Quando uma marca de mídia respeitada como o Financial Times Adviser publica um artigo explicando os motivos pelos quais “ modelos de assinaturas são bons investimentos ”, CEOs em todo o mundo presumem que eles estão se referindo a histórias de assinaturas conhecidas como Salesforce, Netflix e Amazon Prime.

E para os investidores nessas empresas, não há absolutamente nenhuma dúvida de que o modelo de assinatura é uma alavanca poderosa para o sucesso nesses setores, mas o  artigo  destaca que os negócios de assinatura estão “cada vez mais prevalentes em  vários  setores … [onde] seus benefícios financeiros estão se tornando mais proeminentes. ”

E analistas líderes mundiais concordam.

Uma pesquisa de 2020 da  McKinsey  sobre programas de fidelidade descobriu que os membros de programas de fidelidade pagos têm “ 60 por cento mais probabilidade de gastar mais na marca após a assinatura, enquanto os programas de fidelidade gratuitos aumentam essa probabilidade em 30 por cento”. 

Com histórias de sucesso surpreendentes em 2020, como a assinatura de café da Panera Bread e o lançamento internacional do produto de lavagem de carros baseado em assinatura da Circle K provando isso, os CEOs de lojas de conveniência estão cada vez mais experimentando seus próprios “momentos a-ha” com a percepção de que um modelo de fidelidade por assinatura é a oportunidade de mudar o jogo para a indústria de lojas de conveniência construir um engajamento sustentável e lealdade do cliente como nunca antes. A nova economia de assinaturas para varejistas de lojas de conveniência criará receita recorrente para o cliente, fidelidade à marca e maior lucratividade.

Nas palavras do artigo do FT:

“Do ponto de vista do cliente, há o benefício de maior acessibilidade, flexibilidade, simplicidade de preço e valor. Pense no Spotify em vez de comprar CDs. Para a pessoa média, você provavelmente descobrirá que provavelmente pagou mais em 10 anos. No entanto, a variedade de opções e acesso é incomparável, pois oferece muito mais pelo seu dinheiro. ”

Em 2021, muito poucos clientes ainda compram CDs, mas estão cada vez mais assinando suas marcas favoritas em todas as categorias de varejo. Liderados pelas marcas gigantes mencionadas acima, que dominam o entretenimento doméstico, software e comércio eletrônico, os consumidores em todo o mundo perceberam como e por que deveriam assinar suas marcas favoritas e responderam em uma escala que nenhum CEO ousaria prever.

Para nós da Liquid Barcodes, acreditamos que o futuro do varejo de conveniência são as assinaturas. Você está pronto para enfrentar essa onda de mudança no comportamento do consumidor? Quer seja para lavagem de carros, café, bebidas à base de água, sanduíches, saladas ou outros produtos, estamos aqui para ajudar.

+++ Leia Também: A fidelidade no varejo de combustível é mais do que apenas acumular pontos

A hora de agir é agora

A transformação digital é uma estratégia de negócios líder e objetivo operacional para a maioria dos varejistas de lojas de conveniência neste mundo pandêmico e pós-Covid. As vendas de assinaturas estão no centro dessa transformação – uma nova maneira de fazer negócios para atender às necessidades dos consumidores que estão mudando os hábitos de compra – sem contato com total facilidade de pagamento.

Conforme os clientes começam a assinar pacotes de seus cafés, bebidas e outros produtos favoritos, junto com outros produtos e serviços de lavagem de carros, eles se tornam inerentemente leais, e uma coisa que sabemos com certeza é que os clientes não assinam mais de um programa de assinatura para suas necessidades de produto ou serviço.

Assim, à medida que emergimos lentamente de bloqueios em todo o mundo, os varejistas de lojas de conveniência que oferecem a opção simples, flexível e poderosa de assinaturas desfrutarão da mesma vantagem de “pioneirismo” que a Amazon tinha como uma simples livraria online em 1996.

É uma grande oportunidade para varejistas líderes e inovadores para se destacar e prosperar no futuro.

Já vimos o poder da gamificação, recompensas, pontos, pesquisas e conteúdo para gerar maiores pontuações de engajamento do cliente no varejo de conveniência, mas mesmo depois de todos os programas de fidelidade que criamos até agora, a fidelidade baseada em assinatura será o modelo mais poderoso.

Seus clientes são muito valiosos 

Em setores como as companhias aéreas, onde os valores das transações do cliente são altos, mas as margens operacionais são pequenas, os especialistas em fidelidade alavancaram o “valor vitalício dos clientes” para focar nessas pessoas como seu ativo mais valioso.

À medida que o comércio eletrônico e outros setores se tornaram mais sofisticados, alguns dos principais acadêmicos do mundo estão expandindo esse modelo, com o conceito de “ avaliações corporativas baseadas no cliente ”.

Muito simplesmente, o valor de uma empresa para os investidores será cada vez mais avaliado pela divulgação da força dos fundamentos subjacentes do negócio – como a lealdade da base de clientes. E embora todas as marcas de conveniência líderes no mundo já tenham programas de fidelidade gratuitos, não há dúvida de que serão aquelas que estenderão seu marketing e relacionamento com o cliente a um programa de fidelidade de assinatura / receita recorrente, serão aquelas que a mais impressionam os investidores.

Para os varejistas de lojas de conveniência, isso significa uma mudança dramática do foco em “apenas” direcionar os clientes às lojas, para uma perspectiva de longo prazo sobre o valor potencial da  vida útil  de cada um desses clientes, com quem podemos confiar que voltarão sempre.

A fidelidade transacional da localização da loja não é mais suficiente para manter o retorno do cliente dia após dia, especialmente neste mundo pós-Covid, quando os clientes reavaliam tudo.

Os programas de assinatura trarão os clientes de volta à loja continuamente.

Para Mega Crescimento, Aumente Suas Assinaturas

Até mesmo gigantes digitais como Google e Netflix estão focados em assinaturas de clientes, mas sem seus próprios relacionamentos com o usuário final, eles se  associaram à T-Mobile  para expandir seus negócios de TV por assinatura, porque a T-Mobile tem os relacionamentos de faturamento de assinaturas de que precisam.

A Harvard Business Review  destaca que a economia de assinaturas tem crescido 200% ao ano desde 2011, e o “  relatório Subscription Economy Index TM ”  diz que as empresas baseadas em assinaturas têm crescido consistentemente de  cinco a oito vezes mais rápido do  que os negócios tradicionais.

A próxima empresa de US $ 100 bilhões no setor de conveniência poderia ser uma marca de conveniência que vende seus milhões de assinantes para o Google ou Amazon? Quer isso aconteça ou não, certamente não há dúvida de que o modelo de assinatura é o caminho para a criação de enorme riqueza e fortalecimento dos vínculos com os clientes para as lojas de conveniência.

Clientes e varejistas de lojas de conveniência em todo o mundo estão cada vez mais interessados ​​em aprender como podem se beneficiar de nossa experiência com assinaturas, portanto, nossos conselhos, suporte e entusiasmo em torno do potencial de sucesso com assinaturas são garantidos.

Fonte: https://www.globalconveniencestorefocus.co.uk/

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