Palavras como auto-motivação e entusiasmo nunca estiveram tão em alta nas organizações, especialmente em um setor fundamental pela sua sobrevivência: a área comercial.
Como um bom profissional de vendas, você certamente sabe disso. Mas talvez nem todos tenham a exata consciência do papel que a capacidade de se auto-motivar pode ter na vida profissional do corretor. Sem falar no trabalho necessário para construí-la e dos desafios e testes diários para se manter motivado atuando num mercado extremamente competitivo como é o da venda de seguros.
Em primeiro lugar, é importante entender que a auto-motivação não depende de ninguém, mas tão somente de você. De acordo com o consultor empresarial Mauro Braga, “quem tem entusiasmo, carisma e magnetismo, tem Deus dentro de si. Isto faz com que conquiste as pessoas, contagie a todos e ganhe credibilidade suficiente para levá-las a compartilhar de suas idéias e, no caso do vendedor, comprar seus produtos”.
“Em alguns casos a motivação é capaz até mesmo de reverter momentaneamente uma possível deficiência técnica em frente ao cliente”. No entanto, o consultor alerta que é fundamental saber dosar o entusiasmo durante a realização de uma venda. Segundo ele, os profissionais carismáticos e extremamente motivados tem uma responsabilidade ainda maior porque um eventual fracasso ou erro podem conduzí-los a um descrédito total junto aos seus clientes.
De forma geral, o ato de vender pode ser definido como o jogo de tentar superar a rejeição. É raro o vendedor que consegue fechar negócio em dois contatos ou realizar várias vendas consecutivas. “Ao contrário do que muitos pensam, o profissional que tem auto – motivação não é um super-homem, dono de uma auto-confiança sobrenatural e que nunca fracassa, mas acima de tudo alguém capaz de se levantar após uma derrota, avaliar o que aconteceu de errado e seguir em frente, perseguindo obssessivamente a vitória. ” O vendedor deve entender que existem momentos ruins e aceitar a sazonalidade inerente à atividade de vendas, mas jamais perder o seu desejo de lutar por seus objetivos”, explica Braga.
Confira algumas dicas para melhorar ainda mais sua auto-motivação:
– Assuma responsabilidade pelo seu aprendizado e busque conhecimento a todo instante para garantir sua segurança e desenvoltura.
– Estude tudo sobre o produto que você está vendendo e apaixone-se por ele.
– Mantenha sempre aceso o seu desejo de crescer.
– Aceite que cada venda oferece sempre um novo aprendizado.
– Lapide sempre os seus talentos.
– Tenha amor e orgulho da sua profissão.
– Celebre sempre a conquista de seus objetivos.
– Valorize o seu potencial e confie nas suas idéias e colocações.