Também denominadas válvulas de pé, são válvulas situadas no interior dos tanques, no final da tubulação de extração do combustível para as unidades de abastecimento e com a parte superior, externa ao tanque, normalmente protegida por uma câmara de calçada.
As manutenções das válvulas extratoras podem ocorrer com freqüência, devido ao seu entupimento, sendo necessária sua remoção. Caso as válvulas extratoras não sejam adequadamente reinstaladas em seus locais de origem, podem ocorrer vazamentos, os quais podem ser visualmente detectados pela presença de produto impregnado na parte superior da válvula abastecimento ou impregnado no solo, ao redor e no interior da câmara de calçada.
Atualmente, as válvulas extratoras estão sendo eliminadas e substituídas por válvulas de retenção, localizadas junto à base das unidades de abastecimento, as quais mantém as linhas constantemente com produto em seu interior e, em caso de perda da estanqueidade da linha, permitem o retorno do produto até o tanque de armazenamento.