Instalações feitas nos próximos quatro meses não sofrerão com encargo por 23 anos, aumentando a demanda pela tecnologia

Empresas interessadas em consolidar suas próprias fontes de energia solar estão correndo contra o tempo para adquirir a tecnologia.

O motivo é o recente Marco Legal da Geração Distribuída, que regula a produção própria de energia. O marco institui uma tarifa, chamada TUSD, sobre a energia solar gerada dessa maneira.

Porém, sistemas que entrarem em funcionamento até sete de janeiro de 2023, um ano após a publicação da lei, ficarão isentos até 2045, ou seja, por 23 anos.

Sistemas instalados no primeiro semestre do ano que vem ficarão isentos por oito anos.

Após esse ponto, a isenção será de seis anos.

Na esteira da legislação, empresas ligadas ao setor de energia solar têm registrado melhoras significativas em seus resultados. Nos últimos dois meses, a Franquia Sollar Energy, que comercializa a tecnologia, apresentou um aumento de 50% na sua média de projetos em execução. Já a credora Franquia CotaFácil teve um crescimento de 18% em suas linhas de crédito voltadas à sustentabilidade em 2022.

Indicamos os melhores parceiros para trabalhar no seu projeto, comprar os produtos para instalação e obtenção de linhas de crédito e financiamento.

“O Marco Legal da Geração Distribuída vem alavancando as vendas e esperamos que a demanda aumente ainda mais com a proximidade do fim do prazo.Quem fizer a instalação nos próximos quatro meses não só poderá economizar até 90% na conta de energia, mas também ficará isento até 2045 da chamada taxação do sol”, explica o CEO da Sollar Energy,Cleyton Gonçalves.

Corrida dos revendedores 

Empresas que atuam no setor notaram um aumento de demanda dos consumidores pela busca das placas — tanto para garantir os benefícios quanto para tentar reduzir o peso da conta de luz no orçamento. Com cerca de 80% dos componentes importados, a crise trouxe impacto acentuado no fim do ano passado para a importação dos itens.

De acordo com Raphael Pintão, fundador da NeoSolar, o investimento vai depender do padrão de consumo da residência. “Uma casa com gasto de aproximadamente 500kwt/mês, o que daria uma conta de luz mensal de cerca de R$ 400, terá que investir algo em torno de R$ 20 mil para ter o sistema instalado e homologado no telhado dele. Considerando a despesa mensal com a conta de luz, o investimento vai se pagar em 4 anos”, diz.

+++ Deseja fazer um projeto de instalação e conhecer as Linhas de Crédito para instalação de Energia Solar na sua Rede de Combustíveis? Clique aqui e cadastre-se para receber uma avaliação gratuíta.

A importação das placas, no entanto, tem sido impactada pelos problemas nos portos e também pela falta de oferta na China. “Parte deste problema é reflexo do aumento da demanda, mas grande parte está na conta da falta de produção na China e à logística”, diz.

Bárbara garante, porém, que o pior já ficou para trás na importação de módulos. “Ao longo de 2022, também tem acontecido o desenvolvimento da cadeia nacional, já tem estrutura metálica aqui e surgimento de fábricas de módulo fotovoltaica no Brasil”, conta.

Técnico faz instalação do painel solar

Financiamento

A boa notícia para quem quer migrar para a energia solar é que há no mercado mais de 70 linhas de crédito destinadas para isso. Em média, o retorno do investimento leva até 5 anos.

“O custo da crise hídrica no ano passado teria sido 48% maior se não fosse a geração própria”, comenta Bárbara.Além disso, também tem a questão da consciência ambiental, com cada vez mais gente tentando ter hábitos mais sustentáveis.

+++ Deseja fazer um projeto de instalação e conhecer as Linhas de Crédito para instalação de Energia Solar na sua Rede de Combustíveis? Clique aqui e cadastre-se para receber uma avaliação gratuíta.

Entenda o Marco Legal

O Marco Legal consolida, em lei, a possibilidade de o consumidor compensar a energia elétrica na sua conta de luz por meio de sistemas de micro ou mini geração distribuída. Ao fazer isso, o Brasil fortalece e eleva esse mercado para uma posição mais estratégica na sua política nacional.

Sob a nova lei, os consumidores que produzem a própria energia passarão por uma transição que permitirá a eles pagar a tarifa sobre a distribuição dessa energia. O nome técnico da tarifa é TUSD Fio B ou Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição.

Também está assegurado que os sistemas já em funcionamento e as novas solicitações, de até 500 kW (quilowatts), realizadas após 12 meses da publicação da lei, ainda serão beneficiadas pelas regras atuais por pelo menos até 2045.

Quem pedir o acesso ao sistema entre o 13º e o 18º mês, após a publicação da lei, terá oito anos para passar a pagar a TUSD Fio B. Após o 18º mês, o período cai para seis anos

Descontos também serão concedidos, conforme fixado na legislação. Para cada unidade de energia inserida na rede elétrica, será descontado cerca de 4,1% da tarifa de baixa tensão, a partir de 2023.

Nos anos subsequentes, os descontos aumentarão até atingir um teto de 24,3%, em 2028.

Para os consumidores com sistemas acima de 500 kW, o pagamento sobre a energia levada à rede elétrica será equivalente a 29,3% da tarifa de baixa tensão, que será praticada entre 2023 e 2028.

Vantagens da energia solar para postos de gasolina

Você que é dono ou gestor de um posto de gasolina deve estar familiarizado com o alto consumo de energia elétrica desse tipo de negócio, certo? Quando colocamos na balança e pensamos nas vendas de combustíveis, o alto consumo vem acompanhado de um faturamento que também é alto.

No entanto, a conta pesa devido a outros fatores, como a manutenção da loja de conveniência. Muitas vezes, o uso de freezers, refrigeradores, máquinas de café e outros equipamentos eletrônicos precisa ser mantido por 24 horas e não há possibilidade de redução.

Embora a tecnologia tenha avançado e proporcionado equipamentos que consomem menos energia, os freezers e refrigeradores continuam sendo vilões da conta de luz.

Para não ficar refém das oscilações da tarifa de energia, muitas empresas decidem aplicar medidas de redução de custos para garantir a sobrevivência do negócio. Assim, investir em sistemas fotovoltaicos para postos de combustíveis é a solução que, além de trazer economia, pode se tornar um chamariz de clientes.

Promove a redução de custos

Uma das principais vantagens de investir em sistemas fotovoltaicos é a economia na conta de luz que pode chegar a até 95%.

Isso ocorre pelo fato da energia solar utilizar painéis fotovoltaicos para captar a luz do sol e convertê-los em energia elétrica.

O sistema fica ligado à rede da distribuidora de energia da sua região, mas a geração é própria. Ou seja, você vai consumir o que produz. Na conta de luz, constará apenas a cobrança de taxas mínimas obrigatórias, umas delas referente à iluminação pública, por exemplo.

Além disso, você também fica protegido contra os aumentos tarifários da energia elétrica, que são comuns em períodos de crise energética.

Garantia de retorno do investimento

Estima-se que o retorno do investimento (ROI) em energia solar aconteça em 5 a 6 anos. Assim, com a economia de energia elétrica proporcionada, após esse período todo o valor investido é recuperado. E o melhor de tudo: seu sistema estará ativo e a economia continuará. O sistema de geração de energia solar funciona por, pelo menos, 25 anos.

Outro aspecto positivo é que existem diversas linhas de financiamento disponíveis. É possível conseguir opções com bons prazos de carência e juros baixos.

Manutenção simplificada

A manutenção das placas solares não exige nada além da retirada de impurezas superficiais que podem diminuir a eficiência. Basicamente, as placas precisam absorver a irradiação solar, desse modo, não podem estar bloqueadas por áreas de sombra ou sujeira em excesso.

Para limpá-las, basta um pano úmido ou uma mangueira, a depender da necessidade. Em alguns lugares, a água da chuva já cumpre esse papel.

Estrutura favorável

A energia solar para postos de gasolina também se beneficia da estrutura. Por causa dos telhados grandes, que são comuns nesses locais, há facilidade para instalação do projeto.

É possível usar os painéis solares como cobertura (telhado) do próprio posto de combustível, do estacionamento ou da área de deck da loja de conveniência. Além de contribuir com a estética, é uma iniciativa sustentável que pode atrair o público.

Vale lembrar que é importante que seja feita uma avaliação do local por profissionais qualificados para identificar a melhor solução.

+++ Deseja fazer um projeto de instalação e conhecer as Linhas de Crédito para instalação de Energia Solar na sua Rede de Combustíveis? Clique aqui e cadastre-se para receber uma avaliação gratuíta.

Possibilita investimento em melhorias

Com a redução da conta de luz, o gasto que existia anteriormente pode ser redirecionado para melhorias no posto de gasolina.

Alguns exemplos são: modernização do empreendimento, aumento da equipe, reformas na loja de conveniência, aquisição de equipamentos de segurança eletrônica, investir em uma estratégia de marketing, entre outros. Com isso, é possível gerar mais receita, atrair mais clientes e ganhar uma vantagem competitiva frente aos outros concorrentes.

Pense, o que você mudaria no seu negócio se tivesse sobra de caixa?

Se você chegou até aqui, é provável que o investimento em energia solar tenha ficado bem atrativo para o seu posto de gasolina. Para isso, conte com a ajuda e experiência da Intelbras em todas as etapas do processo.

Indicamos os melhores parceiros para trabalhar no seu projeto, bem como onde comprar os produtos necessários para instalação além da obtenção de linhas de crédito e financiam ento. Clique no banner abaixo e entre em contato para saber o quanto você pode economizar.

+++ Revendedores correm para garantir isenção de placa solar no Brasil; veja o que fazer

+++ Por que instalar equipamento de energia solar em postos? Veja as vantagens

+++ Postos de combustíveis investem em energia solar para fugir da alta da tarifa de energia

+++ [E-BOOK] GUIA DEFINITIVO – Energia Solar para Postos

+++ 6 vantagens para o seu posto de combustível ao usar energia solar

+++ Energia Solar Faz Empresário Diminuir Conta de Luz de R$ 4 mil para R$ 80.

Artigo anteriorCurso Online – Venda de Óleo Lubrificante
Próximo artigoRevendedores de combustíveis vivem momento otimista
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here