Você sabia que a profissão de frentista também pode oferecer riscos à saúde? De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP), que analisou um grupo de 25 frentistas, foram observadas perdas visuais significativas nesses profissionais. As deficiências detectadas estão relacionadas à incapacidade de distinguir cores.
A razão pela qual os frentistas apresentaram tais problemas é a exposição diária a solventes da gasolina, como benzeno, tolueno e xileno.
Para diminuir os riscos o MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO – MPT juntamente com a CEREST – CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR intensificarão a fiscalização dos vários itens publicados na NR 20 em busca da obtenção de um meio ambiente de trabalho saudável e livre de qualquer contaminação.Os postos de combustíveis “deverão dotar todos os bicos das bombas de dispositivo de proteção (rodilha) com o objetivo de evitar o contato do líquido com a pele dos trabalhadores e reduzir as emanações de vapores no momento do abastecimento.” – NR 20.
O Portal Brasil Postos oferece as melhores opções da Linha de Protetores de Respingo ou Rodilha que protege o veículo e o frentista contra respingos de combustível, ameniza a emanação do gás expelido do tanque durante o abastecimento. Os equipamentos têm grande durabilidade e resistência aos vapores e estão disponíveis nas cores: VERMELHO, VERDE, PRETO, CINZA, AZUL e AMARELO.