de distribuição de combustíveis no Brasil.

Enfim, espero poder contribuir com minha experiência pessoal na produção de conteúdo, que possa agregar valor as lojas de conveniências e estações de serviços do segmento da revenda, e dos leitores do Portal Brasil Postos que atuem na área ou pretendam entrar para este ramo.

Fico a disposição de todos. Muito obrigado pela atenção. Se gostarem, compartilhem. Um abraço e até a próxima semana.

Banner_Antenor

Escrito por: Antenor Augusto – Diretor Éfika Consultoria e Treinamentos
Contato: [email protected] (54) 999785747
https://www.linkedin.com/in/antenor-augusto-giacomolli-pereira

Artigo anteriorApós perder mercado, BR modifica o marketing
Próximo artigoConfira os prazos de instalação do MVC em Santa Catarina
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here