Além de diversificar as fontes de renda do proprietário do posto, lojas de conveniência atraem mais público para o local.
Interessados em diversificar as fontes de renda de seus negócios e depender menos dos ganhos com a venda do combustível – produto com uma margem de lucro pequena -, donos de postos têm aumentado suas frentes de ação. De lava-rápidos a pontos de troca de óleo e lojas de conveniência, o que antes era um extra do posto de combustível passou a ser o essencial.
“Hoje, não dá pra ter um posto de combustível sem agregar serviços como loja de conveniência, lavagem e troca de óleo. Loja de conveniência traz muito cliente para dentro do posto”, diz Manuel Vilela Filho, proprietário de dois postos da bandeira Petrobrás na cidade do Rio de Janeiro.
O movimento gerado pelas lojas não traz somente lucro pela venda direta de alimentos – que têm uma margem de lucro grande. De acordo com Paulo Renato Ventura, gerente de lojas de conveniência da Petrobrás, “o cliente abastece o carro uma vez por semana, mas vai à loja de conveniência de três a quatro vezes”. Por esse maior fluxo de pessoas, um posto com uma loja vende incidentalmente de 15% a 20% a mais de combustível.
BR Mania
Paulo é um dos responsáveis pela ampliação da franquia de lojas de conveniência BR Mania pelo Brasil. Segundo o executivo, o faturamento das lojas vem crescido 20% desde 2010, mesmo com um aumento do número de lojas modesto em 2011. “O crescimento não foi alto ano passado, mas em 2012 esperamos crescer em 200 lojas sobre as 723 atuais.”
Segundo o executivo, o plano da empresa é saltar para 2 mil unidades até 2015, ainda uma parcela pequena quando se leva em consideração o tamanho da bandeira da Petrobrás, que tem em torno de 7,5 mil postos. “Esse boom de crescimento veio há somente três anos”, explica Paulo.
Na opinião do gerente, a diminuição do tempo disponível para famílias irem ao supermercado e cozinharem deve fazer com que as franquias continuem crescendo a um ritmo forte.
Franqueamento
Um requisito básico para quem deseja trabalhar com uma franquia da BR Mania é ser proprietário de um posto sob a bandeira da Petrobrás.
Manuel conta que já era a segunda geração de administradores de um posto Esso quando decidiu mudar a bandeira para a concorrente nacional em 1999. “Por a empresa ser brasileira, tenho uma facilidade de diálogo, dos assessores até a diretoria”, explica.
Segundo o proprietário, quando mudou a bandeira de sua loja de conveniências para a BR Mania, a renda era de R$ 30 mil. Hoje, fatura de R$ 125 mil a R$ 130 mil mensais, com um crescimento de 8% nos últimos três anos.
O executivo destaca a marca própria da BR Mania como um dos atrativos para clientes. “Além de reestruturar o estabelecimento com mudanças na estrutura e mobiliário, a BR Mania fez pesquisas de mercado e colocou produtos novos. Já tem clientes que vão comer na BR Mania porque acham o nosso hambúrguer melhor do que o do McDonald’s ou do Bob’s”, afirma Manuel.
Paulo conta que a franquia tem seguido a tendência mundial de conveniências de focar em alimentos. Hoje, a marca própria da empresa já possui mais de 100 itens. “Desenvolvemos uma vasta linha de produtos. temos quatro tipos de pizzas, três de massa e dez de sanduíches”, exemplifica. Segundo ele, esse é o principal fator de aumento do faturamento da empresa recentemente.
A franquia também oferece softwares para auxiliar na administração do negócio, planos de incentivo a funcionários e planejamento de promoções para seus franqueados.
BR Mania em números
Setor: negócios, serviços e conveniência
Resumo do negócio: rede de lojas de conveniência dos postos Petrobrás
Número de unidades:723
Unidades próprias:3
Unidades franqueadas: 720
Faturamento médio mensal: R$ 70.mil Taxa de franquia cobrada: R$ 17 mil Taxa royalties e propaganda: 5% do faturamento bruto
Capital necessário para instalação: de R$ 186,6 mil a R$ 953,2 mi (dados da Associação Brasileira de Franchising/ABF)
Capital de giro: R$ 10 mil a R$ 60 mil (dados da ABF)
Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses (dados da ABF)
Principais concorrentes:Shell Select, Ale, AM PM
Fonte: http://invertia.terra.com.br/empreendedor/noticias

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