Infelizmente um eletricista, de 62 anos morreu durante manutenção de um equipamento em um posto de combustíveis na Rodovia Anhanguera em Limeira (SP).

Segundo informações apuradas o homem estaria fazendo uma manutenção da parte elétrica de um refrigerador e durante a recarga houve a explosão do recipiente que recebe o gás. 

A vítima recebeu o socorro de imediato, e foi encaminhado a Santa Casa de Limeira, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e morreu.

ATENÇÃO DURANTE OS PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA DE TANQUE E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS NA PISTA

Não é apenas o uso do celular que pode causar acidentes em postos de combustíveis.

Procedimentos e rotinas diárias do posto também podem gerar explosões e vazamentos.

Veja este caso em que o incidente aconteceu com três funcionários terceirizados que trabalhavam na limpeza de um tanque de etanol, que fica enterrado abaixo das bombas. Um dos funcionários estava dentro do tanque no momento da explosão e foi arremessado para fora, atingindo a estrutura metálica superior do posto. Ele morreu na hora.Os outros dois funcionários, que estavam próximos ao tanque, foram queimados e socorridos pelos Bombeiros e Samu.

Bomba elétrica pode ter motivado explosão

Conforme o perito criminal e coordenador regional do IGP, Airton Kramer, o uso de uma bomba elétrica para drenar um resto de combustível e a falta de um detector de gases foram fatores que contribuíram para a explosão que houve.

Para Kramer, o ideal seria usar uma bomba mecânica ou automática. Além disso, a perícia apontou que a bomba elétrica usada era antiga e tinha remendos no cabo.

O coordenador regional do IGP informou, ainda, que a perícia constatou que a empresa terceirizada para realizar o serviço não tinha equipamento adequado para detectar gases.

Veja o vídeo

Explosão mata Mecânico de Manutenção em Reparo de Tanque. Atenção Vídeo com cenas fortes

Em outro caso um homem também morrei quando estava fazendo um reparo num tanque de combustíveis em Recife

O funcionário terceirizado foi arremessado por cerca de dez metros. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava fazendo a limpeza de um tanque de gasolina desativado quando o aparelho de corte, uma lixadeira, entrou em contato com os gases que ainda estavam no reservatório de combustível.

O equipamento de metal produz faíscas, o que teria provocado a explosão. O trabalhador era mecânico de bomba e, segundo um amigo e colega de profissão, ele sabia que a função era perigosa. De acordo com a brigada, o homem teve traumatismo craniano, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele não usava equipamentos de proteção.

Outros casos 

Em 2014, uma explosão em um posto de combustíveis no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife, deixou cinco carros, três motos e um caminhão-tanque carbonizados. Outros quatro automóveis, duas bombas de abastecimento e o teto do estabelecimento também foram danificados pelo fogo.

À época, a suspeita é que as chamas tenham se alastrado após um vazamento no caminhão-tanque. Testemunhas contaram que a explosão ocorreu depois que um piloto deu partida em uma moto, e uma faísca teria provocado a combustão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Fique Atento : É importante destacar que sempre que houver manutenção dos equipamentos de pista próximos aos tanques de combustíveis o serviço deverá ser realizado por profissionais especializados que tenham preparo para trabalhar em áreas de risco ( com gases que possam causar explosões ) e que utilizem os equipamentos de proteção.

Medidas de Segurança em Postos de Gasolina

Os postos de abastecimento são locais de trabalho perigosos que necessitam de licença de operação para operar uma vez que armazenam e vendem produtos altamente inflamáveis. Para ajudar os gestores elaboramos um Guia que apresenta os principais riscos que envolvem as operações de armazenamento e venda de combustíveis. 

Principais Riscos e Medidas de Controle em Postos de Combustíveis 

1. Armazenamento de combustível: O armazenamento de gasolina, etanol e óleo diesel  pode representar vários riscos: Incêndio / explosão, danos ambientais e problemas na saúde quando manipulados indevidamente por indivíduos .

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a. Certifique-se de que todos os funcionários estão adequadamente treinados (reter os registros de treinamento).
b. Tanques de armazenamento e bombas de distribuição devem receber manutenção preventiva e precisam ser monitorados.
c. Identifique áreas perigosas e controle todas as fontes de ignição – use sinais de aviso e perigo adequados.

2. Movimento do Veículo: Há um movimento considerável de carros e outros veículos no pátio que podem  levar a colisão acidental com estruturas, pessoas e outros veículos.

Sua equipe já está treinada para este tipo de situação? Conheça os cursos de segurança do trabalho da Academia de Ensino Brasil Postos.

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a.Elabore um sistema seguro de circulação, por exemplo, um sistema unidirecional para entrar e sair do pátio.
b. Exiba sinais de aviso que orientem o controle de tráfego.
c. Forneça áreas de estacionamento designadas perto da loja de conveniência  e longe das bombas, de hidrantes e das áreas de descarregamento de produto.
d. Providencie proteção mecânica para estruturas vulneráveis, como tanques de combustível, bombas de abastecimento e áreas de armazenamento de gás liquido de petróleo (GLP).

benzeno_online

3. Substâncias perigosas: Alguns itens de estoque ( gasolina que contém benzeno ) e produtos químicos utilizados na lavagem de carros e para limpeza geral podem ser prejudiciais. A exposição a eles através do uso, vazamento ou vazamento acidental , pode causar problemas respiratórios, dermatites ou queimaduras químicas.

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a.Armazene todos os produtos químicos perigosos em seus recipientes originais.
b.Obtenha informações sobre todas as substâncias armazenadas e usadas nas instalações das folhas de dados de risco do fabricante. (FISQP)
c. Treinar todos os colaboradores e fornecer vestuário de proteção apropriado

4. Esforço Físico  – A remoção das câmeras de calçada para o acesso aos tanques de armazenamento, o deslocamento dos cilindros de GLP e o posicionamento de grandes recipientes de líquido de limpeza podem causar lesões nas costas ou tensões musculares.

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a.Elimine todo o manuseio manual desnecessário.
b. Treinar pessoal em técnicas adequadas de elevação.
c.Forneça equipamentos adequados, por exemplo, chaves para levantar as tampas do reservatório.
d.Evite levantar itens que sejam muito pesados ​​- use um carrinho ou rodízios sempre que possível.

5.Deslizamentos e quedas – A umidade e água na pista de abastecimento podem representar um risco para os pedestres  e motoristas. Os derrames de combustível e óleo no pátio pode apresentar um risco de escorregamento.

⚠ LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Explosão ao atender o celular durante medição de tanque com régua. Entenda os riscos

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a.Deve-se limpar ​​prontamente qualquer vazamento de combustível ou óleo. Não utilize sabão, somente água corrente.
b. Os funcionários devem ser treinados sobre como lidar com derramamentos menores de combustível.

6. Eletricidade – Os acidentes  elétricos ocorrem principalmente pelo uso indevido de equipamentos que não sofrem manutenção e também por instalações improvisadas com o uso de benjamim, por exemplo.  Há também o risco de choque elétrico ao usar equipamentos externamente em um ambiente úmido, por exemplo, aspiradores comerciais e lavagem de carros.

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a. A instalação elétrica deve ser certificada por um eletricista competente a cada dois anos
b. Todo o equipamento elétrico usado em ambiente externo deve ser adequadamente isolado e deve ser fornecido através de um circuito protegido.
c. Todas as máquinas elétricas de controle elétrico devem ser claramente rotuladas e facilmente acessíveis em todos os momentos.
d. Certifique-se de que a instalação elétrica usada para lavagem de carros mecânicos é adequada para um ambiente úmido e possui proteção adequada contra danos mecânicos, considerando a complexidade das peças móveis.
e. Coloque um botão de parada de emergência facilmente acessível para lavagens de carros mecânicos.

7. Riscos de incêndio – Siga as recomendações dos bombeiros. Evite a obstrução de saídas de emergência para a equipe administrativa, por exemplo. Confira se não há acúmulo de embalagens no estoque que possam obstruir a saída. Nunca armazene combustíveis no estoque ( fora do tanque ) .

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a.Mantenha todas as rotas de fuga e as saídas de incêndio claras e faça verificações regulares para garantir que este seja o caso.
b.Limpe o lixo regularmente (lembre-se de que a areia utilizada para limpar ou que contém derramamentos de gasolina será inflamável e deve ser descartada com segurança, por uma empresa de eliminação de resíduos perigosos, se necessário).

8.Assaltos  – O roubo de bens ou dinheiro pode colocar a equipe do posto em risco.

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

Considere o uso de câmara de segurança, alarmes de pânico e outras medidas de segurança, por exemplo, o uso de cofres boca de lobo durante a noite.

9. Sistemas de ar comprimido ( compressor ) : Os principais riscos advêm do mau uso do compressor e da sobre-inflação dos pneus do veículo.

Medidas de Controle para o Gerenciamento do risco:

a.Certifique-se de que o sistema de ar esteja localizado à vista do frentista para garantir uma supervisão constante.
b. Exibir informações claras sobre o uso do sistema de ar, por exemplo, o motorista deve verificar as pressões corretas dos pneus.
c. Treinar pessoal no uso seguro do equipamento.

Seguindo estas medidas de segurança periodicamente, você estará evitando que ocorra uma grande tragédia não só com os trabalhadores, mas também com pessoas que trafegam e circulam nas proximidades.

ASSISTA AO VÍDEO SOBRE Análise dos Riscos em POSTO DE COMBUSTÍVEL ?

?Conheça os outros cursos para a capacitação completa de sua equipe.

+++ Curso Online – Frentista de Alta Performance

+++ Curso Online – Aprenda a fazer a análise de combustíveis

+++ Curso Online de Exposição ao Benzeno

+++ Curso Online – Venda de Óleo Lubrificante

▶ Assista o vídeo e veja como a Academia de Ensino Brasil Postos pode ajudá-lo na capacitação completa de todos os trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniência.

Artigo anteriorDescubra com trabalhar em redes de postos de combustíves que estão com vagas em aberto
Próximo artigoIMC negocia venda de postos por até R$ 180 milhões: há ofertas na mesa
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here