Especialista_BPO Dia das Mães se aproxima e é a oportunidade de aumentar as vendas, conquistar e reter novos clientes. Trata-se da mais importante data para os comerciantes depois do Natal.

Pensando nisso, estamos disponibilizando dicas preciosas para auxiliar o revendedor a se planejar.

Divulgar seu negócio é importante. O consumidor precisa saber que sua loja de conveniência existe e o que oferece para presentear nesta data. Confira as dicas para vender mais no Dia das Mães

1- Monte uma campanha promocional de vendas para o Dia das Mães: Seja criativo. Contrate um profissional de criação se necessário. Ofereça alguns “mimos” durante o período da campanha através de sorteio como: Dia de Rainha, Almoço Especial, Ingresso para o Cinema ou apenas uma rosa que pode ser entregue no sábado ou domingo.

2- Incremente sua divulgação: Utilize várias mídias para aumentar o impacto de sua campanha. Veja como: 

  • Divulgação boca-a-boca: peça a indicação de outros clientes aos já habituais.
  • Cartazes Externos: coloque cartazes nas empresas cadastradas e mensalistas
  • Outdoor: Se o posto possuir um espaço grande instale um outdoor para divulgar a campanha
  • Faixas: Sempre. A qualquer hora.
  • Carro do som no bairro é uma maneira eficiente e barata de divulgação.
  • Emailmarketing / SMS – Envie email e mensagem para todos os clientes cadastrados. Quanto maior o cadastro maior o retorno da campanha.
  • Redes Sociais – Lembre-se que quase a totalidade dos seus clientes acessam o Facebook. Promova a data. Escreva um texto sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para fazer uma declaração para sua mãe e curtir a sua campanha em troca de algum brinde.  
  • Folhetos – Custo baixo. São versáteis e de fácil distribuição na pista.

 

3-  Invista na Comunicação Visual da Pista. Ela é elemento mais importante para atrair consumidores para as ofertas de Dia das Mães oferecidas na loja de conveniência. Durante o abastecimento o cliente fica atento aos elementos de comunicação visual que estão no pátio do posto como banners, lonas de teto, display, topo de bomba, etc. Atenção: evite excessos para não gerar poluição visual;

 4- Prepare sua equipe: O envolvimento dos colaboradores nas campanhas de vendas é essencial.  A equipe deve estar motivada em uma causa, ela deve conhecer seus objetivos e os participantes devem trabalhar juntos na mesma direção. A paixão e o comprometimento são ingredientes fundamentais para o sucesso deste time. Além disso, o resultado do todo é mais importante que o individual.

5 –  Dê incentivos aos seus colaboradores: Parta da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles.

6 – Aproveite a Oportunidade de quem se esqueceu de comprar o presente: Tradicionalmente o Dia das Mães é comemorado com o “famoso” almoço de domingo. Muitas famílias costumam celebrar em bons restaurantes enquanto outras festejam em casa. No percurso aonde as famílias vão se encontrar muitos motoristas abastecem seus carros, principalmente os que vão viajar. Aproveite esta oportunidade de aumento de fluxo e ofereça ofertas interessantes para os filhos “esquecidinhos”.

Não se esqueça de oferecer embalagens atraentes, pois será uma compra de ultima hora.

7-  Mix Adequado: Desenvolva um mix de produtos que podem ser presenteados para as mães, esposas, avós e até mesmo para a sogra. Segue algumas sugestões: Flores, Bombons, Perfumes, Bijuteria, Pelúcias, Cachecol, Bolsa, Óculos, Sombrinha, Maquiagem, etc. Seja criativo. Veja o exemplo da Br Mania. 

8 –  Kits Promocionais: As pessoas gostam de conjuntos prontos como um combinado ou um kit promocional. Faça kits por grupo de produtos. Com isto você vai aumentar o ticket médio dos produtos que estão na campanha sem aumentar os custos de divulgação.

9 – Parcerias Estratégicas: Já pensou em fazer parceria com a floricultura? E com o salão de beleza? Busque sinergia com outras empresas que trabalhem com o mesmo perfil de clientes que o seu e logo começara a colher os frutos da indicação de clientes.

10 – Promova a data nas redes sociais: Escreva um texto sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para visitar a sua loja de conveniência  e dê uma senha para garantir um brinde ou um desconto especial.

11- Brindes: Um brinde alegra, promove, facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde quer ele esteja. Oferte-os também como vantagem extra e dê desconto para compras acima de determinado valor. É uma ótima maneira de atrair mais clientes;

12 – Arrume a loja. Planeje a localização dos produtos da campanha nas gôndolas, prateleiras, e pilhas. Facilite a circulação dentro da loja. Explore a área frontal da loja de conveniência. Aproveite o  fluxo de clientes que vão até o caixa para utilizando displays promocionais.  

Se posto já está preparado para o Dia das Mães ? Deseja participar de nosso blog nos mostrando o que tem feito para seus clientes? Faça seus comentários.

Boas vendas –  Renato da Silveira – Consultor Brasil Postos

© Reprodução Autorizada. Este texto foi criado e publicado no site portal-brasilpostos-custom.dev.yogh.com.br por Renato da Silveira,editor do Portal Brasil Postos. A reprodução do mesmo está autorizada contanto que seja citada a autoria e mantido o texto na íntegra. 

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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