Fazer o controle e gestão de uma loja de conveniência, posto de combustíveis e troca de óleo não é uma tarefa nada fácil, principalmente quando se trata de gerenciamento de estoque.

A gestão de estoque é a que requer mais atenção, pois é uma das tarefas mais trabalhosas e difíceis de serem alcançadas.

Gerenciar a quantidade de itens armazenados e garantir que esse número não fique alto ou que não faltem produtos nas prateleiras, é muito importante para que as lojas de conveniência tenham resultados positivos.

As perdas e falta de controle de estoque é o inimigo silencioso das lojas de conveniência em postos de serviços.

Segundo Louzada, o maior atrativo em prevenção de perdas é que a cada real economizado, aumenta-se um real no lucro, diretamente. “A prática demonstra que é mais rápido, fácil e barato prevenir perdas do que aumentar vendas. Hoje, a prevenção tem que estar no DNA das empresas. Esta cultura tem que estar perpassada em toda a organização, do dono ao atendente”, afirma.

Para o especialista, é mais fácil dobrar os lucros prevenindo perdas do que aumentando vendas ou abrindo lojas.

As perdas são causadas por erros (operacionais ou administrativos), quebras (por validade ou manuseio) e furtos (internos ou externos). O que torna o varejo vulnerável as perdas é a livre exposição de mercadorias, assim como o grande número de pessoas na operação da loja. Louzada defende que a prevenção é um caminho importante, já que reduzir perdas  impacta positivamente no resultado do negocio.

De acordo com ele, em prevenção de perdas, o lema deve ser investir na equipe, não puni-la. Neste sentido, o comprometimento de todos os níveis hierárquicos é fundamental para obter sucesso na gestão. Para Louzada, a equipe deve ser capacitada constantemente. “Um colaborador treinado e motivado tende a aumentar a satisfação dos clientes, aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, reduzir perdas”, disse. Todas as perdas devem ser mensuradas e é necessário criar indicadores para os controlar a evolução dos índices.

A perda precisa ser vista como uma oportunidade.

Essa é a perspectiva apresentada pelo engenheiro e especialista em varejo Marcelo Louzada. Com vivência de 20 anos no segmento de postos de combustíveis, ele afirmou que a prevenção é a única maneira de evitar o problema.

“Cada real economizado com perda vai direto para o lucro da empresa”, assegurou.

De acordo com ele, 20% das perdas no furtos internos e externos e 40% do furto interno se dá no check-out. Ele ressaltou que ó não tem perdas quem não conhece ou não faz inventários  sistemáticos.

Os cuidados devem estar relacionados desde a compra  (quem, como e por que compra?), passando pelo recebimento ( quem recebe é quem comprou ou deve existir uma relação organizada) digitação das notas de compra, exibição das mercadorias na loja, até a cliente, “Somente a utilização da tecnologia, aliada a pro soas qualificadas e motivadas, poderá reduzir as perdas. Vendeu registrou, afirmou Louzada”. O engenheiro ainda alertou que o em exemplo aos colaboradores e jamais pegar mercadorias sem pagar.

O especialista, com 20 anos de experiência na revenda e atualmente trabalhando todos os dias com gestão de perdas em lojas e unidades de troca de óleo, garante que o sucesso do trabalho é proporcional ao envolvimento dos colaboradores.

Com a implantação do plano de prevenção de perdas podemos constatar:

1️⃣ Redução significativa das perdas

2️⃣ Adequação do capital investido no estoque Difusão da cultura de gestão de perdas junto aos colaboradores e gestores.

Treine sua Equipe com o Curso Online de Gestão de Perdas

Gestão de Perdas e Estoque  é o título do curso que terá duração de 4 horas para gerentes, supervisores e atendentes de lojas de conveniência, ministrado pelo engenheiro e especialista em Gestão de Varejo Marcelo Louzada.

No curso online será apresentado conceito, tipos e prevenção de perdas, prevenção, segurança, investimento na equipe, tecnologia, estoque e processos de controle estão entre os conteúdos.

Data: 04 e 05 de Julho 2022 às 19hs ao vivo pelo app zoom

Clique aqui e faça sua inscrição . 

Artigo anteriorReceita Federal – Prazo para Renegociar Dívidas Federais – RFB / PGFN encerra em Abril / 22
Próximo artigoLinha de Produtos para Loja de Conveniência
O Blog Brasil Postos é a maior fonte de informação de notícias e conteúdos para o segmento de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Cerca de 75% dos gestores de postos de combustíveis acessam a plataforma do Portal Brasil Postos pelo menos uma vez por mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here