Os gestores de postos, auditores e equipe de operações da Rede de Postos Pichilau, sediada em Recife – PE, participaram de um treinamento especializado focada em operações, manutenção e fiscalização ministrado pela Academia de Ensino Brasil Postos.
O treinamento foi meticulosamente adaptado às necessidades específicas da Rede de Postos, que buscava capacitar seus gestores para promover uma cultura de manutenção preventiva, reduzir despesas com serviços de manutenção corretiva e prepará-los para agir de forma proativa nas fiscalizações do setor que é extremamente regulamentado.
Renato da Silveira, consultor e instrutor e um dos sócios da Academia de Ensino Brasil Postos, concebeu a estratégia do treinamento com base no briefing fornecido pelo cliente: visitas técnicas às unidades da rede, interação com os prestadores de serviços e treinamento presencial em sala de aula com os gestores das unidades.
⛽VISITAS TÉCNICAS
Nos primeiros 2 dias, o consultor visitou várias unidades de negócio, elaborando relatórios fotográficos e interagindo com as equipes de frentistas, líderes e gerentes. Além disso, trocou experiências com os prestadores de serviços presentes nas unidades e que participaram dos treinamentos.
Foi acompanhado os processos operacionais in loco para conhecer a rotina operacional da unidadeNo terceiro dia, o treinamento foi adaptado com base nas informações coletadas e no resultado do checklist das visitas técnicas.
Treinamento em Sala de Aula
O treinamento teve início com a conscientização sobre a necessidade cada um assumir responsabilidades individuais na gestão operacional da unidade. Isso implica entender que cada um tem um papel crucial na operação segura e eficiente dos equipamentos, e que ignorar essa responsabilidade pode resultar em riscos significativos para a organização e seus colaboradores.
Também foram apresentados os temas sobre a importância dos riscos associados à falta de manutenção e cuidado adequado com os equipamentos. Isso pode incluir riscos de acidentes, danos aos equipamentos, paradas inesperadas de produção e possíveis impactos na segurança dos colaboradores.
Os gestores também foram conscientizados sobre a importância da manutenção preventiva e a necessidade de monitorar de perto os serviços de manutenção para garantir que sejam realizados de maneira eficaz e dentro dos padrões estabelecidos.
Prestadores de Serviço orientando a equipe
Na sequência, cada prestador de serviço convidado teve cerca de uma hora para apresentar as principais características de seus equipamentos e discutir as melhores práticas.
No segundo dia, os gestores tiveram acesso a informações sobre as principais normas e legislação, destacando a importância do conhecimento e da preparação durante as fiscalizações. Da mesma forma que no primeiro dia, os serviços apoiaram a interação com os participantes, direcionando a redução dos chamados, a melhoria do desempenho da operação e a atuação preventiva.
Ao final, os participantes esclareceram suas dúvidas. Acordou-se que a equipe de manutenção e auditoria incluiria as orientações preventivas no checklist operacional de cada credor.
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Renato enfatiza a importância da estratégia de envolver prestadores de serviços, como eletricistas, mantenedores de bombas e empresas que realizam testes de estanqueidade, entre outros, para transmitir aos gestores sua visão sobre os equipamentos da unidade e o comportamento da equipe em relação ao cuidado com os equipamentos. Essa abordagem é altamente benéfica. O consultor salienta que este debate gera resultados imediatos: – as discussões e debates entre os prestadores de serviços, gestores dos postos, auditoria e operações resultam em resultados práticos e que muitas vezes são implementados durante o treinamento”.
Outro aspecto relevante é a participação ativa dos prestadores de serviços no planejamento de um checklist operacional totalmente adaptado aos equipamentos da unidade, permitindo sua elaboração por meio de colaboração entre prestadores de serviços, líderes de pista e a equipe de operações. Esse esforço conjunto resulta em um checklist altamente eficaz e personalizado para o posto. Renato afirma que: “esse é um legado que pode durar por vários anos e pode mudar a visão dos gestores com relação a forma como esses assuntos de manutenção e prevenção são tratados”.
Ao término do treinamento, todos estabeleceram um compromisso mútuo de garantir uma operação eficaz e de continuar na busca de informações e conhecimentos.
Ficou muito esclarecido que a manutenção preventiva contribui significativamente para a redução de despesas e minimização das paradas de funcionamento e que o conhecimento dos gestores ajuda a identificar e corrigir problemas menores antes que se tornem grandes prolongando a vida útil dos equipamentos.Ela deve ser parte integrante da gestão e operações cotidianas.
⭐⭐ Testemunhais ⭐⭐
“Venho aqui agradecer imensamente pelo treinamento ministrado aqui na Rede Pichilau – PE, você cada vez mais se supera, o mesmo será de grande valia, principalmente na unidade que sou gestor, pela complexidade e robustez dessa operação! Gostei muito do curso. É bem abrangente e a experiência e sua dedicação, como instrutor, foram fundamentais para o sucesso do nosso aprendizado. Estes conhecimentos serão muito importantes para nossa qualificação profissional, abrem nossos olhos de modo irreversível, como também, auxiliam para a implementação de correções e resoluções, além de despertar em todos nós a curiosidade e a vontade de aprender sempre mais. Parabéns!”
⛽Posto Sul1 Gerente Pichilau: Sales – Unidade Sul 01 – Rede Pichilau
“Foi um treinamento super válido para que os gestores atentassem para a importância da operação com relação aos equipamentos, aos prestadores de serviços, a despesa e aos riscos da atividade e manutenção. Também foi um momento de renovação do conhecimento sobre a regulação para garantir uma operação em conformidade. Estamos programando esse treinamento para que ele se incorpore no nosso calendário de treinamentos anuais.”
⭐ Regina Lins – CEO da Rede Pichilau.
“A forma que foi organizado e e conduzido o treinamento foi exepcional. A interação com a equipe foi fantástica, não foi aquele treiamento que um fala e todos escutam. Foi um debate com todos interagindo. A passagem nas unidades para pegar casos reais de discuido que acabam passando no dia e nos deixa cegos para determinadas coisa. O treinamento já está na agenda para ocorrer anualmente porque a importância, a repercução e o resultado está sendo fantástico”.
? Alberto Tabosa – Diretor de Operações da Rede Pichilau.
Criador e Professor do Curso
Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante. É fundador do Portal Brasil Postos e treina colaboradores por todo país através do Projeto O Melhor Gerente do Mundo.
Renato foi o primeiro a criar o conceito de treinamentos e formações operacionais, gerenciais e estratégias ON LINE para o segmento de postos de combustíveis. Atualmente também desenvolve cursos e treinamentos para as maiores distribuidoras do País. Pela Estácio de Sá produziu 7 módulos do curso de Graduação da Rede de Postos Ipiranga.
Graduações & Certificações
- Mestre Administração de Empresas e atua como profissional de marketing desde 1997
- MBA em Administração Estratégica – Universidade de Lisboa
- Especialização em Publicidade na ESPM
- Pós Graduação em Marketing na PUC Campinas
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