A pergunta do título deve ter aguçado a sua curiosidade. Por que eu precisaria saber se alguém é destro ou canhoto? Simples. Porque hoje vou falar de uma regra de merchandising que você deve utilizar para melhorar seus resultados na loja de conveniências. É a regra da mão direita.
Cerca de 90% da população mundial é destra, ou seja, utiliza a mão direita para executar suas funções do dia a dia como escrever, pegar um copo de água, abrir uma porta, entre tantas outras.
A regra da mão direita nada mais é do que utilizar esta tendência do uso da mão direita para aumentar as vendas e os resultados de negócios do varejo que sejam self-service.
A foto acima ilustra bem o que estou dizendo. Reparem que a mulher e a criança são destras. Nos inúmeros treinamentos que realizei na montagem de lojas, sempre ressaltei a importância dessa regra na hora de colocarmos os produtos nas prateleiras. Esta regra diz o seguinte: “Devemos expor os produtos com maior giro e maior valor sempre no lado direito das prateleiras. Quando houver dois tamanhos de embalagens de um mesmo produto, colocamos a maior à direita.”
Olhando a foto dos produtos Kellog´s, podemos verificar a aplicação da regra.
Veja como as embalagens maiores estão posicionadas. Com isso, utilizamos o hábito do cliente usar a mão direita a nosso favor. Os primeiros produtos a serem pegos serão os que estiverem posicionados à direita. Nossa! Citei muitas vezes a palavra direita, mas isto é para que você leitor não a esqueça. É uma regra simples que muitos desconhecem e não utilizam. Trata-se de uma ótima forma de aumentar a venda de determinados produtos. Se você está com alguns produtos que estão com pouca venda, experimente utilizar esta regra para melhorar o resultado.
É simples. É fácil. É rápido. Não perca tempo. Regra da mão direita já.