Agora não é questão de preço. Encontrar as provetas para evitar as multas está cada vez mais difícil.
Desde que a Portaria nº 528/2014 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro ) institui a obrigatoriedade da substituição da proveta de 100 ml utilizada para medição do teor de etanol anidro na gasolina já se passaram quase 3 anos.
Neste período por duas vezes houve a alteração do prazo de fiscalização uma vez que até o início deste ano somente um laboratório teve a iniciativa de produzir as novas provetas de acordo com as especificações da portaria. Porém, de olho neste mercado de 40.000 postos que serão obrigados a substituir este equipamento mediante fiscalização e multa mais dois laboratórios passar a produzir e conseguiram fazer a certificação de suas provetas pelo INMETRO. Com isto a concorrência fez com que aumentasse a oferta do produto e em alguns casos a redução do alto valor cobrado.
Como no segmento de postos toda a nova obrigatoriedade é seguida de muita fiscalização (para gerar receitas com multas) a dica é fazer a compra o quanto antes uma vez que os três laboratórios já estão ficando sem estoque e, de acordo com a máxima de mercado, quanto maior a demanda maior é o preço.
Outra dica é ficar de olho nas falsificações, pois alguns revendedores tem comprado gato por lebre. Se o valor for muito diferente do que está sendo praticado pelo mercado fique atento pois o custo do produto é muito alto e se aparece alguma “galinha morta” desconfie. Também confirme a disponibilidade de estoque da revenda para evitar que a mercadoria chegue somente após a data de início de fiscalização que é no dia 03 de junho de 2017.
Você sabe que no Portal Brasil Postos você pode confiar. Consulte nossa equipe comercial antes que o estoque acabe.