A concorrência em negócios de venda de combustível é crescentemente definida em termos de capacidade de entregar valor percebido ao consumidor. A geração de valor advém da capacidade de entender, melhor, consumidores e compradores e oferecer um “pacote de soluções” para suas necessidades.
A diferenciação é alcançada quando a operação é capaz de gerar e entregar mais valor para o cliente e a comunicação visual é o grande elemento de diferenciação no segmento de revenda de combustíveis.
Dentre os vários fatores de gestão de postos as estratégias de comunicação visual sempre são consideradas e, na maioria das vezes, utilizadas de forma incorreta. Com vistas a esclarecer sobre as possibilidades e ferramentas de comunicação que podem ser utilizadas pela Revenda de combustível é que escrevo este artigo.
A comunicação visual é a ferramenta de comunicação mais utilizada em uma revenda de combustível. Cerca de 80% dos investimentos em divulgação do posto são gastos em faixas, placas e totens.
A Imagem do Posto envolve todo o Projeto Visual partindo da logomarca e identidade do posto e seguindo por todos os pontos de contato com o cliente como: coberturas e testeiras, totens e Placas de Preços, área de abastecimento, pontas de ilhas e todo o material de merchandising do posto e da loja de conveniência.
Se a comunicação visual do posto está desgastada com placas velhas e desbotada, a identificação de preços e serviços está confusa, o cliente percebe como desleixo e falta de comprometimento e isto pode causar uma má reputação resultando na perda de clientes que optam por concorrente que oferecem um “pacote de valor” e uma experiência de abastecimento mais estimulante e agradável.
É necessário de que a imagem esteja em condições de gerar confiabilidade e qualidade visual aos clientes.
Esta qualidade visual transmite credibilidade e segurança, assegurando a venda, pois sempre que o cliente vem até a revenda, ele avalia se o ponto de vendas está organizado, limpo, com alguma ação promocional além de esperar algo novo e voltado para suas necessidades.
A comunicação visual é muito importante e deve ser cuidada nos mínimos detalhes. O proprietário do posto deve estar voltado para a manutenção e conservação dos elementos de imagem do posto, iluminação, a conservação de suas placas e fachadas, enfim deve montar um palco que o espetáculo de vendas seja o melhor possível.
Posto Bandeira Branca
Para os postos que utilizam sua própria bandeira, conhecida como “posto bandeira branca” este esforço de comunicação visual deve ser redobrado, pois, como não há uma marca conhecida que endosse a qualidade dos serviços e a procedência dos combustíveis, caberá ao projeto visual do posto e a identidade da marca criada esta função de suprir o sentimento de desconfiança.
Para tanto os projetos de criação de marca, imagens e produtos para Postos de Bandeira Branca, devem ser atraente e transmitir credibilidade e confiança.
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© Reprodução Autorizada. Este texto foi criado e publicado no site portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br por Renato da Silveira,editor do Portal Brasil Postos. A reprodução do mesmo está autorizada contanto que seja citada a autoria e mantido o texto na íntegra.