Este guia foi produzido pelo Portal Brasil Postos e tem como objetivo trazer informações que podem ajudar a conter o vírus junto de nossos colegas, amigos e familiares. 

Como todos sabem os postos de combustíveis juntamente com as lojas de conveniência representam um “fronteira” de estabilidade e segurança para a população. Isto ficou muito claro depois da Greve dos Caminhoneiros e novamente temos a chance de mostrar nosso valor junto a população.

Quando as comunidades entram em “colapso” devido a fatores como greve de policiais, enchentes e todas as formas de calamidade pública encontramos no posto de combustível um “ilha de estabilidade” que nos fornece combustível, alimentos, calor humano e itens básicos para seguir com nossos vidas dentro da normalidade.

Mais uma vez os revendedores de combustíveis tem a oportunidade de mostrar para a população que são empresários sérios e comprometidos com o bem comum podendo reverter a imagem negativa que a grande imprensa insiste em construir.

Agora a situação é grave e não podemos nos omitir. Infelizmente têm muitos revendedores e gerentes de posto que ainda não acordaram para a potencial destruidor e mortal deste vírus e estão se omitindo ou achando que tudo é um exagero. Infelizmente a ignorância de uns levam a morte a milhares. Foi isso que aconteceu na Itália.

Para ajudar a conscientizar os revendedores publicamos uma série de medidas preventivas que servem para ser impressas e distribuídas para todos os que circulam nos postos incluindo funcionários, fornecedores e clientes.

EVITE A CONTAMINAÇÃO – A primeira orientação é que os funcionários evitem passar as mãos nos olhos, bocas e mucosas após pegar em dinheiro, chave ou cartão do cliente. Além disso, precisam higienizar as mãos logo em seguida, usando álcool gel ou lavando bem com água e sabão amarelo em barra e até a altura dos punhos.

ÁREAS COMUNS – Gerente e administrador de posto também devem reforçar a limpeza das áreas comuns como banheiros, maçanetas, puxadores de portas, mesas e cadeiras da loja de conveniência. É preciso limpar regularmente e diariamente as áreas comuns de trabalho, principalmente refeitórios, vestiários, banheiros, pisos, corrimão e maçanetas, bem como as superfícies das mesas e estações de trabalho, com água, sabão e álcool a 70%;

ÁREA ADMINISTRATIVA – Evitar aglomerações e reuniões em ambientes fechados e manter os locais de trabalho sempre ventilados

MÁQUINAS DE PAGAMENTO – A maquineta do cartão de crédito, acessada continuamente pelos clientes, frentista e funcionários das lojas de conveniência, deve ser higienizada em horários pré-definidos com álcool gel ou 70.

DISTÂNCIA DO CLIENTE – Deve-se, como em todos os demais setores, ser mantida a distância mínima de um metro do cliente durante a comunicação, mesmo que seja necessário levar a maquineta até o veículo.

ATENDIMENTO NA PISTA – A cada novo atendimento e após devolver as chaves do veículo para o motorista passe novamente o alcool gel, faça a limpeza da máquina de cartão, do bico de abastecimento  e do preset da bomba. Cuidado no compartilhamento dos equipamentos de trabalho como regador e limpador de pára brisas.

NÃO COMPARTILHE ITENS PESSOAIS – Orientar os empregados a não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) NECESSÁRIOS
Por força da NR-20, todos os Postos de Combustíveis e Serviços já estão obrigados a fornecer aos seus empregados LUVAS E MÁSCARAS.

Há que ser observado que não se trata de máscaras cirúrgicas, estas de utilização específicas, para determinadas categorias ou pessoas.

FUNCIONÁRIO DOENTE DEVE SER DISPENSADO – Caso apresente o empregado sintomas de gripe, principalmente febre ou dificuldade respiratória, o empregador deve orientá-lo a procurar imediatamente a rede pública de saúde ou o médico da empresa, evitando contato físico com outras pessoas.

ÁLCOOL GEL – Este é substituto, eventual, de água e sabão. Portanto, caberá o Posto dispor de local apropriado e devidamente equipado para a lavagem das mãos dos seus empregados, como está sendo orientado por todos os setores da Saúde Pública.

ETANOL NÃO SERVE PARA EVITAR A CONTAMINAÇÃO – Misturas usando até etanol combustível circulam pela internet e têm sido usados em receitas caseiras de “álcool em gel”. O álcool em gel 70º industrializado é devidamente regulamentado e foi desenvolvido para que possa ser aplicado na pele, diferente do etanol combustível produzido para outro fim.  O etanol NÃO pode ser usado como desinfetante: ele não é eficiente contra o coronavírus e pode ser tóxico! 

O etanol pode ter a presença de outras substâncias, como metanol e hidrocarbonetos, que colocam em risco a saúde humana, ou seja, até mesmo se for diluído em água, ainda não pode ser usado para uso doméstico como desinfetante.

O combustível pode provocar irritação na pele. Em contato com os olhos, pode causar irritação severa. Já a contaminação por metanol – que pode ser absorvido pela pele – pode originar, em casos graves, cegueira e morte.

OS FILHOS DOS FUNCIONÁRIOS NÃO DEVEM FICAR COM OS AVÓS – A orientação é que que a frentista ou colaboradora mulher com filho pequeno confinado em casa devido à paralisação das escolas converse com sua gerência e não os deixe com os avós.

OBSERVE OS DIREITOS TRABALHISTAS – Todos os empregados que sejam acometidos, comprovadamente, de qualquer doença têm direito aos dias de afastamento abonados, sendo da responsabilidade da empresa a quitação dos mesmos, nos 15 (quinze) primeiros dias. Posteriormente, o empregado há que ingressar com pedido de benefício na Previdência Social.

Se houver nos quadros da empresa pessoas em condições vulneráveis, ou seja, idosos (acima de 60 anos) ou imunodeficientes, caberá a empresa conceder aos mesmos tratamento diferenciando, por recomendação das autoridades de saúde, eis que são os primeiros a sofrerem com o coronavirus – COVID 19.

Se o empregado for acometido pelo coronavirus, o mesmo será amparado pela norma trabalhista, previdenciária, bem como os direitos constantes da convenção coletiva de trabalho.

PREVENÇÃO NAS LOJAS DE CONVENIÊNCIA 

a. As portas da loja devem estar abertas, assim como janelas.O ambiente deve estar arejado;

b. Limpeza das superfícies de gôndolas e toaletes devem ser feitas com água sanitária junto aos produtos de limpeza 1:parte para 5;

c. Higienização das mãos com álcool constantemente;

d. Funcionários devem lavar as mãos com água e sabão toda vez que forem manipular alimentos,tanto inloco,quanto no preparo do delivery;

f. Na hora do recebimento,dar preferência para o pagamento de aproximação,caso seja máquina de cartão convencional, e higienizara cada transação;

g. Funcionários na linha de frente devem utilizar máscara comum tanto nas entregas,quanto nas lojas;

h. Disponibilização,na entrada do estabelecimento,álcool em gel com as especificações de 62 a 71 graus;

i. Levantar as cadeiras das lojas de conveniência para clientes não sentarem para evitar que as pessoas fiquem próximas umas das outras;

Escrito por Renato da Silveira.

INFOGRÁFICO – O Portal Brasil Postos desenvolveu um INFOGRÁFICO que apresenta as formas de evitar a contaminação dos funcionários do postos que trabalham na pista de atendimento.

Clique e Baixe o arquivo e ajude a equipe do posto a prevenir o virus .

Baixar o Infografico_postos

Oriente os colaboradores do seu posto em como atender bem sem correr o risco de contaminação. Assista ao vídeo.

 

NA DÚVIDA FAÇA O TESTE !  Neste link é possível identificar se você precisa procurar um posto de saúde ou se bastam alguns cuidados na sua própria casa.

+++ Álcool de posto pode ser usado contra o coronavírus ?

+++ Vídeo – Veja como orientar sua equipe do para evitar a contaminação

+++ ANP estuda flexibilizar regras para postos de combustíveis em meio à queda nas vendas

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Renato da Silveira é mestre em administração de empresas atua como professor, consultor e palestrante é fundador do Portal Brasil Postos e é especializado em estratégias de marketing digital e inbound marketing para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência.

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