O Mapa de Risco deve ser feito anualmente, toda vez que se renova a CIPA. A exigência faz parte da NR-5. Por isso, é preciso cobrar dos membros da comissão interna para que se reúnam e mapeiem a empresa a partir de uma planta baixa, definindo os riscos, segundo os seguintes grupos: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes.
Para sua elaboração devem ser levadas em conta as seguintes condições: jornada de trabalho, equipamentos e materiais utilizados, atividades exercidas, treinamentos operacionais e de saúde e segurança, nível de estresse e de esforço físico, quantidade de trabalhadores, sexo, idade, entre outros.
MODO DE FAZER
A leitura é feita a partir de círculos de cores e tamanhos diferentes sobre os locais onde ocorrem fatores que podem gerar situações de perigo. Cada risco compreende uma cor, enquanto o tamanho do círculo define a intensidade (leve médio e elevado).
O croqui deve ser entregue formalmente ao empregador por meio da cópia da ata da respectiva reunião da CIPA. Após 30 dias, o dono do posto deverá responder se cabe a adoção das medidas sugeridas pela CIPA e negociar prazos para a implantação.
CUIDADOS
Na prática, o mapeamento estimula que os trabalhadores sejam mais cautelosos diante dos perigos identificados e graficamente sinalizados, ampliando o controle sobre eles.
Depois de pronto e aprovado, o mapa deve ficar em local de fácil visualização e acessível para o trabalhador.
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO 1 – VERDE
Riscos físicos – Ruídos, vibrações, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade
GRUPO 2 – VERMELHO
Riscos químicos – Poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores de substâncias, compostos ou produtos químicos.
GRUPO 3 – MARROM
Riscos biológicos – Vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas.
GRUPO 4 – AMARELO
Riscos ergonômicos – Esforços físicos intensos, levantamento e transporte manual de peso, exigência de postura inadequada, controle rígido de produtividade, imposição de ritmos excessivos, trabalho em turno e noturno, jornadas de trabalho prolongadas, monotonia e repetitividade, outras situações causadoras de estresse físico e/ou psíquico.
GRUPO 5 – AZUL
Riscos de acidentes – Arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, instrumentos inadequados ou defeituosos, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, manipulação inadequada de perfuro-cortantes, outras situações de risco que poderão contribuir para a ocorrência de acidentes, animais peçonhentos.
Fonte: Revista: Postos & Serviços