Aumento na proporção de biodiesel visa promover um combustível mais sustentável e menos poluente
A medida reflete a política nacional que obriga as distribuidoras de combustível a adquirirem biodiesel para misturá-lo ao diesel fóssil, resultando no que é comercializado como diesel B nos postos de abastecimento.
O aumento na proporção de biodiesel visa promover um combustível mais sustentável e menos poluente, em consonância com as demandas do setor agrícola, que fornece matérias-primas para a produção do biodiesel, como o óleo de soja.
“Estamos incrementando na cadeia energética brasileira em torno de 100 milhões de litros de biodiesel por mês. Isso é um marco histórico, pois dá segurança energética no mercado interno e cada vez mais afasta o Brasil da dependência do mercado externo”, destaca o Vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt.
Brasil importa 25% de diesel fóssil
Atualmente, o país importa 25% de diesel fóssil, o que pode ser totalmente substituído por combustível renovável. “Estamos cada vez mais demonstrando para o mundo que o Brasil está comprometido com as metas de descarbonização acordadas dentro da COP28. Portanto, a indústria brasileira está preparada para o B20 e para o B25”, reforça.
O que é o biodiesel?
Biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, derivado de fontes naturais como óleos vegetais (soja, mamona, palma) e gorduras animais. É produzido através de processos químicos, principalmente a transesterificação, que transforma esses óleos e gorduras em ésteres, componentes do biodiesel. Este combustível pode ser utilizado em motores a diesel, puro ou misturado ao diesel derivado de petróleo, sem a necessidade de grandes modificações nos motores.
O biodiesel é menos poluente que os combustíveis fósseis, emitindo menos gases de efeito estufa e contribuindo para a diminuição do aquecimento global. Além disso, por ser biodegradável, sua utilização e derramamento acidental causam menor impacto ao meio ambiente.
Segurança energética e desenvolvimento econômico
Ao diversificar as fontes de energia e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, o biodiesel contribui para a segurança energética dos países. Isso diminui a vulnerabilidade a oscilações de preço e disponibilidade do petróleo no mercado internacional.
A produção de biodiesel fomenta o desenvolvimento econômico, especialmente em regiões rurais, ao incentivar a agricultura para a produção de suas matérias-primas. Isso pode gerar empregos e aumentar a renda de agricultores, além de promover a inovação tecnológica na indústria de energias renováveis.
Qual o diesel mais puro?
Dentro do diesel comum encontramos os tipos S-10 e S-500. Os nomes fazem referência à quantidade de enxofre presente no combustível: 10 partes por milhão no S-10, e 500 no S-500. Assim, o Diesel S-10 é o mais puro, pois contém menos enxofre.
Pouco a pouco o novo Diesel, e combustíveis mais sustentáveis, vão se tornando a norma no mercado. Assim, a transição energética pode ser feita de forma gradual e, eventualmente, eliminamos nossa necessidade das fontes fósseis, não-renováveis e muito poluentes.
ESSA ASSUNTO LHE INTERESSA? ENTÃO ASSISTA AO VÍDEO