Nos último 10 anos estamos passamos por transformações radicais na forma como fazemos negócios.
Há 10 anos se você fosse dono de uma locadora de vídeos talvez nunca lhe passasse pela cabeça que seu negócio estaria fadado a desaparecer. Quem pagou para ver, acabou arruinado.
Há 5 anos anos atrás quem tivesse um pousada ou um pequeno hotel talvez nunca imaginasse que seu vizinho seria uma ameaça real. Não só os vizinhos como TODOS os moradores que possuam um “quarto para alugar“. Atualmente a aplicativo do AIR BNB possui a maior rede de quartos para alugar do mundo sem possui NENHUM QUARTO DE HOTEL.
Há 2 anos a forma como pedimos a “sagrada pizza” da família também mudou. Agora pedimos pelo IFOOD e UBER FOOD que já tem nossa conta bancária cadastrada e tornou a operação ainda mais prática.
E você revendedor de combustíveis, já parou para pensar qual será a mudança que vai deixar seu negócio obsoleto ?
Afinal de contas os postos de combustíveis não vivem em uma “bolha” cujas tecnologias não afetem radicalmente a vida e os meios de transporte dos motoristas que abastecem no seu estabelecimento.
De uma maneira bem didática já podemos apontar quais são as principais mudanças que este segmento tem sofrido do ponto de vista da entrega do produto que comercializa. Antigamente ( nos anos 20 ) existiam apenas os POSTOS DE GASOLINA pois o único produto que vendiam eram latas de gasolina de vinte litro.
Depois com a entrada do Óleo Diesel e do Etanol passou a se chamado de POSTO DE COMBUSTÍVEIS pois não faz sentido determinar o nome de estabelecimento comercial somente por um produto que vende.
Com a entrada das lojas de conveniência a partir do final da década de 80 e com o aumento da oferta de serviços de como troca de óleo e lavação o conceito mudou novamente para POSTOS DE SERVIÇOS.
Desde então o modelos de oferta de serviços e produtos automotivo vem se refinando. As lojas de conveniência tem oferecido novas formas de agregar valor aos clientes com a opção de foodserviçe, farmácias, lockers entre outras facilidades.
Mas até então o modelo de negócios ( venda de combustíveis ) continua o mesmo.A pergunta que fica é :
Qual será o MODELO DISRUPTIVO que vai colocar o segmento de revenda de combustíveis de pernas para ar ?
Acredito que ainda ninguém tem esta resposta, porém quando analisamos o que está ocorrendo nos mercados mais evoluídos fica uma certeza: o número de postos de rodovia vão diminuir e os que vão continuar ficarão em sites localizados nas áreas externas das cidades e ao longo dos corredores da rodovia. Eles vão exigir mais espaço para oferecer uma ampla gama de serviços, como combustíveis, infraestrutura de carregamento, ofertas de alimentos, etc.
Nas áreas urbanas, as estações poderão fornecer serviços de compartilhamento de carros, tanto para ICEs e EVs, pontos de bicicletas, aluguel de carros e outros, enquanto têm uma loja de conveniência no local. Para o crescente número de e-bikes e e-scooters, haverá máquinas de troca de baterias nos postos de abastecimento. Motoristas particulares e serviços de entrega comercial podem trocar baterias vazias por baterias totalmente carregadas. Outra mudança no contexto do aumento da logística poderia ser a expansão das estações de encomendas. Salas de reunião e escritórios móveis poderiam ser outro serviço.
Minha intenção com este artigo foi despertar em você revendedor a “dor da mudança” que é algo que todo o empresário deve sentir pois caso contrário seu negócio pode desaparecer.
Cem anos atrás, a sociedade passou por uma mudança radical quando mudamos de carruagens de cavalos para os primeiros veículos com motor de combustão.
Escrito por : Renato da Silveira
Se você quer ficar antenado com o que está ocorrendo de mudanças neste segmento acredite que nós podemos ajudá-lo.
Pela primeira vez, o ClubPetro com o apoio do Portal Brasil Postos leva você ao palco principal da inovação no mercado de postos de combustíveis do Brasil.
Em 8 horas de programação vamos reunir as principais referências do mercado, para que você conheça e se prepare para as inovações que impactarão negócios no mercado da revenda de combustíveis brasileiro.
Assista ao vídeo do evento
O QUE VOCÊ PODE ESPERAR DO EVENTO: DE REVENDEDOR PARA REVENDEDOR!
Conquiste conhecimentos valiosos, faça conexões importantes e crie novas oportunidades para se destacar no negócio.
Masterclasses: Grandes nomes vão falar sobre negócio, gestão e tecnologia, levando suas experiências para o palco. Inovação, novas gerações e os desafios da gestão de negócios estão entre os temas abordados, como Clientes; Sucessão Familiar; Metodologia Scrum; Conveniência, entre outros.
Coffee & HappyHour: Um momento para todos participantes se conectarem e compartilharem cases inovadores.
Alguns Palestrantes confirmados:
– Guilherme Cezarino (Rede Modelo – TO) | Conhecendo o seu cliente
– Alberto Pagano (Rede Pagano – Interior de SP) | Sucessão Familiar, desde 1899
– André Carvalhaes (Scrum Master na Rede Pires – MG ) | Aplicando a Metodologia Scrum em Posto de Combustíveis
– Daniel Costa (Posto 214 Sul – DF) | A inovação como diferencial em seu posto
– Leandro Motteran (Posto Líder – Mg) | Aumentando as vendas com uma equipe engajada
– Jean e Alexandre (Rede Catarinense – RO) | Aditivando Solidariedade
– Lucas Fialla (Rede Fialla – PR) | Criando uma Bandeira Própria
– Zeca de Mello (Professor e Consultor da Fundação Dom Cabral) | Liderança e Legado
– Gabriel Wulff (Rede Mime – SC) | Case de Sucesso
Ricardo Pires, idealizador do evento e CEO do Clubpetro apresenta os motivos que levaram a criar o evento. Leia a reportagem publicada no Blog do Clubpetro.
Desde 2016, quando decidi levar o projeto do ClubPetro adiante, com o sucesso na aplicação nos postos da minha família, participo das principais feiras e fóruns do Brasil e exterior. Tive e ainda tenho a oportunidade ímpar de conhecer a realidade de revendedores incríveis e o que eles fazem de melhor. E sempre senti falta de um evento feito de revendedor para revendedor.
E esta ausência me fez pensar, há algum tempo, em desenvolver um projeto com foco 100% no revendedor, um encontro, algo diferente, onde não tenha política, que seja raiz, com muita inspiração e pouca obrigação.
Nesse evento os grandes protagonistas seriam os próprios revendedores e eles iriam contagiar outros com suas histórias, não mais celebridades ou palestrantes que nada sabem de nosso segmento. Seria interessante que não tivéssemos a participação de distribuidoras, elas não pensam como nós, não entendem o nosso lado, querem rentabilizar a qualquer custo, manipulando nossos interesses. Precisamos do nosso momento, assuntos que realmente agreguem, que nos faça pensar fora da caixa.
A partir desse sentimento de incapacidade, de o revendedor ser um filho órfão, tomei coragem e tirei do papel meu projeto. No dia 12/8 de 13h às 20h30, acontecerá, na capital paulista o evento “De Revendedor para Revendedor “.
Serão 400 participantes, 12 palestrantes, dos quatro cantos do país e muitas histórias que valem a pena ser contadas.
Um dia antes da Expopostos: vale a pena se programar, comprar a passagem com um dia de antecedência e se contagiar com outros companheiros de profissão.
Os próprios revendedores irão contar sua histórias e inspirar outros, e com isso faremos nossa parte de devolver ao próximo um pouco do que aprendemos ou construímos. Teremos momentos no evento para um networking, bate papo e troca de experiências com palestrantes e revendedores.
Programe-se para vir ao evento, compartilhe, é o momento que precisamos nos juntar e nos fortalecer. A revenda passa por momentos de baixas margens, concorrentes desonestos, mudanças no setor e as distribuidoras estão se tornando protagonistas dentro de nosso negócio, precisamos mudar isso.
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