Nunca foi fácil para o dono do posto seguir vigiando as despesas do posto, porém nos últimos tempos apenas vigiar não é mais uma regra, mas sim a regra agora é ser o xerife nas despesas. Nesse artigo eu explico como pode ser criado um plano de redução, devidamente mensurado para reduzir.
- Despesas X Receitas – Sua operação do posto é consistente em alguns anos? Você sempre vende a mesma galonagem e consegue manter sempre a mesma margem? Esse é o primeiro ponto de observação que um dono de posto ou gestor deve verificar e certificar-se que os custos e despesas estão coerentes com as receitas e galonagem obtidas no mês.
- Despesas Contratuais e Prestadores de Serviços – Por quanto tempo, seu posto tem mantido relação contratual com os prestadores de serviços recorrentes? Alguns anos talvez? Enfim, se passou de um ano, chegou a hora de verificar se os valores contratados estão em conformidade com os praticados no mercado. Nesse momento uma rodada de cotações e orçamentos pode ajudar a definir o parâmetro desse valor de mercado.
- Despesas Realmente Necessárias – A maioria dos gestores e donos dos postos, costuma manter a comodidade por segurança ou até mesmo por facilidade, ou ainda por amizade. De quanto em quanto tempo você avalia as despesas arcadas com seu posto e de que maneira elas são avaliadas sobre a sua real necessidade.
Está na hora de mudar de Vigia para Xerife – Diante da pressão dos preços e momento de competividade, está mais do que na hora de deixarmos de ser apenas vigia e passar a ser o grande xerife, aquele que realmente toma as providências.
Costume sempre dizer que em alguns momentos o gestor e dono do posto deve sair das arquibancadas e entrar em campo. Comparo essa situação como um vigia versus xerife. Sempre somos induzidos como empresários, a manter a qualidade e consistência, dessa maneira nos tornamos em alguns momentos, meros “vigias” em que apenas observamos e não tomamos as devidas providências, ou até mesmo por falta de alçada.
Diante da pressão dos preços e momento de competividade, está mais do que na hora de deixarmos de ser apenas vigia e passar a ser o grande xerife, aquele que realmente toma as providências. Em momentos difíceis, pare de ficar observando e passe a agir mais. Corra lá e faça isso hoje mesmo, levante as suas despesas e avalie se realmente são necessárias e se realmente são viáveis ou coerentes para sua operação atual.
Fica a dica! Até breve
ESTOU COM MUITA DIFICULDADE FINANCEIRAMENTE NO MEU POSTO.
Olá Fábio, como vai?
A questão financeira realmente é delicada. Como dizia o Comandante Rolim, fundador da TAM: a melhor forma de ganhar é parar de perder. No Blog do Portal Brasil Postos temos uma categoria dedicada a Gestão Financeira em Postos. Sugiro a leitura dos artigos. Basta clicar aqui para acessar. Também indico nosso Curso de Gestão Financeira que apresenta 7 módulos destinados a recuperação financeira do posto. Clique aqui e tenha mais informações.
Atenciosamente,
Equipe Brasil Postos.