Ipiranga fecha acordo com Chevron para trazer Texaco de volta ao Brasil
Companhias firmaram acordo de licenciamento da marca para varejo de combustíveis
A Ipiranga será licenciada da Chevron para comercializar e vender combustíveis Texaco, com foco em uma rede de postos da marca em todo o país.
Para a Ipiranga, o movimento beneficia o mercado de distribuição no país, com o retorno de uma marca reconhecida pelos consumidores, e traz um selo internacional ao portfólio de produtos.
“É uma oportunidade interessante para complementar a nossa rede de postos, principalmente em mercados onde já temos força com a presença da marca Ipiranga. Usaremos nossa expertise, infraestrutura e credibilidade para apoiar o retorno da marca Texaco, que tem histórico de sucesso no mercado brasileiro”, diz Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, em nota.
Chevron e Ipiranga já são sócias da Iconic – atual líder de mercado no segmento – que comercializa lubrificantes, fluidos e graxas das marcas Ipiranga e Texaco e distribui óleos básicos Chevron.
Atualmente, a Chevron tem interesses em 19 blocos de exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas na costa do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Para os segmentos Downstream & Chemicals, além das participações na Iconic Lubrificantes, a Chevron Oronite também opera uma fábrica de aditivos para lubrificantes, no Pólo Petroquímico de Mauá, em São Paulo.
Retorno ao país
A iniciativa pontua o retorno da marca ao país após 16 anos, quando a Chevron vendeu a rede de postos para o grupo Ultrapar, dono da Ipiranga.
Com o acordo, a Ipiranga será licenciada da Chevron para vender combustíveis da Texaco, com foco em uma rede de postos da marca.
Loja de Conveniência
A Ipiranga também vai operar as lojas de conveniência, sob a marca Star Mart da Chevron.
Na visão do coordenador de Cursos Automotivos da FGV, Antônio Jorge Martins, o acordo pode ser benéfico para a Ipiranga, que poderá se valer da reputação da Texaco para alavancar os negócios:
“Esse mercado de combustíveis vive muito de reputação, o que os consumidores optarem por uma marca ou por outra. A Texaco ficou vários anos no Brasil e não saiu queimada. Esse retorno rende a proporcionar uma disputa cada vez maior entre as marcas de combustíveis.”
Longa trajetória no Brasil
Operando no Brasil desde 1915, a Texaco teve a sua razão social alterada para Chevron Brasil Ltda em 2005, após uma fusão das empresas Chevron Corporation e Texaco Inc. Apesar disso, o consumidor ainda conseguia encontrar a marca Texaco no seu dia a dia: na rede de postos, nos combustíveis, lubrificantes e graxas comercializados.
Três anos depois, a separação das atividades de lubrificantes e de distribuição de combustíveis gerou a Chevron Brasil Lubrificantes Ltda.
No ano de 2017, a Chevron Brasil Lubrificantes e a Ipiranga Lubrificantes formaram uma joint venture, a Iconic Lubrificantes, abarcando os negócios de desenvolvimento, produção, distribuição e venda de lubrificantes, graxas e fluidos Texaco e Ipiranga. Antes, porém, as operações da Texaco foram compradas pela Ultrapar, que transformou os postos da Texaco em Ipiranga, sua principal marca.
A Chevron tem reforçado sua atuação no Brasil. Atualmente tem interesses em 19 blocos de exploração e produção de petróleo e gás em águas profundas na costa do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Para os segmentos Downstream & Chemicals, além das participações na Iconic Lubrificantes, a Chevron Oronite também opera uma fábrica de aditivos para lubrificantes, no Pólo Petroquímico de Mauá, em São Paulo.