Um projeto de lei em São José dos Campos quer pôr fim ao costume de encher o tanque do carro além do limite. O projeto tramita na Câmara e pode ser votado até o final do mês.
Se sancionada, a lei poderá multar em R$ 2 mil os postos de combustíveis que preencherem o tanque dos carros além do permitido pela trava automática. Um dos motivos para a proibição, é que a ação pode encharcar um filtro que fica dentro dos tanques. Assim, o carro libera mais gases e acaba poluindo mais.
O engenheiro mecânico, Carlos Eduardo Oliveira da Silva explica que além do filtro perder a função, ele pode liberar mais combustível para o motor, o que prejudica o funcionamento do carro. “Se tem uma pressão um pouco maior no tanque, que era para ter gás e tem combustível, existe um certo retorno de combustível para o motor e um controle eletrônico de pressão que é prejudicado também, o que pode alterar o funcionamento do motor do carro”, disse.
Proprietário de um posto de gasolina na cidade, Dirceu Augusto, acredita que pode haver confusão se a lei for aprovada. “Isso fica muito mais a critério do próprio cliente. Para nós vai ser complicado, vamos entrar até em atrito com alguns clientes a respeito e vamos saber administrar de isso acontecer”, afirmou.
Segundo os motoristas que já costumam encher o tanque até a trava, a lei será positiva, se aprovada. “Se polui o meio ambiente, eu acho que acho que a população tem que ter esse conhecimento e tentar agir da melhor maneira possível”, disse a professora Teresa Cristina.
Fonte: G1