Os funcionários que trabalham em postos de combustíveis estão expostos a diversos riscos durante o trabalho, como incêndios, explosões, exposição a substâncias químicas e contato com materiais perigosos.
Por isso, é de extrema importância que eles usem equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados, como luvas, botas, óculos de proteção e principalmente, os uniformes e aventais para postos de combustíveis.
Por que há tanta resistência quanto ao uso dos EPIs?
Para progredirmos com ideias eficientes sobre como incentivar o uso dos EPIs na empresa é bom, também, analisar os motivos alegados pelos funcionários, tentando compreender os seus argumentos e utilizando tais informações no embasamento de estudos para a melhoria da adesão espontânea de cada um e no todo.
O próprio esforço em entender o lado dos trabalhadores já se torna bastante simpático, justamente por ser empático. O funcionário irá reconhecer que, ao pesquisar soluções que proporcionem mais conforto – sem perder a eficiência das funções de cada equipamento – há a intenção da empresa em facilitar a sua vida laboral, o que o leva a se empenhar em fazer a sua parte.
Isso porque, na maioria das vezes, apesar de concordarem com a importância dos EPIs, os consideram incômodos, prejudicando a execução de suas atividades. Além disso, é comum que também não consigam reconhecer os riscos levantados pelos profissionais de SST, achando que não são reais e há exagero nessa avaliação.
+++ VOCÊ TAMBÉM PODE SER INTERESSAR: Cartilha de Orientação sobre o Uso de EPIS em Postos de Combustíveis
Por último, podemos identificar, ainda, a autoconfiança em excesso, principalmente quando ele já repete o mesmo modus operandi por longo tempo sem nunca ter se acidentado, adoecido e/ou lesionado, certificando, em sua mente, que o jeito de fazer é o ideal e que ele sabe mais do que quem o orienta diferentemente.
Confira 8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa
Não há dúvida de que o uso dos EPIs é fundamental para a segurança e a saúde dos funcionários em diversas atividades e, para garantir que eles os utilizem corretamente, veja essas 8 dicas para incentivar o uso dos EPIs na empresa, com resultados muito eficientes:
Participação
Envolva os funcionários no processo de levantamento dos riscos e especificação dos EPIs, fazendo com que os compreendam, assim como as medidas de prevenção e controle, e as respectivas consequências do descumprimento das normas.
Treinamento e conscientização
Realize treinamentos sobre os riscos associados às atividades, a importância dos EPIs indicados e as instruções corretas para uso, conservação, manutenção e troca;
Verifique o nível de conscientização: observe se os colaboradores já agem corretamente sem estarem sob vigilância e monitoramento, ou seja, fazem a coisa certa espontaneamente (é a chamada “cultura de segurança”);
Crie incentivos para o uso correto dos EPIs, como premiações ou bonificações.
Fornecimento e troca
Disponibilize e mantenha EPIs de alta qualidade facilmente acessíveis, com reposição rápida em caso de danos ou perda.
Monitoramento e disciplina
Faça o monitoramento quanto ao uso dos EPIs por meio de inspeções in loco, averiguando se estão sendo utilizados corretamente. Em caso de desvios, adote medidas disciplinares.
Exemplo positivo
A utilização dos EPIs é uma regra geral, sem exceções. Então, toda a liderança deve dar o exemplo, demonstrando a importância do seu uso adequado.
Dica de ouro
Uma medida informal, porém, eficaz, é convidar os funcionários mais rebeldes (aqueles que geralmente influenciam o grupo contra a SST) para ajudar em todo o processo (desde a avaliação dos riscos até a escolha dos EPIs). Assim, eles se sentem responsáveis, passando a colaborar no convencimento de todos a favor dos EPIs.
ESTE TEMA LHE INTERESSA? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO