Os postos de rodovia estão passando por uma grande transformação e cada vez mais tornam-se centros de conveniência, proporcionando uma variedade de serviços aos seus clientes.

Através do grande fluxo de pessoas e veículos gerados pelos postos, surgem conglomerados e diversos negócios que acabam contribuindo para o desenvolvendo da região.

Gradativamente, vimos a conveniência do caminhoneiro ser priorizada neste mercado, através da disponibilização de serviços como borracharias, autoelétricas, escritórios de transportadoras, e principalmente, áreas de estacionamento, descanso e lazer, que permitem que todos esses serviços possam ser aproveitados e explorados ao máximo.

No mercado brasileiro, o estacionamento em postos de rodovia, sempre foi oferecido como cortesia e a pouco tempo esta estratégia vem sendo repensada, pois a cobrança deste serviço tem se tornado uma importante fonte de receita para os postos de rodovia, que convivem com margens cada vez mais apertadas. É esperado, que dentro de alguns anos, o estacionamento será cobrado independentemente do abastecimento ou consumo, seguindo tendências já observadas na América do Norte e Europa.

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Enquanto vivenciamos este processo de evolução cultural a respeito da operação do estacionamento, seguimos superando os obstáculos e resistência encontrada, tanto de inquilinos, quanto daqueles que não querem pagar pelo serviço.

Por outro lado, por uma questão de saúde financeira e sobrevivência do negócio, o posto precisa rentabilizar cada metro quadrado de sua estrutura.

Desta forma, ao que parece, o equilíbrio é sempre o melhor caminho e a estratégia mais coerente é utilizar o serviço de estacionamento como moeda de troca para que os clientes abasteçam e consumam produtos e serviços.

Aos poucos, o mercado já vem dando sinais de mudança e tem investindo em soluções para controle automatizado do pátio, assim como, aplicando estratégias que otimizam os resultados operacionais do estacionamento. Confira algumas delas:

1️⃣ Definição do tempo de tolerância: determina quanto tempo o veículo pode permanecer no estacionamento sem pagar. Geralmente, leva-se em conta o tempo que o motorista precisa para fazer uma refeição, tomar um banho ou realizar a manutenção do veículo.

2️⃣ Convênio: após o tempo de tolerância, os estabelecimentos que estão dentro do estacionamento pagam um determinado número de horas para seus clientes em compras. Esse volume de horas pode ser pré-pago ou pós-pago e normalmente é subsidiado pelo posto.

3️⃣ Aplicação de bônus: o posto já bonifica seus clientes em abastecimento, e os demais estabelecimentos dentro do posto também podem gerar bônus de permanência no estacionamento para seus clientes em compras. Após o término do bônus, o motorista paga pelo restante do tempo de permanência no pátio.

4️⃣ Faixa de horário livre: durante o horário comercial dos estabelecimentos que estão dentro do posto, o estacionamento não é cobrado. Ao final do dia, quando a demanda por um local seguro para repousar aumenta, passa-se então cobrar uma tarifa pela vaga.

5️⃣ Cashback: o valor pago pelo estacionamento é revertido em abastecimento ou no consumo de demais produtos e serviços.

Outra tendência, que está muito longe de ser aplicada aqui no Brasil, seja por falta de aderência do mercado, seja pela legislação, é a tarifa variável de acordo com o percentual de ocupação de vagas, algo semelhante à variação de tarifas de companhias aéreas e hotéis, que leva em consideração a demanda e a procura, para definição dos preços.

Desta forma, para que o estacionamento em postos de rodovia gere resultado, é necessário elaborar um plano de operação com regras de negócio bem definidas que considere, não só os interesses do posto, como também do cliente, e que acompanhe a evolução tecnológica e cultural. A junção de todos esses fatores é o que garantirá o sucesso da operação.

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