Considerado o segundo melhor período de vendas de alimentos depois do Natal, a Páscoa tem tudo para ser bem doce neste ano de copa do mundo.
Você tem menos de 40 dias para mostrar o potencial de produtos e serviços de sua loja, desde o ovo de páscoa até uma sugestão de vinho ou cerveja especial para o tradicional almoço de páscoa com a família. Fique atento: logo após o carnaval, sua conveniência deve estar devidamente preparada para conquistar consumidores.
Quem sai na frente e prioriza o planejamento tem sempre maior possibilidade de chamar a atenção e aumentar as vendas. O lojista que souber definir corretamente seu sortimento, preferencialmente pensando na categoria, ou seja, no conjunto de produtos consumidos por ocasião da Páscoa (não só chocolates mas pelúcias, caixas de bombons, presentes, vinhos, etc) possuir ações nos pontos-de-venda alinhadas com os fornecedores e dispor de um aparato logístico que possibilite uma reposição eficiente já está um passo à frente da concorrência.
Para aumentar a lucratividade nessa época, um bom planejamento e o alinhamento com os fornecedores para traçar estratégias conjuntas são fundamentais para impulsionar as vendas.
A importância do Ponto de Vendas – PDV
O PDV é uma importante mídia na formação e manutenção de um produto. O que estiver bem apresentado terá mais visibilidade, e consequentemente, venderá mais.
Os produtos de Páscoa, por serem sazonais, devem ter todo um tratamento e estratégia especiais, que quando utilizadas corretamente, são fundamentais para fisgar o consumidor.
Uma das primeiras questões a serem resolvidas é o espaço a ser destinado para esses produtos. Segundo ele, muitos lojistas passam pelo drama de não conseguirem dispor os itens de forma a não conflitar com os produtos regulares, prejudicando a exposição e consequentemente as vendas. Esses produtos têm uma participação importante no faturamento e precisam conquistar um lugar na gôndola e ter visibilidade extra, pois seu período de exposição é restrito. Displays exclusivos e pontos extras dentro da loja podem ajudar a solucionar a questão.
É preciso pensar além de chocolates …
Ainda dá tempo de lucrar com a páscoa. Para isso, é preciso pensar além dos chocolates e vender lembranças. “A páscoa é um momento das pessoas se presentearem. Uma boa maneira de chamar atenção é sofisticar o produto, trazer mais significados, como as cestas, enfeites, brinquedos e até vinhos”, aconselha Daniel Garcia Correa, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Senac.
Despertar o emocional do cliente é uma boa maneira de obter uma fatia das 18 mil toneladas de chocolate que serão vendidas na Páscoa em 2014, segundo estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (ABICAB). Inovar sem deixar a tradição de lado é uma arma que pode ser utilizada. Para esta Páscoa, a Chocolat Du Jour lançou novidades, como o kit trilha, que ajuda os pais a fazerem o caminho do coelho até os ovos. “É uma sugestão de brincadeira, para entrar no universo lúdico da Páscoa”.
Segue algumas sugestões para revender em sua Loja de Conveniência.
- Colomba Pascal
- Livros
- Arranjos e Cestas de Páscoa
- Perfumes
- Flores
- Pelúcia
- Peixes Congelados
- Embalagens personalizadas
- Óculos Solar
- Bolsas, Mochilas e Carteiras
- Capas para Celular e Tablets
Os ovos sobraram? – Um bom planejamento também evita que o varejista viva entre o dilema do “encalhe” ou da ruptura (falta de produtos nas prateleiras) nessas ocasiões. Afinal, o que fazer com os ovos de Páscoa que sobraram? Nesse sentido, é primordial, segundo ele, a definição do sortimento correto de produtos, em conjunto com o fornecedor, especialmente por ser uma linha de produtos com forte apoio de marketing, cujo conhecimento é essencial para estimar o volume de vendas. O alinhamento das previsões de vendas e uma logística eficiente garantem ao consumidor encontrar o item desejado. O sortimento adequado, portanto, proporciona ao varejo maior giro de produto e principalmente fidelização de clientes.
Campanhas Promocionais de Vendas
A Promoção é uma das ações mais utilizada entre as empresas. A maioria dos planejamentos tem alguma ação promocional.
Para uma marca que vende chocolate é fácil criar uma ação promocional de Páscoa, mas e para um posto de combustível? Nessas horas a criatividade deve estar alinhada com o objetivo da ação.
Alguns postos oferecem promoções de “PROMOÇÃO TANQUE CHEIO NA PÁSCOA” , sorteio de cestas de páscoa , além de distribuição gratuita de brindes.
É importante lembrar que o planejamento de campanha é essencial para os resultados positivos. Abaixo segue alguns itens que devem ser considerados:
– Comunicação visual – crie o tema da campanha explorando a data, envolvendo uma premiação.
– Decoração do local – use bexigas, faixas (dentro do permitido pela legislação, claro!), componha e abuse das cores. Se quiser, crie até uma cenografia com o tema da campanha;
– Material impresso – o folheto promocional da campanha pode ser entregue ao consumidor no momento da emissão do cupom fiscal;
– Crie jalecos, camiseta, bonés, crachás com tema da campanha para identificar os funcionários;
– Distribua adesivos pertinentes ao tema da campanha para fixar no vidro do carro e, ao mesmo tempo, divulgar a promoção do seu posto na rua;
– Utilize o cadastro de clientes para fortalecer a campanha através de mídias sociais e e-mail marketing;
– Campanha de incentivo para equipe – vincule a oferta dos produtos de páscoa atrelado à campanha. Se possível, utilize o comércio local para divulgar a promoção;
– Se houver verba, anuncie na mídia local, como revista, rádio e jornal;
Seja criativo e mão à obra.Bons negócios .
Renato da Silveira – Sócio Consultor Brasil Postos.