Uma bomba dágua pode ter inúmeros motivos para parar de funcionar, tempo de uso, má instalação, defeitos de fábrica porém uma das principais causas são o mau uso, que é acarretado principalmente quando o rolamento é fragilizado por corrosão e impurezas que se acumulam na bomba devido ao uso de água da torneira pura ou misturada com a dosagem errada de aditivos junto a ela.
Por que a água da torneira pura é um veneno para a bomba d´água?
Acontece que a água de torneira tem cloro e sais. O cloro pode reagir com o alumínio do motor e formar cloreto de alumínio, cuja produção resulta na corrosão do metal. Os sais minerais também reagem com os metais (ferro, alumínio, magnésio, latão e o que mais tiver no bloco do motor) e causam o mesmo efeito.
Com o uso prologando da ação desses sais o rolamento da bomba pode acabar ficando engripado podendo chegar ao ponto de travar , e literalmente “lascar tudo “. Além disso o uso deste tipo de água não afeta somente esta peça más também pode causar danos na válvula termostática, radiador, cabeçote ou qualquer lugar metálico que esta água tenha contanto no motor.
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Se caso você tenha comprado um carro usado e ele estiver com água de torneira, o primeiro passo a se fazer é logo na primeira revisão fazer a limpeza do sistema de arrefecimento substituindo esse fluido, por um a base de etilenoglicol que pode ser concentrado ou o que já venha pronto para o próprio uso. É importante que seja este tipo pois se houver alguma corrosão , o mesmo ajuda a mante-la sem aumento e evita mais problemas. Após isso é recomendado que opte pela água desmineralizada (não possui sais) que é a mais indicada para o motor, que alem de barata é facilmente encontrada em casas de autopeças principalmente nas que estão disponíveis no site do Canal da Peça.
Bomba D´água
Os fluídos ou aditivos de arrefecimento geralmente reduzem o ponto de fusão para abaixo de zero e elevam o de ebulição para acima de 100 graus, reduzindo o risco da ebulição do fluido no sistema. Se você mora em locais onde a temperatura chega aos números negativos, o fluido é essencial para evitar o congelamento da água, algo que pode trincar os componentes do motor, incluindo bloco e cabeçote, uma vez que a água se expande ao congelar.
Por último, os aditivos também têm calor específico menor que o da água, o que significa que esquentam e esfriam em menos tempo – o fluido chega mais rapidamente à temperatura ideal de trabalho e, ao passar pelo radiador, resfria mais rapidamente que a água.
Confira um pouco mais neste vídeo como fazer a substituição do líquido de arrefecimento:
FONTE: Passe Carros