Existe sim uma data e um horário ideal para realizar a compra de combustível. Mas antes é preciso mais do que apenas comprar, é preciso ter uma gestão organizada para que não haja imprevistos.
A compra de combustível, como você já deve saber, envolve uma série de fatores, principalmente dentro da negociação, muitas coisas são discutidas para que se chegue em um acordo com o fornecedor, que seja favorável tanto para você, quanto para ele.
Dessa forma, trouxemos aqui alguns pontos importantes que você deve levar em consideração, não apenas no momento da compra, mas no dia a dia da revenda, para manter uma organização completa e que traga total controle para a sua gestão.
Inicie uma gestão de caixa no seu posto
É de extrema importância que você tenha um fluxo de caixa bem organizado e claro, pois é nele que estarão todas as movimentações, investimentos, capital de giro, contas a pagar e a receber.
Comece pelo inventário financeiro, é com ele que você vai ver os levantamentos de entradas (suas vendas de combustível, as vendas da loja de conveniência, entre outros), e também das saídas (aquisição de combustível, e outras) e claro, os possíveis investimentos.
Uma dica importante é atualizar as movimentações realizadas, desde refeições e itens de manutenção e limpeza do posto. Assim, além de tornar sua gestão ainda mais organizada, você consegue ter o controle de todas as entradas e saídas do seu posto, entendendo detalhadamente quanto dinheiro você está movimentando.
Apesar de ser trabalhoso ter todas as movimentações registradas, traz para você uma visão completa de controle e dificilmente você vai perder alguma informação sobre o seu fluxo de caixa.
Além disso, é preciso ter uma frequência de atualização, seja diariamente (o mais recomendado), semanalmente ou mensalmente. Manter o seu caixa atualizado traz para você um balanço do que entrou e saiu em determinado período, assim, você controla mais efetivamente o que o seu posto tem à disposição.
A gestão vai além da compra, ela vai trazer para você uma organização eficiente, uma visão sobre o seu negócio de forma assertiva e com resultados. Até porque, a revenda é um negócio de altíssimo faturamento, com alto capital intensivo, e também com baixas margens.
Estar por dentro do consumo do seu posto
No dia de hoje, como você controla o consumo do seu posto? Você sabe exatamente quanto comprou na última semana, mês, ano, sabe como foi em um feriado o consumo?
Se você não sabe como está o seu consumo, é preciso tomar muito cuidado, pois é através dele que você consegue fazer uma boa negociação com seu fornecedor, e comprar combustível com consciência, sem risco de gastar mais, ou pior, ficar um determinado período de tempo sem combustível na bomba.
As compras que você está fazendo, precisam entrar na gestão de caixa, e ainda, estar dentro de um controle interno do volume que você consome em determinados períodos, tenha em mente que o consumo do seu posto pode variar, mas também manter uma constância, e você precisa ter em mãos esse controle.
O seu fornecedor precisa entender o volume que você consome, e os períodos em que mais você vai precisar, dessa forma, ele te garante o combustível e você pagará apenas o valor que realmente deveria pagar pela compra.
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A gestão de estoque está muito ligada ao tópico anterior, até porque através de uma boa gestão de estoque ajuda a manter a frequência dos pedidos para que não falte combustível na bomba.
Com o seu controle de consumo de combustível bem alimentado, é possível consultar as vendas e se basear em demandas reais e previstas do seu posto, considerando os períodos pontuais. Perceba a importância de ter um controle de consumo aliada a gestão de estoque.
A gestão começa a entender como controlar o nível do seu estoque, ou seja, ele não pode ser escasso e nem excessivo para que não comprometa a qualidade do combustível armazenado. A hora de realizar o pedido deverá ser quando o nível do estoque atingir determinada marcação.
Tome bastante cuidado quanto ao nível, pois quando você realiza o pedido de abastecimento do tanque, leva um certo tempo para o fornecedor chegar, ou seja, se você deixar para fazer o pedido quando o estoque atingir o nível crítico, é possível que seu posto fique sem combustível em um determinado tempo, consequentemente, fazendo com que perca vendas.
Além desses fatores, é preciso se atentar a manutenção do seu tanque, a condição que ele se encontra, pois qualquer descuido poderá comprometer a qualidade do combustível.
Trouxemos algumas etapas para você ter de forma organizada, uma gestão de estoque:
1️⃣ Quanto é o volume consumido pelo seu posto;
2️⃣ Pesquise no mercado diferentes preços do produto;
3️⃣ Selecione os fornecedores que oferecem bom custo e alta qualidade para a sua revenda;
4️⃣ Negociação e fechamento de contrato e recebimento do combustível;
5️⃣ Acompanhe a qualidade do produto.
Entender os seus prazos
Chegou o momento de você entender os seus prazos, e aqui estão os prazos de entrega do combustível, prazo de pagamento e prazo de contrato.
Além de entender quais são os períodos que você precisa de combustível, sejam de dias normais quanto de dias mais agitados, você precisa escolher os melhores horários para realizar a entrega do produto.
Leve em consideração todos os fatores: horário comercial, logística, economia na compra, segurança do abastecimento, entre outros. Na maioria das operações a entrega é feita dentro do horário comercial, mas e se fosse possível negociar horários fora dessa condição?
Se a sua operação pode absorver o recebimento antes ou depois do horário comercial, fica interessante tanto para gerar eficiência na logística para o fornecedor, quanto pode ser um fator interessante dentro da sua negociação, você pode economizar também com isso!
Os prazos de pagamentos são um pouco mais complexos, levando em consideração alguns fatores: é preciso entender como você realiza a sua venda (à prazo, no cartão de crédito, à vista), e como você paga para o seu fornecedor depois.
Visualize a seguinte situação, se você compra combustível com um prazo de pagamento de 15 dias para o fornecedor, realizar a venda dele com a garantia do recebimento dentro de 30 a 40 dias, pode fazer com que você recorra a outros meios de aquisição (empréstimos, por exemplo), para conseguir pagar o seu fornecedor, e é aí que mora o perigo.
Antes você tinha apenas uma dívida a resolver (o pagamento do combustível para o seu fornecedor), e realizando um empréstimo, por exemplo, você conseguirá pagar o combustível, mas terá outra dívida em aberto com o banco, e em breve você precisará comprar mais combustível. Você poderá se envolver em um ciclo vicioso, que poderá levar o seu posto de combustível à falência.
Dessa forma, toque cuidado de como é a operação de recebimentos e pagamentos dentro do seu posto de combustível, tenha tudo organizado dentro de uma gestão financeira completa, para que não haja medidas extremas que possam comprometer o futuro do seu negócio.
Como negociar com o fornecedor
Todos os tópicos mencionados anteriormente são ótimos argumentos para realizar uma negociação favorável tanto para você quanto para o seu fornecedor. Ou seja, é preciso conhecer bem o seu negócio, e ter tudo organizado para que você não perca dinheiro, ou pior, fique na mão do revendedor acreditando que está comprando bem.
Um ponto importante que você precisa realizar no seu negócio é, fazer uma gestão de margem. Ou seja, sabemos que margem do revendedor ou da distribuidora, é o preço de venda com menos custo, mas você, revendedor, sabe a sua margem?
As margens do fornecedor podem estar muito altas, afetando diretamente a do posto revendedor. Assim como as várias outras que compõem esse valor: margem operacional, financeira, concessão, investimento e comercial.
Geralmente a distribuidora sabe de cada uma dessas margens, mas é bem difícil encontrar um comprador de combustível que saiba delas, e é por isso que há um descompasso no controle.
Procure entender as margens que compõem o preço que você compra, e principalmente como negociar com o seu fornecedor esse preço.
Revendedor, não é fácil ter uma gestão de caixa bem organizada no seu negócio, mas você percebe o quanto ela é importante para todas as movimentações realizadas no posto. Não deixe de tirar um tempo para realizar um fluxo, pois pode ajudar a economizar e a entender suas compras em todos os seus passos.