A Texaco está de volta ao Brasil, trazendo uma nova experiência para os consumidores.

Sob o comando do Grupo Ultrapar, a marca icônica promete revolucionar o mercado de combustíveis com um modelo de negócios inovador.

A decisão de retornar ao país se baseia na forte lembrança da marca pelos consumidores brasileiros, que a elegeram como a quarta mais lembrada em pesquisas de mercado

Além da tradicional venda de combustíveis com a tecnologia Techron, a Texaco oferecerá lojas de conveniência Star Mart e serviços de troca de óleo Star Lube.

MODELO DIFERENTE 

O que nós estamos fazendo aqui com a marca Texaco é, na verdade, introduzir um modelo diferente de negócio no país, em que a gente vai adotar uma estratégia de exclusividade regional para parceiros específicos, em que esse parceiro vai ter a exclusividade da marca Texaco numa região que vai ser definida entre as partes e é para ser um modelo muito mais leve do ponto de vista de investimento

“É um paradigma novo para o mercado brasileiro. Seguimos com a responsabilidade de supply (‘fornecimento) e desenvolvimento de campanhas, mas há maior colaboração entre revenda e distribuição. Isso torna o movimento mais leve para a Ipiranga e dá mais liberdade ao revendedor, que não fica amarrado tanto tempo por um contrato.”

Ela faz alusão aos tradicionais contratos que estabelecem a compra de combustível da distribuidora para compensar o investimento inicial na unidade.

No novo modelo, esse “revendedor-investidor” também ganha exclusividade regional.

Por isso, em grandes cidades, a tendência é a de que os postos Texaco voltem pelas mãos de redes com relação de longa data com a Ipiranga. Mas revendedores menores, cujos postos se encaixem no perfil de consumo esperado para os Texaco, poderão pleitear a marca.

Parceria aditivada – Marca Texaco no Brasil inaugura estratégia dual brand com os postos Ipiranga

Após hiato de 16 anos, a rede de postos Texaco está de volta ao Brasil. A primeira unidade foi aberta na quinta-feira, 31, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina. O Grupo Ultra, dono da Ipiranga, fechou contrato de licenciamento com a Chevron e será responsável pela comercialização e venda de combustíveis Texaco com tecnologia Techron, pela operação das lojas de conveniência Star Mart e pelo gerenciamento do serviço de troca de óleo Star Lube.

Além disso, o Brasil será o primeiro país a receber o etanol com o aditivo Techron. Em sua volta ao País, Texaco adotará o slogan “Vem viver seu máximo”. A Bullet, que atende Ipiranga ao lado da Talent, responsável pela publicidade, é a agência responsável por desenvolver a comunicação da marca, incluindo social media, mídia digital, rádio, out-of-home (OOH), pontos de venda, experience e institucional online.

De acordo com Barbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga, nesta fase inicial, as ações de marketing focarão em gerar relevância e visibilidade.

“É o reencontro com o consumidor que valoriza um portfólio premium. Inauguramos, assim, uma estratégia de dual brand por meio de uma marca brasileira icônica e uma gigante em seu setor, que é a Ipiranga, e oferecemos uma opção internacional focada em tecnologia e performance nos postos Texaco, contribuindo para um mercado mais diverso”, afirma.

Ainda segundo Barbara, estudos estimulados e não-estimulados do Grupo Ultra indicaram a Texaco como a quarta marca mais lembrada no País, após IpirangaShell e BR.

HISTÓRICO DE PARCERIA

O relacionamento entre a empresa brasileira e a norte-americana é próximo desde 2018. Na ocasião, criaram a joint venture Iconic para comercializar os lubrificantes da Texaco no Brasil. A bandeira norte-americana iniciou sua operação no mercado brasileiro em 1915. Já seu primeiro posto foi inaugurado em 1950. Ao encerrar suas operações no País, em 2008, vendeu seus dois mil postos para o Grupo Ultra – que viraram Ipiranga.

Grupo Ultra possui 5,9 mil postos Ipiranga, 1.540 lojas AmPm, 1.145 unidades Jet Oil e 795 padarias.

Também integram o grupo a Ultragaz, de gás liquefeito de petróleo (GLP), energia elétrica renovável (distribuída pela Ultragaz Energia Inteligente), e gás natural comprimido (GNC) e biometanoUltracargo, de logística; e Hidrovias do Brasil, de soluções logísticas de baixo carbono. O portfólio crescerá em breve. A rede de lojas AmPm estabeleceu joint venture com a rede norte-americana de donuts Krispy Kreme para lançar a marca no mercado brasileiro. As primeiras unidades devem ser abertas até o início de 2025.

Veja as fotos do primeiro posto

Campanha de Inauguração

A marca Texaco retorna ao Brasil após 19 anos, inaugurando seu primeiro posto em Santa Catarina, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Na inauguração, nesta quinta-feira (31), das 9h às 10h da manhã, carros vermelhos receberão gratuitamente 20 litros de gasolina Texaco Techron, no Posto Galo Boca da Serra, no bairro Bela Vista.

Lembrando, serão somente para carros vermelhos, da marca do posto.

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