A guerra de preços entre postos de combustíveis é uma situação cada vez mais comum no mercado brasileiro.
Com a concorrência cada vez mais acirrada, os postos de combustíveis estão cada vez mais dispostos a reduzir os preços para atrair clientes e aumentar suas vendas.
Essa competição tem como objetivo principal aumentar a participação de mercado, mas pode acarretar efeitos negativos para as margens de lucro das empresas.
É importante destacar que essa guerra de preços pode levar a uma redução na qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Além disso, é possível que algumas empresas sejam forçadas a fechar suas portas devido à pressão da concorrência.
É preciso levar em consideração que a guerra de preços entre postos de combustíveis pode ser prejudicial para os consumidores a longo prazo. Isso porque, ao competir entre si, os postos podem acabar cortando os custos com segurança e manutenção, o que pode colocar em risco a segurança dos clientes e meio ambiente.
Por isso, é importante que os consumidores estejam atentos a essa situação e que as autoridades reguladoras do mercado de combustíveis atuem de forma a garantir a segurança e a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pelos postos de combustíveis. Além disso, é preciso que as empresas estejam dispostas a investir em tecnologias limpas e ecológicas para garantir a preservação do meio ambiente.
Postos de combustíveis baixam gasolina na expectativa de aumentar o movimento
O preço médio da gasolina nos postos de abastecimento do país caiu 1,5%, para R$ 5,04 nesta semana, que vai de 8 a 14 de janeiro. Na semana anterior, esse preço era de R$ 5,12. As informações são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em Passo Fundo, a maioria dos estabelecimentos vende a gasolina a menos de R$ 5,00.
De acordo com o administrador de uma rede de postos da cidade, o movimento nesta época do ano costuma ser menor, em função do período de férias escolares e as pessoas estarem em viagens. Desse modo, além do cenário nacional de queda, os postos de Passo Fundo estão atraindo os clientes com descontos nos combustíveis.
Conforme o administrador, a tendência de queda nos preços em todo o Brasil se dá pelo recuo no dólar e no preço do etanol anidro, que é misturado à gasolina. O combustível em Passo Fundo é vendido em média a R$ 4,79, mas se cliente utilizar de planos de fidelidade, aplicativo de desconto ou pagamento a vista, é possível abastecer pagando até R$ 4,59 o litro.
CONHEÇA O CURSO QUE VAI TRANSFORMAR A FORMAÇÃO TÉCNICA E OPERACIONAL DOS GESTORES DO POSTO. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO
Preço mais em conta gera “batalha” entre postos de combustíveis na Marginal
Um novo posto de combustíveis que fica na avenida Francisco Pereira Lopes com a Serafim Vieira de Almeida tem chamado a atenção por vender o combustível em preço mais em conta do que o praticado pelo resto do mercado em São Carlos. Segundo consta, a empresa tem 35 unidades pelo Estado e seu foco é realmente o abastecimento com a agilidade no pagamento via máquinas de cartão.
O posto tem pelo menos seis frentistas atuando e com isso tenta prestar um serviço de maior agilidade, o comércio, segundo consta, não aposta em “plus” oferecidos por lojas de conveniência e etc, mas sim tem o foco total no combustível oferecido ao cliente e que promete ter qualidade, o que é muito importante para o sucesso do empreedimento.
Este local vende o etanol a R$ 3,12, a gasolina a R$ 4,17 e o diesel a R$ 5,79 e isso já despertou a concorrência na região.
No Sewal que está localizado nas imediações do Kartódromo, o preço do etanol também em R$ 3,12, a gasolina é vendida por R$ 4,17 e o diesel é comercializado por R$ 5,79 o litro.
Enfim, a guerra de preços entre postos de combustíveis é uma realidade no mercado brasileiro e é preciso que sejam tomadas medidas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pelos postos, além de preservar o meio ambiente.
POSTOS DE COMBUSTÍVEIS LOW CUST
Um posto de combustível low cost é um posto de combustível que oferece preços mais baixos do que os diferenciados pela maioria dos postos de combustíveis tradicionais.
Eles geralmente possuem uma estrutura mais simples e menos serviços adicionais, como lojas de decoração e lavagem de carros, e tendem a se concentrar em produtos básicos como e diesel.
Isso é possível graças às estratégias de redução de custos integrados pela empresa, como a automação dos processos e eliminação de gastos desnecessários.
O objetivo desses postos é atrair os clientes com preços mais baixos, e consequentemente aumentar a sua participação de mercado e pode ser uma boa opção para quem busca economizar dinheiro.
ASSISTA AO VÍDEO DE QUALIDADE DE COMBUSTÍVEIS LOW CUST PRODUZIDO EM PORTUGAL
Enfim, a guerra de preços entre postos de combustíveis é uma realidade no mercado brasileiro e é preciso que sejam tomadas medidas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos pelos postos, além de preservar o meio ambiente.
Fonte: Brasil Postos