A BR Distribuidora está perdendo mercado para os postos independentes, de acordo com levantamento realizado pelo jornal Valor, com base nos dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom). O estudo mostra que a companhia perdeu participação nas vendas dos principais combustíveis (diesel, gasolina e etanol) ao longo do primeiro semestre.
No caso do diesel, por exemplo, que é o combustível mais consumido no país, a participação de mercado da companhia caiu 3,44 pontos percentuais, embora ela se mantenha na liderança. Um terço dessa fatia ficou com as suas concorrentes Ipiranga, Raízen e Ale. O restante, a maior parte, foi absorvida pelas pequenas distribuidoras e pelos postos de bandeira branca.
O levantamento mostra, ainda, que outras distribuidoras também perderam espaço em alguns segmentos. No caso do mercado de gasolina C, por exemplo, a fatia da BR caiu 1,81 pontos e, com exceção da Raízen, as associadas ao Sindicom também perderam espaço para as empresas menores. Nas vendas de etanol hidratado, por sua vez, a participação da BR recuou 3,17 pontos percentuais, enquanto suas principais concorrentes perderam, juntas, 2,56 pontos desse mercado. (MA)
Fonte: http://www.postonet.com.br/