Os revendedores do país passam por um momento crítico e precisam de toda a ajuda necessária.

Segundo a Fecombustíveis o movimento nos postos em cidades acima de 300.000 habitantes apresenta uma queda de 50% de demanda nos pontos de vendas. Ações como redução da carga trabalhista, postergação dos impostos e outras medidas estão sendo reivindicadas pela categoria e certamente trarão um alívio para o revendedor que necessita desesperadamente de caixa para sobreviver nos próximos 60 dias.

Diante disso as maiores distribuidoras também apresentaram seus  “Pacote de Medidas” para ajudar sua base de postos bandeirados.

Acompanhe o que está sendo veiculado.

1. BR Distribuidora 

Assunto: Resposta à FECOMBUSTÍVEIS – Ofício nº 018/2020, de 20.03.2020.
CC: FECOMBUSTÍVEIS e associados ; SINCOPETRO e associados ; REGRAM

 

 

Ilmo. Sr. Paulo de Miranda Soares – Presidente da Fecombustíveis,

Acusamos o recebimento do seu Ofício acima citado e nós ,BR Distribuidora viemos, de pronto, apresentar nosso sentimento de profunda consternação pelo momento em que o país e a sociedade vem passando em razão da pandemia Covid-19 (Coronavírus), conscientes também das dificuldades que os revendedores da Rede BR estão enfrentando.
Acreditamos que esta crise deve ser enfrentada por todos com consciência, responsabilidade e solidariedade. Temos, enquanto rede, um papel muito importante nesse momento, de garantirmos o movimento de quem precisa estar na rua e nas estradas transportando produtos, prestando auxílio ou tocando outros negócios fundamentais. Nossas equipes de pista e de loja estão a postos, na linha de frente desta batalha, o que é motivo de orgulho para todos nós.

Por conta desse cenário, estando o setor de distribuição, no qual se insere a BR Distribuidora, diretamente afetado, temos buscado dar tratamento individual e pontual à busca de soluções consensuais junto aos nossos fornecedores, prestadores de serviço e parceiros comerciais, de modo a mitigar os impactos do evento excepcional aqui mencionado.

Isso se dá em razão das múltiplas variáveis que compõe cada negócio da Cia que devem ser levadas em consideração na procura pela solução ótima perante cada uma dessas partes relacionadas.

Desse modo, ressaltamos estar envidando os seus melhores e dedicados esforços para tentar enfrentar os desafios do cenário atual com as medidas que estão ao nosso alcance, monitorando continuamente os cenários e desdobramentos do evento aqui tratado, cujos impactos temporais ainda não podem ser medidos com precisão de modo a cumprir com os seus compromissos com todas as nossas partes relacionadas (fornecedores, prestadores de serviço, parceiros comerciais, força de trabalho, acionistas e autoridades governamentais) e, sensível ao pleito da Fecombustíveis, informamos estar com nossas gerências comerciais à disposição e mobilizadas para buscar soluções equitativas e equilibradas para cada um de nossos revendedores que levem em consideração todas as variáveis individuais dos negócios entabulados e o interesse econômico-comercial de ambas as partes.

Sempre dentro de nossos princípios de consciência, responsabilidade e solidariedade para com o momento, bem como o intuito de obter soluções equitativas para ambas as partes, informamos que adiaremos as próximas cobranças do PIM, previstas para abril e maio, em 90 dias. Suspenderemos também a cobrança dos royalties e taxas de marketing das franquias por 60 dias.

Além dessas medidas, propomos que o prazo de cumprimento dos volumes de combustíveis contratados seja prorrogado proporcionalmente enquanto perdurar o estado de calamidade pública, prorrogando-se, igual e proporcionalmente, o prazo final dos contratos de fornecimento – de modo a manter o equilíbrio econômico financeiro das relações comerciais sem que haja excessiva onerosidade para a Companhia.

Certos da vossa compreensão para este momento de crise extraordinária em nível nacional, e reforçando nossa parceria e compromisso habitual no atendimento de nossas obrigações, permanecemos à disposição de todos para o que for necessário.

Atenciosamente, Flávio Dantas
Diretor Executivo de Comercial Varejo e Inteligência de Mercado

Leonardo Burgos, Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Marketing

Clique e Veja o documento na íntegra. BR

2. BR Mania – COMUNICADO À REDE BR MANIA

Caro Franqueado BR Mania,
Nós da BR Distribuidora agradecemos a você e a sua equipe pelo trabalho incansável nesse momento tão difícil que o país está vivendo.
Com solidariedade, consciência e responsabilidade, a gente vai vencer esta crise.

A BR Distribuidora está a postos por você.
Para fortalecer e proteger a nossa parceria, divulgamos algumas medidas que a BR adotou para minimizar os impactos sobre o seu negócio:

Royalties e Fundo de Marketing BR Mania – – Isentaremos a cobrança dos royalties e taxa de marketing das franquias BR Mania por 60 dias – boletos com vencimento em maio e junho.

Parcerias Comerciais

SOUZA CRUZ – A Souza Cruz está concedendo flexibilização de crédito, aumentando o prazo de pagamento de toda a rede BR Mania de 14 para 21 dias durante o período de crise. Oferece ainda bonificações antecipadas da campanha vigente (março/2020) em quantidade equivalente a 100% do atingimento de meta de cada loja, sem descontos futuros. Também já estão disponíveis as bonificações ainda não resgatadas
da plataforma de B2B Conecta Souza Cruz.

UNILEVER – A Unilever está concedendo descontos extras para compras realizadas pelos franqueados BR Mania via site e aplicativo Unilever Sorvetes. Estes descontos são de, no mínimo, 3% e estão sendo estudados descontos mais expressivos para os próximos dias.

PHILIP MORRIS – A Philip Morris está oferecendo de 7 a 14 dias adicionais ao prazo de pagamento regular, conforme volume da compra. Casos de títulos vencidos estão recebendo tratamentos diferenciados, com possibilidade de isenção de multas e encargos, através de contato direto do franqueado com a empresa Global pelo 0800-721-0867. Já as lojas que tiverem títulos a vencer e quiserem se antecipar podem enviar e-mail para cobranç[email protected] ou entrar em contato com o Canal de Televendas (0800-770-
5235) para análise e concessão de crédito, por onde também consegue realizar um pedido de compras e ainda cadastrar sua loja no portal de e-commece da Philip Morris para realizar seus pedidos online.

JTI – A JTI está concedendo aumento de prazos de pagamento, podendo chegar a 28 dias, além de uma série de incentivos válidos, a princípio, até 31/03/2020, podendo ser prorrogados conforme evolução do cenário:
Para os estados de Pernambuco e Bahia, a loja que comprar pelo menos 50% do seu volume médio mensal receberá até 7% de bonificação em produtos Winston Blue Box e Camel Blue Box. Está sendo concedido ainda prazo adicional de pagamento conforme volume de compras. Para os demais estados, seguirá com uma rebaixa de preços para Winston Base (Winston Classic BOX e SFP, Red 7, Blue BOX e SFP, Silver) e, além disso, cada loja que comprar pelo menos 50% do seu volume médio mensal de Camel receberá até 7% do volume de Camel total comprado em bonificação de Camel Blue Box.

AMBEV – De forma exclusiva para conveniências, foram liberados em março e abril expressivos descontos para compra dos principais produtos através do ParceiroAmbev (canal de e-commerce B2B). Além disso, ampliaram a quantidade de itens cobertos pelas ações promocionais na plataforma, permitindo que o lojista tenha condições atrativas de abastecimento neste ambiente desafiador que nos encontramos.

COCA-COLA – Para as regiões atendidas pela engarrafadora Solar, a Coca-Cola está concedendo aumento de 14 dias nos prazos regulares de pagamento, incluindo boletos em aberto referentes a pedidos realizados a partir do dia 17/03/2020, sem acréscimos financeiros. Além disso, está aumentando os limites de crédito dos franqueados BR Mania.

LA SPAZIALLE – A La Spaziale Brasil concederá, em abril, desconto de 50% na locação da máquina de café, com prazo de 90 dias para pagamento. Os boletos serão enviados até 05/04, já com o referido desconto.

Nosso time não vai parar. Estamos planejando mais ações e parcerias para passarmos juntos por esse momento. Em breve traremos novas informações para você.

O Brasil conta com você. E você também pode contar com a gente. Estamos a postos pelo Brasil.

3. Shell 

 

 

 

 

 

 

Veja o documento na íntegra. –  Pacotes de Medidas Shell

 

4. Ipiranga 

Amigos, revendedores, franqueados e parceiros,

Estamos aqui para contar as novas medidas, pensadas exclusivamente para apoiá-los nesse momento tão difícil. Momento esse, que precisa de um grande esforço de todos nós. Gostaríamos de agradecer a todos vocês. Por tudo que já fizeram. Por transformarem a Ipiranga, uma empresa brasileira, em uma das marcas mais queridas pelos brasileiros. Tenham a certeza de que cada brasileiro vai ser grato a cada um de vocês e suas equipes por saber que, numa época tão difícil, ele pode contar com um Posto Ipiranga. Vamos às medidas, especiais e transitórias, válidas para abril e maio, que visam ajudar todos os revendedores e franqueados que tiverem necessidade.Confiram:

» CONTRATO DE OPERAÇÃO DE POSTO IPIRANGA / CONTRATO DE FORNECIMENTO DE PRODUTOS – Postergação do prazo dos contratos vigentes para cumprimento do volume contratado, adicionando 2 meses ao final do contrato original (sem alteração no volume pactuado);

» CONTRATO DE BONIFICAÇÃO POSTECIPADA – Remoção de cláusula de performance durante os meses de março, abril e maio/2020 nos contratos em vigor. Isso significa que o valor da bonificação será calculado sobre 100% do volume adquirido no período; » CONTRATO DE LOCAÇÃO OU SUBLOCAÇÃO (postos de propriedade da Ipiranga ou alugados à Ipiranga) – As parcelas de aluguel devidas em abril e maio de 2020 (na hipótese dos contratos vigorarem nos referidos meses) serão reduzidas em 50%, sendo certo que o referido valor da redução (correspondente a 50% do valor) será cobrado em 10 parcelas iguais e irreajustáveis (sem juros e sem correção monetária) a partir do mês de junho/2020, ou por ocasião da rescisão dos contratos de locação ou sublocação, o que ocorrer primeiro.

» CONTRATOS DE FINANCIAMENTO, CAPITAL DE GIRO, CONFISSÃO E ASSUNÇÃO DE DÍVIDA DENTRE OUTROS CONTRATOS FINANCEIROS COM AMORTIZAÇÃO MENSAL (incluídos os financiamentos de equipamentos das franquias am/pm e Jet Oil) – Todas as parcelas de amortização devidas em abril e maio de 2020 (na hipótese dos contratos vigorarem nos referidos meses) serão reduzidas em 50%, sendo certo que o referido valor da redução (correspondente a 50% do valor) será refinanciado e incorporado às parcelas vincendas do respectivo contrato em curso a partir de julho/20.

» ABASTECE AÍ – A partir de 01/04/2020, o crédito das operações financeiras realizadas por intermédio da ferramenta ABASTECE AÍ acontecerá em, no máximo, “D+3”, entendendo como “D” o próprio dia da transação. Essa condição vigorará até o fim de maio/2020.

» PLANO DE MARKETING – Primeiramente, anunciamos a prorrogação do fim do período de adesão para o dia 30 de abril. Adicionalmente, a cobrança do referido Plano terá início em Julho/2020, não havendo cobranças no 2º trimestre/2020. As estratégias estão sendo revistas com o objetivo de tornar o Plano viável para a revenda e adequado à realidade do momento, sem perder a robustez que faz dele uma ferramenta essencial para o sucesso do negócio, principalmente no período da retomada das vendas, após o final dessa crise. » PROGRAMA RODO REDE – As mensalidades de abril a junho/2020 estão suspensas, voltando suas cobranças a partir de julho/2020. Da mesma forma que o Plano de Marketing, o PROGRAMA está sendo analisado e reestruturado para se adequar à realidade do momento e tornar-se viável para os revendedores Rodo Rede, cumprindo sua função de alavancar resultados.

» PROGRAMA DE MANUTENÇÃO DE IMAGEM – Os valores devidos em março e abril serão parcelados em 4 prestações mensais e consecutivas, a partir de maio/2020. » CUSTO DE MANUTENÇÃO DA FAIXA DE LED – Em negociação com os nossos parceiros fornecedores, obtivemos uma redução de 34% nas mensalidades do 2º trimestre/2020, voltando aos valores originais a partir de julho/2020.

» FRANQUIAS am/pm – Os royalties relativos aos meses de fevereiro, março e abril serão parcelados em 3 prestações mensais e consecutivas a partir de outubro/2020. » FRANQUIAS JET OIL – Os royalties relativos aos meses de fevereiro, março e abril serão parcelados em 3 prestações mensais e consecutivas a partir de outubro/2020.
AS CONDIÇÕES TRANSITÓRIAS E ESPECIAIS ACIMA DESCRITAS SÓ SERÃO CONCEDIDAS MEDIANTE TERMO DE ADESÃO DO REVENDEDOR E FRANQUEADO, PREVALECENDO O TERMO DE ADESÃO SOBRE ESTE COMUNICADO. Para aderir ao pacote de medidas especiais e transitórias oferecidas pela Ipiranga, o procedimento é simples – basta assinar eletronicamente o termo de adesão no Portal Rede Ipiranga, que estará disponível a partir da próxima 4ª feira, dia 25/03/2020 e até 6ª feira dia 03/04/2020. Aproveitamos a oportunidade para reforçar a enorme importância das franquias realizarem a transmissão integral diária das vendas através do sistema Linx. Só assim temos a condição de monitorar dia a dia os nossos estoques por item vendido, elevando o nosso nível de serviço, bem como permitindo melhores negociações com fornecedores. Ainda na linha de aumentarmos a nossa competitividade, a adesão aos contratos de parceria com fornecedores estratégicos (Seara, Kibon etc.) é crucial, uma vez que a maior virtude de um modelo de franquia está no efeito rede. Precisamos estar unidos. É preciso que todos façamos a nossa parte. Todo esse nosso esforço está sendo feito no intuito de manter nossos postos e franquias abertos ao público e com a sua saúde financeira em dia (adimplentes). Nossas dependências operacionais ficarão abertas, tudo para tentar minimizar o impacto para você revendedor, para você franqueado e para a nossa sociedade. Não precisa antecipar seus pedidos. É hora de gerirmos os nossos estoques com muita cautela. Nesse sentido, com o objetivo de cuidar do capital de giro do seu posto, manteremos o recebimento de pedidos da mesma forma como o habitual. Idealmente, buscamos carga fechada de 15 m3. Mas, dentro do possível, atenderemos cargas fracionadas de 5 m3 ou 10 m3. Nosso time comercial, com mais de 370 profissionais, está disponível para lhe ajudar em todas as suas necessidades. Manteremos, dentro do possível, uma normalidade em nossas iniciativas. Sabemos da importância da parceria nesse momento, onde a soma de nossos esforços nos permitirá sair mais fortes da crise. Por meio de nossa dedicada equipe de vendas, estaremos acompanhando, muito próximos e individualmente, cada Posto Ipiranga, reforçando a parceria que sempre caracterizou a nossa relação. Nós, como Empresa, estamos ao seu lado nesta fase crítica. Para esclarecer dúvidas ou saber mais sobre o pacote de auxílio da Ipiranga, fale com o seu Assessor de Varejo, seu Consultor am/pm ou seu Consultor Jet Oil.
Vamos seguir juntos, unidos, para vencermos esta batalha.
SAIREMOS MAIS FORTES!
IPIRANGA AO LADO DE SEUS REVENDEDORES E FRANQUEADOS
Miguel Lacerda Diretor Comercial Rede
Marcello Farrel Diretor AMPM
Eduardo Tardin Gerente Jet Oil

Veja o Documento na Íntegra – comunicado-ipiranga-revendedores-2020.pdf

5. ALE 

A distribuidora de combustíveis ALE, quarta maior do país, criou um pacote de medidas para apoiar os revendedores da Rede e os grandes consumidores durante a pandemia de Covid-19. As iniciativas têm como objetivo possibilitar maior prazo de pagamento em contratos e serviços, além de flexibilizá-los. A companhia também passará a oferecer todos os cursos EAD (educação a distância) da Academia Corporativa —plataforma de capacitação da ALE— gratuitamente, nos meses de abril e maio, para os empresários e equipes dos postos de combustíveis e serviços se capacitarem ainda mais durante esse período.

A ALE sempre prezou pela flexibilidade no contrato de fornecimento de produtos. Por isso, nos próximos três meses (abril, maio e junho), a companhia vai considerar que a defasagem na quantidade mensal de litros de combustíveis, estipulada em contrato, reflete a crise em função da pandemia. Sendo assim, ela será postergada no adicional de prazo de contrato, sem necessidade de penalidade ou de notificação.

As parcelas de contratos financeiros também serão mais flexíveis. A companhia vai refinanciar 50% das parcelas vencidas em abril, maio e junho por seis meses subsequentes. Para os postos que possuem contrato de locação ou sublocação, 50% das parcelas de abril e maio serão postergadas e repactuadas em seis meses.

Em relação às lojas de conveniência Entreposto, unidades de serviços automotivos ALE Express e Trocas Inteligentes exclusivas da marca, a ALE não cobra royalties variáveis. No caso da Entreposto, há uma mensalidade fixa para manutenção do programa, assessoria e acesso a parcerias. Nesse caso, as parcelas dos próximos três meses (abril, maio e junho) serão postergadas e posteriormente cobradas em seis vezes sem juros a partir de julho. Para as ALE Express e Trocas Inteligentes, não há cobrança de mensalidade.

Outra iniciativa se refere ao programa de incentivo e gestão dos negócios da companhia, o Clube ALE, direcionado aos revendedores. A companhia elege, entre os 1,5 mil postos em todo o país, o destaque do mês a partir da avaliação de vários indicadores, que vão desde a compra de produtos ALE até a qualidade do atendimento na pista. Em abril e maio, a escolha do “Melhor Posto do Mês” estará suspensa e todos os postos “Classe A”, que representam os mais bem colocados no programa, receberão a mesma premiação em REALES —moeda exclusiva de troca do programa—, sendo 50 mil REALES para o posto e 50 mil REALES, que serão divididos para a equipe cadastrada. O valor pode ser utilizado para resgatar uma série de itens disponíveis no catálogo do Clube ALE, entre eles materiais para uso coletivo no posto, pagamento de contas, recarga de celular e voucher de supermercado.

 

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