A revenda de combustível precisa de muita atenção e conhecimento para passar por mais esta crise. 

Todos os revendedores estão assustados e apreensivos. Existe muita desinformação que pode levar a tomada de decisão precipitada e que pode ainda pior a situação.

Neste momento o ideal é manter-se informado para errar menos que os outros. Muitas dúvidas estão no ar :

  • Será que é melhor reduzir o horário do posto ?
  • Quanto capital de giro preciso para não quebrar ?
  • Existem medidas que posso tomar para sair fortalecido desta situação ?

O Portal Brasil Postos juntou forças com o Portal SPG e vai ajudar os revendedores a discutirem e trocarem informações em busca das melhores ações para evitar prejuízos ainda maiores. 

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Uma coisa é certa, todos serão afetados, porém uns mais do que outros. Os grandes e poderosos continuaram grande e poderosos. Após a crise as 3 grandes distribuidoras vão continuar operando com a mesma concentração de sempre e com a mesma “dosimetria” que aplica para cada revendedor que ostenta a sua marca.

O nosso foco é o pequeno revendedor e como podemos ajudá-lo a tomar as melhores decisões durante o momento que estamos passando para evitar que tome medidas que podem colocar em risco a sua sobrevivência. 

Medidas emergenciais começaram a ser adotadas pelos varejistas, já na última semana. Antecipar férias aos empregados foi a primeira decisão tomada, para fazer frente à derrocada nas vendas de combustíveis, lubrificantes e dos produtos de conveniência desde a primeira semana da pandemia do novo coronavírus.

Com medidas cada vez mais restritivas adotadas pelos Governos federal, estadual e municipal, a sensação dos varejistas é que este quadro deverá se agravar ainda mais. A queda no movimento dos postos nas pistas caiu de 40% a 80%. O movimento nas lojas de conveniência em mais de 50%.

Os donos de postos concordam que não há muitas alternativas para manter o posto, além das vendas nas pistas e na conveniência. Sem mudanças neste cenário, alguns calculam que só terão fôlego por mais um mês. As medidas mais duras seriam utilizar recursos próprios. Se nada mudar, a saída é decretar a falência. Outros estudam vender parte do patrimônio para manter o estabelecimento ativo. Alguns vão se valer de negócios diversos, como o de transporte e logística, para sobreviver.

O revendedor, o consumidor, os empregados, ninguém sabe o que fazer.  Os clientes perguntam se vai o posto vai parar. Já os funcionários ficam na expectativa da manutenção de seus empregos, enquanto se preservam durante o atendimento aos clientes.

Os empresários concordam que demitir, neste momento, não seria a melhor decisão. Mas já não estão efetivando pessoas que concluem o período de experiência, nem fazem reposição de quadro quando algum colaborador é dispensado. A escala de 12X36 está sendo adotada, e o encerramento das atividades à noite é outra opção cogitada pela maioria dos empresários. Os que já fecham à noite vão manter essa medida

O Portal Brasil Postos reuniu aqui uma série de dicas que podem ajudar os revendedores a passar por este momento.

  1. Rever as escalas de trabalho, folgas e férias – Faça uma readequação da equipe levando em consideração os próximos 30 dias, no mínimo. Veja o exemplo do que acontece ser você reduzir a quantidade de colaboradores. Se você fizer a escala 12x 36 vc reduzirá:

a. Condução pela metade
b. Vale Transporte pela metade ( com apenas 01 turno trabalhado )
8 frentistas x 17,00 de vale refeição x 30 dias
8 frentistas x vale transporte x 30 dias
8 frentistas x 460 reais (diferença entre o salário com periculosidade e a redução de jornada).

2. Avalie se vale a pena trabalhar aos domingos – Com a equipe de folga aos domingos não se paga a folga semanal. Contando com essa folga para 4 frentistas por domingo seriam 4 frentistas x 4 domingos x 200 reais por domingo.

3. Tente rever o valor do aluguel, pedir carência ou renegociar. Se você paga aluguel entre em contato com a imobiliária e solicite uma redução de 50% do valor do aluguel ou até mesmo a isenção do aluguel durante 90 dias.

4. Atenção aos Assaltos e Depredação – Àqueles postos que optarem por não trabalha no horário da madrugada ou aos domingos tem tomar cuidado com assaltos e depredação. É indicado que mantenha a segurança.

5. Reveja as Taxas de Cartão – Em tempos de redução de vendas avalie se vale a pena pagar as taxa cobradas pelas operadoras.

6. Negocie prazos de compra de combustíveis – Peça ajuda aos assessores e gerentes para que prorroguem os boletos já emitidos e, nos casos de não pagamento no dia de vencimento que travem seus pedidos.

7. Congele todas as despesas – Controles básicos e necessários nas despesas serão fundamentais. Conscientização em desperdícios, serão palavras de ordem, principalmente com gestores e equipe gerida.

8. Não perca vendas – Fique atento às necessidades dos consumidores e avalie seu estoque para não perder vendas pois só se manterá, quem está no fronte comprando e vendendo mercadorias essenciais.

9. Atenção a concessão de crédito – Tenha muito cuidado ao abrir novos clientes pois muitas empresas passarão por grandes dificuldades e podem ficar inadimplentes.

10. Tente a antecipação de recebíveis –  A ideia é que você receba hoje valores que estão previstos para serem pagos daqui um mês, dois ou mais. A principal vantagem é que a sua empresa não faz um empréstimo para obter capital, mas sim se aproveita de um valor que é dela.

11. Negocie com seu banco – Entre com contato com o gerente do seu banco e peça para suspender ou prorrogar as parcelas de empréstimos que já estão em andamento.

12. Prorrogue os pagamento de impostos – O governo tem divulgado algumas medidas para ajudar os empreendedores como por exemplo a prorrogação do pagamento do simples por 90 dias. Converse com o seu contador e veja se existe algum benefício fiscal para o seu negócio.

Webnário Gratuito – Para ajudar o revendedor neste momento tão delicado o Portal Brasil Postos juntou esforços com o Portal SPG e fará um webnário gratuito para trocar experiências e informações com os revendedores que estão podem compartilhar conhecimento para que juntos sejamos mais fortes.

Fique atento na data e horário : Dia 25 e 26 de Março | às 17 horas  – Para inscrever-se, clique no link

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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