A icônica marca de postos Texaco está novamente presente no Brasil, após firmar um contrato de licenciamento com a Ipiranga e a Chevron.

Depois de se retirar em 2018, a Texaco retornou em grande estilo com a inauguração do primeiro posto em 31 de outubro, em Palhoça, Santa Catarina.

Neste momento, a prioridade é expandir a presença no estado com a Rede Galo, parceiro autorizado da região. “Ainda temos novas oportunidades de negócios sendo qualificadas”, explica Barbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.

Planos de Expansão

O próximo passo é a expansão para grandes centros urbanos como Rio de Janeiro e São Paulo ao longo de 2025. Segundo Barbara, o processo no Rio “está bem avançado”.

Novo Modelo de Operação

O relançamento da Texaco no Brasil está testando um novo modelo de negócio. Atualmente, o revendedor escolhe a bandeira e assina um contrato de exclusividade de fornecimento. Com Texaco, a empresa tem no revendedor um parceiro autorizado, com exclusividade em mercados específicos.

“Nesse novo modelo, o revendedor desenvolve a bandeira e os postos, enquanto a Ipiranga auxilia com fornecimento de produtos, melhores práticas de treinamento e marketing nacional”, explica Barbara.

Perfil da Marca e Marketing

Estudos indicam que a Texaco é a quarta marca mais lembrada no país, com forte apelo tecnológico.

“Texaco tem apelo de marca internacional muito baseada em tecnologia”, diz Barbara.

O grande destaque da Texaco é o combustível aditivado, focado na performance do motor. A Chevron até abriu a possibilidade de lançar etanol aditivado no mercado brasileiro. A Ipiranga, com sua linha de combustível aditivado Ipimax, também é uma forte referência em rendimento.

A decisão de retornar ao país se baseia na forte lembrança da marca pelos consumidores brasileiros, que a elegeram como a quarta mais lembrada em pesquisas de mercado

Além da tradicional venda de combustíveis com a tecnologia Techron, a Texaco oferecerá lojas de conveniência Star Mart e serviços de troca de óleo Star Lube.

MODELO DIFERENTE 

O que nós estamos fazendo aqui com a marca Texaco é, na verdade, introduzir um modelo diferente de negócio no país, em que a gente vai adotar uma estratégia de exclusividade regional para parceiros específicos, em que esse parceiro vai ter a exclusividade da marca Texaco numa região que vai ser definida entre as partes e é para ser um modelo muito mais leve do ponto de vista de investimento

“É um paradigma novo para o mercado brasileiro. Seguimos com a responsabilidade de supply (‘fornecimento) e desenvolvimento de campanhas, mas há maior colaboração entre revenda e distribuição. Isso torna o movimento mais leve para a Ipiranga e dá mais liberdade ao revendedor, que não fica amarrado tanto tempo por um contrato.”

Ela faz alusão aos tradicionais contratos que estabelecem a compra de combustível da distribuidora para compensar o investimento inicial na unidade.

No novo modelo, esse “revendedor-investidor” também ganha exclusividade regional.

Por isso, em grandes cidades, a tendência é a de que os postos Texaco voltem pelas mãos de redes com relação de longa data com a Ipiranga. Mas revendedores menores, cujos postos se encaixem no perfil de consumo esperado para os Texaco, poderão pleitear a marca.

Investimentos em Marketing

O slogan de retorno da Texaco é “Vem viver seu máximo”, alinhado ao direcionamento global e baseado na tecnologia de aditivados Techron. Um exemplo do sucesso dessa abordagem foi a ação de inauguração em Palhoça, onde os carros vermelhos que visitassem o posto foram presenteados com 20 litros de gasolina Texaco Techron, resultando em uma fila de mais de um quilômetro e quase 400 carros atendidos. A Bullet, responsável por essa ação, também cuida da social media, mídia digital, rádio, out-of-home (OOH), pontos de venda, e presença institucional online da marca Texaco.

“Se com o passar do tempo acharmos que será necessária uma presença nacional na comunicação, avaliaremos. Mas temos um longo caminho para construir a marca e reativar essa memória afetiva”, conclui Barbara.

Veja as fotos do primeiro posto

Campanha de Inauguração

A marca Texaco retorna ao Brasil após 19 anos, inaugurando seu primeiro posto em Santa Catarina, em Palhoça, na Grande Florianópolis. Na inauguração, nesta quinta-feira (31), das 9h às 10h da manhã, carros vermelhos receberão gratuitamente 20 litros de gasolina Texaco Techron, no Posto Galo Boca da Serra, no bairro Bela Vista.

Lembrando, serão somente para carros vermelhos, da marca do posto.

Assista no Instagram – https://www.instagram.com/reel/DByc3aYxUAR/?igsh=MW1oZTZqYW4zcmsybQ%3D%3D

VEJA NO YOUTUBE

 

Gostou deste conteúdo? Então nos siga na Instagram e fique sempre por dentro das novidades do segmento.

Clique na imagem para ser direcionado para o Instagram

 

 

Artigo anteriorJustiça suspende ‘bomba branca’ e entrega de combustíveis fora de postos em todo país
Próximo artigo🌟 Inovação Transformadora: Curso de Gestão e Liderança de Postos com Reconhecimento do MEC 🌟
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here