Parece piada, mas não é. Embora o posto tenha sinalizado com cones o motociclista não viu e caiu na vala.
Clique aqui e assista ao vídeo.
Descubra para que serve um cone de sinalização
Utilizados para demarcação de lugares como pista de posto de combustível, estacionamentos e obras, os cones são equipamentos de sinalização de segurança que costumam ter cores bastante chamativas — como preto e amarelo ou laranja e branco —, que facilitam a identificação e visualização mesmo em ambientes pouco iluminados.
Uma vez que são utilizados para garantir a segurança em diversas situações e ambientes, os cones de sinalização devem ser resistentes a intempéries como sol e chuva. Além disso, o ideal é que esses dispositivos tenham partes refletivas, garantindo boa visualização mesmo à noite e em locais mal iluminados.
Cone de sinalização: onde é usado
Conheça algumas situações nos quais o cone de sinalização deve ser utilizado para garantir a segurança dos trabalhadores e das pessoas em geral:
• Postos de Combustíveis que transportam, armazenam e vendem produtos perigosos devem, obrigatoriamente, utilizar cones para a sinalização da pista durante o deslocamento da carga;
• Áreas em obras devem ser devidamente sinalizadas com os cones, evitando acidentes. A utilização dos cones é fundamental para trabalhos executados em vias públicas, alertando os veículos sobre a existência de obras;
• Em situações de emergência ou perigo no trânsito, como acidentes ou presença de objetos na via, os cones de sinalização ajudam a organizar o trânsito e alertar os motoristas.
Equipamentos de Proteção Coletiva
Vale destacar que os cones de sinalização se enquadram no grupo dos chamados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), que têm como função garantir a segurança no ambiente de trabalho. Diferentemente dos EPIs, que são utilizados individualmente pelo trabalhador com o objetivo de protegê-lo contra possíveis riscos do trabalho, os EPCs são aplicados com a intenção de proteger o coletivo.
Clique aqui e Conheça nossos Cursos Online de Segurança do Trabalho.