Pare para pensar: o quanto você observou de detalhes na última vez que entrou na sua loja de conveniência? Pode ter sido hoje de manhã, ontem à tarde, ou ainda há pouco.

Qual foi o nível de atenção na sua visita? Olhou, cuidadosamente, as gôndolas, a limpeza, o atendimento, os clientes que lá estavam? Se a sua resposta foi não e se seu caminho foi direto ao escritório, aí temos que refletir…

A máxima “Varejo é detalhe” deve estar na mente de todos os varejistas que batalham, diariamente, pelo sucesso. Vários cenários poderiam mudar positivamente caso essa afirmação fosse seguida em muitos pontos de vendas… resultariam em gráficos de vendas ascendentes e clientes satisfeitos, na certa!

Sim, eu sei que a correria, preocupações e compromissos do dia a dia sugam grande parte do nosso tempo. Mas isso não pode concorrer com o tempo dedicado a ações que fazem sua loja crescer, o cliente voltar e as receitas aumentarem.

Pequenas providências, tomadas pela manhã, podem refletir no caixa do final do dia. Que tal caminhar mentalmente comigo, pela sua loja, na sua próxima visita? Vamos lá!

Ao entrar na loja, avalie a temperatura, iluminação e aroma. Se tudo estiver agradável, você já sabe que seu cliente estará confortável. Caso contrário, alguém deve consertar o que não está bom! Hora de olhar para a área do caixa.

Observe a organização do balcão, na frente e atrás do caixa atendente: o que não for produto à venda, sinalização de PDV ou algo imprescindível na operação precisa ser retirado.

E como está a aparência do seu funcionário? Ele sabe as metas de vendas? O atendimento é cordial e vendedor?

Analise o expositor de cigarros: está bem abastecido, com o estoque adequado para a demanda?

E as prateleiras de bomboniére estão cheias e sortidas? Como está a limpeza? A loja está limpa, bem cuidada, arrumada? Mais alguns passos e você chega na área de food service.

Aí devem imperar a higiene, o sabor e a segurança alimentar! Tome um café e coma um salgado ou pão de queijo – ninguém melhor do que você para avaliar a qualidade do produto que está oferecendo em sua loja.

Verifique as gôndolas e geladeiras para checar se estão limpas e se há falta de produtos expostos, principalmente os mais vendidos. Espaço vazio não vende! A reposição é fundamental, em especial de manhã cedo. E a sinalização e posicionamento dos produtos?

Um tour certeiro fará a diferença, mas há ainda algo faltando.  Alguém que merece todos os seus holofotes: o cliente. Observe os clientes que estão na loja. Sorria. Fale com eles. Pergunte se precisam de ajuda ou de algum produto. Agradeça a sua presença.

Depois de seguir esses passos, você pode, então, seguir a sua rotina. Se não exercitarmos o nosso olhar, diariamente, a loja vira mera paisagem e deixamos algo precioso para trás. Ou seja, o tradicional “volte sempre” também vale para você. Publicado anteriormente no Jornal Diário do Posto

Giselle Innecco Valdevez Castro, co-fundadora e sócia-diretora da Valsa – Valdevez e Santiago Assessoria Empresarial, tem mais de 20 anos de experiência no mercado de lojas de conveniência, com atuação no Brasil e na América Latina.

*Últimos dados divulgados.

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Giselle Valdevez - Sócia da Valsa empresa especializada em gestão de negócios e treinamento. Profissional de Marketing e Varejo, formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com MBA em varejo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ). Possui muitos anos de experiência em grandes corporações como ExxonMobil (Esso), Cosan e Raízen . Grande parte da sua carreira foi desenvolvida na área de varejo de lojas de conveniência, com prática em gestão e em gerenciamento por categorias. Analista e redatora do capítulo de Conveniência dos Anuários do setor publicados pela Plural.

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