Esqueci de trocar o óleo do carro. Tem problema? Tem sim e muito. O óleo do carro é como o sangue que circula em nossas veias. Não conseguimos viver sem sangue. E quando perdemos muito sangue, desmaiamos, perdemos a consciência. É assim com a falta de óleo, ou óleo muito baixo no motor do carro.
O nível deve ser sempre conferido, e de tempos em tempos trocado. E ainda observar sempre o tipo de óleo que pode ser colocado no motor do seu carro. Nem sempre o óleo que vai no motor do carro do seu vizinho serve para o motor do seu carro.
A lubrificação correta é fundamental para a vida útil do motor e deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo. A função básica do óleo é, que com sua viscosidade, se evite atrito entre as peças do motor, impedindo que se desgastem ou até travem o motor. Por essa razão, a troca deve ser feita regularmente, pois o óleo vai aos poucos perdendo sua viscosidade e aderência.
Verifique o manual do fabricante, se atente ao modelo e quantidade indicados, assim como a periodicidade de troca, por período ou por quilometragem rodada.
Além do óleo, devemos ficar atentos ao filtro de óleo. A função do filtro de óleo, éeliminar partículas de metal que são geradas pela fricção das peças dos motores. O contato das peças do motor, como os pistões, podem gerar impurezas muito nocivas ao bom funcionamento do motor. Aí entra a importância do filtro de óleo.
Antes aconselhava-se a troca do filtro a cada duas ou três trocas de óleo, mas hoje, as principais montadoras indicam a troca sempre junto com a troca de óleo.E realmente é o mais indicado, pois as novas tecnologias aplicadas aos motores geram mais atrito e calor, gerando maior quantidade de impurezas.
E observe também onde realizar a troca de óleo e filtro. Procure locais indicados por amigos ou com profissionais treinados e qualificados. Hoje, o carro, também é membro da família.
Fonte: http://www.carrolandia.net/