Nos Estados Unidos, identificamos diversas leis e iniciativas que contribuem para uma melhor organização e disponibilidade de estacionamentos para veículos pesados.
Regulamentações claras e rigorosas, além de programas de parcerias entre o governo e a iniciativa privada têm impulsionado investimentos na construção e manutenção de áreas de estacionamento seguras e bem sinalizadas, garantindo assim, a comodidade e a segurança dos motoristas
No entanto, ao compararmos com o cenário brasileiro, identificamos uma diferença significativa em relação aos estacionamentos disponíveis nas rodovias e a estrutura voltada ao atendimento do caminhoneiro. Essa disparidade nos convida a refletir sobre o que podemos aprender com os estacionamentos em postos de rodovia nos EUA e como isso pode impactar o desenvolvimento e a melhoria da estrutura e dos serviços oferecidos aos motoristas.
A escassez de estacionamento para caminhões é uma preocupação nacional que afeta a segurança de motoristas de veículos comercias e outros usuários das estradas, bem como, a eficiência das cadeias de suprimento.
Os motoristas precisam de descanso adequado em locais seguros para continuar operando com segurança nas estradas do país e continuar a desempenhar um papel vital na economia brasileira. Por isso, muitos postos de rodovia precisam de orientação adequada para estruturar áreas de estacionamento e oferecer esses serviços, como estratégia de negócio.
+++ LEIA MAIS – Como o Estacionamento pode ser um Diferencial nos Postos de Rodovia e Gerar Receitas
Sendo assim, a partir de um estudo realizado nos Estados Unidos, identificamos alguns elementos chaves que orientam a construção de estacionamentos desse porte. O Manual de Desenvolvimento de Estacionamento de Caminhões serve como um recurso para planejadores, autoridades locais, departamentos estaduais de transporte, organizações de planejamento metropolitano, organizações de desenvolvimento econômico e outras entidades envolvidas no planejamento e estruturação de estacionamentos para caminhões.
Análise da Demanda
O primeiro passo para construção de estacionamentos, é justamente entender a demanda e volume de veículos que circulam nas rodovias e dependem desse serviço. Antes de construir um posto com estacionamento para caminhões é importante conhecer as rodovias de maior fluxo e que exigem mais estacionamentos e pontos de parada. Entender a concentração e o horário de pico, assim como, quantas horas o veículo ocupa uma vaga, também é importante para estimar o potencial deste estacionamento, caso o uso dele venha a ser atrelado e condicionado ao abastecimento.
+++ LEIA MAIS; Soluções para Estacionamento em Postos de Rodovia: Como saber se é a hora de investir?
Acesso, Layout e Circulação
A estruturação de um estacionamento eficiente também exige um olhar atento ao fluxo de acesso e trafegabilidade. O acesso às áreas de estacionamento de caminhões deve ser claramente marcado com antecedência e projetado para garantir operações seguras. Por se tratarem de veículos longos é fundamental conhecer os veículos utilizados comumente no transporte do país para dimensionar o espaço adequado para manobras, levando em consideração a segurança e comodidade de todos. Outra questão importante é desenhar o layout das vagas do estacionamento que melhor se adéque a estrutura do posto. Os dois tipos principais de vagas usadas em áreas de estacionamento de caminhões são as vagas retas e as vagas espinha de peixe.
Controle, Segurança e Conveniência
O controle de acesso flexível e automatizado é indispensável para monitorar estacionamentos de grande porte. Isso exige a instalação de equipamentos que capturem a imagem e placa do veículo e que são ativados pela detecção automática do veículo por processamento de imagem, loop de detector de massa metálica ou outro instrumento. Ter um registro de entradas e saídas ajuda na fiscalização do acesso.
+++ Como o Estacionamento pode ser um Diferencial nos Postos de Rodovia e Gerar Receitas
Fonte de Receita
A maior fonte de receita de uma parada de caminhões é a venda de óleo diesel, embora o combustível normalmente tenha uma margem de lucro baixa. Para aumentar o ticket médio as paradas de caminhões também vendem alimentos, conveniência e itens de viagem, e muitas oferecem serviços de reparo e manutenção. Para oferecer conforto e estacionamento gratuito, as paradas de caminhões devem atrair um grande volume de clientes e condicionar o uso da vaga ao abastecimento mínimo. A consideração mais importante no processo de seleção do local para localizar um novo centro de viagens de parada de caminhões é a proximidade dos principais corredores rodoviários interestaduais.
Parcerias Público-Privadas
As Parcerias Público-Privadas visam desenvolver, operar e manter infraestrutura quando há interesses e benefícios públicos e privados substanciais. O setor público investe sua terra, tempo, experiência, financiamento ou outros recursos para beneficiar a sociedade civil. O setor privado investe seus recursos quando espera um retorno sobre o investimento.
O estacionamento de caminhões é de interesse público e também das operações da indústria privada, visto que a adequação dessas áreas, melhora a segurança e a mobilidade, assim como a competitividade econômica da indústria privada.
A Sanvitron oferece aos postos de rodovia, uma solução completa para gestão do pátio e do estacionamento. Este sistema é ideal para postos que buscam oferecer mais vagas aos clientes em abastecimento e potencializar o uso do estacionamento, como estratégia para reter clientes e aumentar o ticket médio. Para conhecer mais sobre essa e outras soluções Sanvitron, acesse o banner.