Ferramenta que agiliza atendimento está disponível em 600 postos de combustíveis e deve chegar a 2 mil até o fim do ano
Para facilitar os pagamentos nos postos de combustíveis da Shell e ajudar a fidelizar os clientes, a Raízen, joint venture entre a petroleira de origem inglesa e a brasileira Cosan, desenvolveu um aplicativo que, depois de um projeto piloto, agora começa ser expandido para toda a rede.
Os testes do Shell Box começaram em Goiás e, quando concluídos, o aplicativo foi lançado no Rio de Janeiro. Com o tempo, alcançou cada vez mais cidades, chegando ao interior e ao litoral de São Paulo. Agora está disponível na região metropolitana, onde praticamente todos os postos Shell já oferecem o serviço.
A exceção é a capital paulista, por conta de uma lei municipal que proíbe o uso de aparelhos celulares em postos de gasolina. A empresa diz que sua área jurídica está tratando do assunto com a Prefeitura.
O serviço já está atuando em cerca de 600 postos no País. A meta é chegar a 2 mil até o fim do ano, diz a gerente de meios de pagamentos e fidelidade da Raízen, Bianca Amaral.
A empresa espera construir uma maior fidelidade de seus clientes com a solução. “As pessoas abastecem em média de três a quatro vezes por mês em nossos postos, e usam o aplicativo de duas a três no mesmo período”, afirma Bianca.
O novo serviço também facilita o trabalho dos funcionários dos postos. Para Elton Santos, encarregado de pista do posto Shell Novo Milênio, localizado em Santos (SP), a funcionalidade do aplicativo ajuda a agilizar a fila de clientes. “O posto atua com o aplicativo há mais ou menos quatro meses, e o treinamento foi muito rápido, não afetando em nada na nossa produção”, afirma.
O aplicativo funciona por meio da plataforma de pagamento Paypal. O usuário cadastra seu cartão de crédito e utiliza um código pelo celular, já com o valor que terá de ser pago. Ao informar o código, o pagamento é realizado.
Como funciona
O processo é simples: basta que o usuário acesse o aplicativo Shell Box conectado a uma conta PayPal com cartão de crédito, digite o token de seis números encontrado na bomba de combustível em que estiver e autentique a compra.
Através de georreferenciamento e conexão com a internet, a “bomba inteligente” informará ao app o valor da transação, que será pré-autorizada no cartão do usuário conectado ao PayPal. Quando o frentista recolocar o bico da mangueira de volta na bomba, o pagamento será debitado.
Fonte: http://www.dci.com.br/
Confira também: Nova Cartilha de Placas Obrigatórias 2017